Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Quais as áreas de atuação para quem se forma em Estatística?

por Adriana Nakamura em 19/06/17 14 mil visualizações

Se você NÃO gosta de Matemática, pule agora mesmo para a próxima matéria da Revista Quero, porque hoje vamos falar sobre a faculdade de Estatística! :D

5 sugestões de matérias para você, que NÃO gosta de Matemática:
- Como fazer uma boa interpretação de texto em Inglês?
Como fazer uma Redação nota 1000, segundo os experts no assunto
- Oito filmes para estudar História do Brasil
15 erros de português mais comuns

Mas se a linguagem numérica, para você, faz muito mais sentido do que a textual, o curso de Estatística pode ser uma ótima opção de carreira.

Mas onde um estatístico trabalha?
Vou ter que ser professor?
Todo estatístico que não é professor trabalha em banco? 
Se eu me formar em Estatística, vou ficar rico?

Essas e outras respostas, você encontrará aqui! ;)

Estatística: para que serve esse curso?

O curso de Estatística forma profissionais especializados na área da matemática, capazes de coletar, analisar e interpretar dados.


Por meio dessas análises e interpretações, é possível fazer projeções para o futuro, analisar resultados e transformar dados em informações úteis para a interpretação de fenômenos econômicos, empresariais, sociais e até naturais.

Mercado de trabalho para profissionais da Estatística

Com o crescimento da importância dos setores de big data e inteligência de mercado nas empresas, o profissional da Estatística aparece como elemento cada vez mais relevante.

Da indústria ao marketing, as análises e conclusões que um estatístico pode extrair a partir de um banco de dados pode aumentar - e muito - as chances de atingir o sucesso.

Quanto ganha um estatístico?

De acordo com o site da Catho, a média salarial no Brasil para estatísticos é de R$ 3,7 mil. A média paga aos estagiários de estatística fica em torno dos R$ 1 mil.

Mas atenção, essas médias consideram apenas as vagas abertas para esses cargos no site da Catho, que estão concentradas no Estado de São Paulo. Portanto, isso pode variar muuuuito pelo Brasil.

Segundo um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Avançada), divulgado em 2013, por exemplo, os estatísticos aparecem em segundo lugar entre os profissionais mais bem remunerados do Brasil, perdendo apenas para a galera da Medicina.


Portanto, vale pesquisar na sua região as oportunidades de emprego e conversar com os profissionais que já estão na área para ter uma noção melhor de quanto você pode ganhar na cidade onde você mora.

Estatística: áreas de atuação

Setor financeiro

Um dos destinos mais óbvios para os profissionais formados em Estatística são os bancos e setor financeiro em geral. Nessas instituições, os estatísticos podem trabalhar em análise de riscos, avaliar investimentos e transações.

Seguradoras

Seguradoras são empresas que apostam qual é a chance de a gente se dar mal, certo? Uma seguradora de automóveis, por exemplo, aposta que um dia a gente vai ter o carro roubado. Mas para fazer os cálculos de qual é a chance de isso acontecer dado o lugar onde você mora, trabalha e estuda, o quanto a marca do seu carro é visada pelos bandidos, entre outros fatores, está lá um estatístico fazendo as análises de ocorrências e calculando qual deve ser o valor do seu seguro.

Big data

Big data é aplicável hoje a todo e qualquer setor. E um profissional de estatística está altamente capacitado a trabalhar com enormes bancos de dados. Um levantamento publicado na Revista Quero mostra que os profissionais de big data estão entre as cinco profissões promissoras para este ano. Uma das formações que colocam os profissionais nessa área é a graduação em Estatística.

Inteligência de mercado

A partir da análise de big data sobre um determinado nicho de mercado, é possível fazer projeções e indicar tendências mercadológicas. Muitas empresas utilizam essas riquíssimas informações, elaboradas por profissionais como estatísticos, matemáticos e engenheiros, para melhorar seu desempenho e aumentar seu lucro. Hoje existem, inclusive, empresas e consultorias especializadas nesse tipo de análise, que vendem relatórios supervaliosos às empresas contratantes.

Internet

Imagine o Google como um grande banco de dados, que precisa ser analisado constantemente para organização e análise de oportunidades de vendas de anúncios. Sempre será preciso a análise de um estatístico para precificar e classificar essa enorme fonte de informações.

Programação

O estatístico sai da faculdade preparado para criar programas de análises estatísticas e avaliações de dados. Esses programas podem ser aplicados na própria empresa onde esse profissional trabalha ou ele pode trabalhar em uma consultoria de solução de problemas desse tipo para outras empresas.

Indústria

Como melhorar processos se não forem identificados os erros? O estatístico pode sugerir análises de processos, coletar informações e detectar problemas ou oportunidades de melhoria. O controle de estoque e de ritmo de produção também pode ser ditado, entre outros fatores, pelas análises de um estatístico. Além disso, esses profissionais são fundamentais no estudo de mercado, demanda e economia, na tomada de decisão sobre uma expansão.

Bioestatística

Essa é a área da Estatística que organiza e analisa dados relacionados às Ciências da Saúde e Biológicas, a fim de determinar ações, por exemplo, de mitigação de endemias e problemas como de disseminação de doenças causadas por vetores, como a dengue.

Marketing

O trabalho dos estatísticos está também na análise do desempenho de anúncios, nas tendências de mercado, no perfil dos consumidores e em muitas outras fases do Marketing e da Publicidade.

Pesquisa

Não é à toa que há muitos estatísticos trabalhando no IBGE. Esses profissionais são os craques da pesquisa. Com relação a elas, os estatísticos são capazes de construir e gerenciar grandes bancos de dados. São eles também os responsáveis pelas famosas pesquisas eleitorais, que vemos nos jornais de dois em dois anos.

Área acadêmica

Além de todas essas áreas de atuação para um estatístico no mercado, os profissionais da área também podem lecionar. Fazendo uma pós-graduação, é possível entrar na área  acadêmica para dar aulas em faculdades e universidades. Além disso, o curso de licenciatura em Estatística capacita os profissionais a darem aulas em escolas para turmas até o Ensino Médio.

Como é a faculdade de Estatística?

Cálculo, cálculo e mais cálculo. Em seus, em média, quatro anos de curso, a faculdade de Estatística exige dos alunos alto desempenho em matérias baseadas em matemática e lógica.

Portanto, intimidade com os números é fundamental para quem decide estudar Estatística na faculdade.

Pode-se esperar, ainda, disciplinas relacionadas a econometria, métodos de pesquisa, sociometria, atuária, biometria e demografia.

Quanto custa a faculdade de Estatística?

O preço das mensalidades dos cursos de graduação em Estatística podem variar muito de acordo com a região e a modalidade (EaD ou presencial).

No site do Quero Bolsa, você encontra bolsas de estudo de até 75% em todo o Brasil. Você pode dar uma olhadinha no site ou fazer uma ligação gratuita para o 0800 941 3000, que um Guia do Aluno vai contar para você quais são as melhores bolsas de Estatística na sua região!


Gostou? Conhece mais áreas de atuação para os profissionais da Estatística? Conta pra gente nos comentários aqui embaixo! ;)

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54