logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

12 cursos para quem gosta de matemática

por Patrícia Carvalho em 17/12/19 290 visualizações

pessoa fazendo cálculos matemáticos

Embora a matemática seja um bicho de sete cabeças para algumas pessoas, ela também pode ser um interesse e até mesmo uma ferramenta de trabalho para outros.

Se você sempre foi o aluno que teve mais facilidade com números na escola e todos os seus amigos te procuravam para te pedir cola ajuda nos exercícios, esse texto é para você mesmo. 

Veja abaixo 12 opções de cursos para quem gosta de matemática e descubra qual delas tem mais a ver com você:

1. Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis é oferecido no grau bacharelado e possui duração média de quatro anos. Ao longo desse período, disciplinas como administração, economia, planejamento e contabilidade financeira fazem parte da grade curricular. Após a formação, o cientista contábil é responsável pelas contas de uma empresa, como despesas e lucros. 

Veja também: 
+Teste: Você tem perfil para cursar Ciências Contábeis?
+Qual é a diferença entre Administração e Ciências Contábeis?
+Contabilidade: qual a mensalidade nas melhores faculdades de Ciências Contábeis?

2. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma graduação tecnológica que forma profissionais responsáveis pela análise, projeto, implementação e atualização de sistemas de informação como programação de computadores e desenvolvimento de softwares.

Para isso, matérias sobre cálculos, banco de dados e linguagens de computação fazem parte do conteúdo do curso, que possui duração de dois a três anos. Com a conclusão do curso, o analista de sistemas pode exercer funções como assistente, analista ou consultor do mercado financeiro.

Veja também: 
+Teste Vocacional para Análise e Desenvolvimento de Sistemas
+Qual é a diferença entre os cursos de Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

3. Gestão Financeira

O curso tecnólogo de Gestão Financeira capacita profissionais para cuidar das finanças de uma empresa. Com duração média de dois anos, a grade curricular do curso é formada por disciplinas como administração, contabilidade, estatística, matemática financeira e legislação tributária.

Veja também: 
+Teste Vocacional para Gestão Financeira
+Orientação Profissional: Gestão Financeira é um bom curso?

4. Ciência da Computação

O curso Ciência da Computação é ofertado no grau bacharelado e tem duração média de quatro anos. Ao longo da graduação, os alunos são preparados para elaborar programas de informática, softwares e aplicativos para aparelhos eletrônicos como computadores, celulares e tablets. Para isso, disciplinas como matemática, banco de dados e sistemas de hardware fazem parte da grade curricular do curso.

Veja também: 
+Qual é a diferença entre os cursos Engenharia de Computação e Ciência da Computação?
+Por que cursar Ciência da Computação?

5.  Sistemas de Informação

O bacharelado em Sistemas de Informação possui duração média de quatro anos e capacita profissionais para administrar as informações que circulam em redes de computadores dentro de uma instituição. Para isso, disciplinas como matemática, cálculo diferencial e algoritmos são abordados na graduação.

Veja também: 
+Sistemas de Informação EaD: veja os 8 melhores cursos a distância da área, segundo ranking
+50 melhores faculdades de Sistemas de Informação, segundo o MEC

6. Matemática

O curso de Matemática é oferecido nos graus bacharelado e licenciatura. O bacharelado capacita profissionais para formulação de hipóteses, desenvolve aplicação de cálculos e solucionar problemas econômicos de uma empresa por meio de matérias como inteligência artificial, algoritmos e matemática. Já em licenciatura, além das disciplinas básicas do curso, também há outras relacionadas a metodologias de ensino. 

Veja também: 
+Saiba quais são as principais fórmulas de matemática
+Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura? Veja qual a melhor opção de Graduação para você
+É possível cursar bacharelado e licenciatura ao mesmo tempo?

7. Ciências Econômicas

O bacharelado em Ciências Econômicas forma profissionais para o estudo da produção, consumo e distribuição de bens, relatórios e projeções econômicas. Ao longo dos quatro anos de graduação, matérias como matemática financeira, estatística e contabilidade fazem parte da grade curricular do curso. 

Veja também: Economia e Ciências Econômicas: entenda a diferença

Descubra já o curso ideal para você

8. Comércio Exterior

A graduação em Comércio Exterior é oferecida nos graus bacharelado e licenciatura e forma profissionais responsáveis pela compra e venda de produtos ou serviços entre instituições públicas ou privadas de diferentes países.

Veja também:
+Comércio Exterior ou Logística?

O bacharelado conta com disciplinas como matemática financeira, administração, economia, contabilidade e estatística. Já o tecnólogo possui uma grade curricular mais enxuta, mas com conteúdos semelhantes. A duração também é um grande diferencial entre os dois tipos de cursos, já que o bacharelado possui quatro anos e o tecnólogo possui dois.

9. Banco de Dados

O curso tecnológico de Banco de Dados capacita profissionais para projetar, implementar e gerenciar banco de dados. Ele também avalia o desempenho dos sistemas e cuida da segurança das informações. A grade curricular conta com disciplinas como administração, programação e estrutura de dados. 

10. Física

Oferecido nos graus bacharelado e licenciatura, o curso de Física tem duração média de quatro anos e capacita profissionais para estudar a relação entre matéria e energia, as propriedades e leis que regem sua interação. A grade curricular de ambos é semelhante, com as disciplinas matemática, física básica, termodinâmica e astrofísica. No caso da licenciatura, também há matérias sobre práticas pedagógicas. 

11. Engenharias

Os cursos de engenharia possuem cálculos matemáticos e conceitos de física como matérias base do curso, além das disciplinas específicas de cada área. Por isso, os cursos de Engenharia, no geral, são indicados para aqueles que gostam de cálculos. Veja alguns exemplos: Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Engenharia Elétrica.

Veja também: 
+Melhores cursos de engenharia do País, segundo o Guia da Faculdade
+Saiba quais engenharias estão em alta no mercado
+Engenharia: veja os salários das 9 profissões mais procuradas da área

12. Estatística

O bacharelado em Estatística possui duração média de quatro anos e tem uma grade curricular formada por disciplinas como probabilidade, estatística computacional e lógica. Ao fim do curso, esse profissional pode trabalhar com a coleta, análise e interpretação de dados numéricos. 

Veja também: 
+Quais as áreas de atuação para quem se forma em Estatística?

Descubra já o curso ideal para você

Onde encontrar os cursos para quem gosta de Matemática?

Os cursos mencionados acima são ofertados por diversas instituições de ensino, mas é muito importante verificar se a graduação escolhida é autorizada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) antes de efetuar a matrícula. Isso garante que a formação seja válida em todo o País.

Abaixo, é possível conferir uma lista com algumas opções de instituições que oferecem cursos superiores de acordo com as diretrizes do MEC. Confira:

Ainda está em dúvida sobre qual curso tem mais a ver com você? Faça o Teste Vocacional online e gratuito do Quero Bolsa. 

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54