O engenheiro aeroespacial é o profissional que desenvolve e realiza a inspeção de planadores, veículos espaciais, satélites e lançadores de satélites, foguetes, helicópteros e aviões. De acordo com a Agência Espacial Brasileira, o especialista tem habilidades para projetar, controlar e testar sistemas do setor aeroespacial, além de atuar com planejamento e testagem, sejam eles de propulsão, mecânico ou energia.
O profissional desempenha um papel crucial na indústria aeroespacial, abrangendo uma ampla gama de atividades que vão desde o design até a realização de inspeções meticulosas. Sua formação especializada o capacita a trabalhar tanto em veículos atmosféricos quanto em espaçonaves. Com profundo conhecimento em aerodinâmica, mecânica dos fluidos e sistemas de propulsão, esses engenheiros estão aptos para projetar e aprimorar a eficiência de sistemas de transporte aéreo, garantindo sua segurança e desempenho otimizado.
No cenário espacial, os profissionais desenvolvem satélites e veículos lançadores. Eles dominam a tecnologia necessária para criar sistemas de comunicação, observação da Terra e científicos que são implantados no espaço para diversas finalidades. Além disso, têm a expertise para conceber foguetes e lançadores de satélites que atendam aos requisitos de eficiência e confiabilidade.
Além das habilidades técnicas, o engenheiro aeroespacial está envolvido no planejamento e na realização de testes em todas as fases do desenvolvimento. Eles garantem que os sistemas aeroespaciais estejam preparados para enfrentar as condições extremas do ambiente espacial, bem como os desafios variados das atmosferas terrestres.
Veja bolsas de estudo para o curso de Engenharia Aeroespacial