Profissões para quem quer trabalhar com Estatística
A Revista Quero listou 5 profissões e áreas de atuação para você trabalhar com Estatística. Tudo o que você precisa saber sobre trabalho e Estatística aqui!
O Dia Mundial da Estatística é celebrado no dia 20 de outubro e, pensando nesta data, a Revista Quero selecionou cinco possibilidades de profissões para quem quer trabalhar com estatísticas. Algumas áreas podem surpreender, mas os conhecimentos em estatísticas estão cada vez mais abrangentes e passíveis de utilização em diversas áreas profissionais.
Vale relembrar que para o exercício da profissão é exigido o diploma de graduação e o registro profissional no Conselho Regional de Estatística (CONRE).
Estatístico
O estatístico é o profissional responsável por analisar e coordenar o levantamento de informações, além de trabalhar na montagem de bancos de dados. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), a formação deste profissional terá conteúdos que habilitam a atuação profissional das seguintes maneiras:
-
Ter conhecimento das formas de planejamento de coleta de dados;
-
Ter conhecimento das formas de medição das variáveis de sua área de atuação e de organização e manipulação dos dados;
-
Produzir sínteses numéricas e gráficas dos dados, através da construção de índices, mapas e gráficos;
-
Usar técnicas de análise e de modelagem estatística;
-
Ser capaz de, a partir da análise dos dados, sugerir mudanças em processos, políticas públicas, instituições, etc.
Veja também: Os cursos de graduação em Estatística participantes do Guia da Faculdade 2021.
Cientista de dados
De acordo com a página da profissão, o cientista de dados é responsável por coletar, gerenciar e transformar em modelos utilizáveis uma grande quantidade de dados não-estruturados, para que seja possível extrair desse conjunto informações relevantes.
O cientista de dados está apto para realizar a interpretação e a correlação dos dados para, consequentemente, observar se há comunicação entre si e promoção de novas informações para a empresa.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Atuação na área biomédica
As principais atribuições do estatístico na área biomédica estão ligadas aos testes e segurança de medicamentos e produtos. O profissional poderá atuar na obtenção, classificação, análise e interpretação de dados coletados de produtos obtidos na área da Biomedicina. A estatística apresenta um cenário da eficácia e das melhorias, seguindo os dados e métricas obtidas.
A área das Ciências Biológicas e da Saúde é uma das três áreas de maior absorção de estatísticos no mercado de trabalho. As possibilidades no setor industrial e a atuação em áreas de Ciências Humanas e Sociais também apresentam abrangência na atuação do estatístico.
Veja também: Saiba mais sobre o curso de Estatística na página da Quero Bolsa
Professor
O profissional formado em Estatística também apresenta possibilidades de atuação em instituições de ensino superior. O curso superior de Estatística (ou Ciência de Dados), seja graduação ou pós-graduação, é disponibilizado como bacharelado ou curso superior de tecnologia na graduação. Em geral, o curso possui duração superior a dois anos (quatro semestres) para a conclusão. Além disso, o estudante poderá optar pela modalidade presencial, semipresencial e a distância.
Ainda sobre o mercado educacional, outra grande oportunidade de trabalho para a pessoa formada em estatística é com pesquisas e levantamentos científicos. As instituições de ensino podem sediar departamentos de pesquisas aplicadas e/ou direcionadas para diversas finalidades.
Desta forma, o profissional poderá desempenhar funções em universidades com pesquisas destinadas à comunidade.
Atuação na área do Agronegócio
O estatístico poderá atuar com a análise do mercado agrícola, realizar levantamentos sobre o cenário da produção do agricultor/empresário (eficácia e possibilidades de aumento produtivo) e projeções para determinado período do ano.
Vale destacar que a agricultura está cada vez mais apoiada por dados e ferramentas tecnológicas. Afinal, é possível contar com dados sobre o maquinário agrícola, rendimento de trabalho operacional e cursos com ações operacionais no setor agrícola.
Leia também
10 profissões da Engenharia com aplicações na área da Saúde
10 profissões na área de Design que talvez você não conheça