O engenheiro aeroespacial é o profissional que desenvolve e realiza a inspeção de planadores, veículos espaciais, satélites e lançadores de satélites, foguetes, helicópteros e aviões. De acordo com a Agência Espacial Brasileira, o especialista tem habilidades para projetar, controlar e testar sistemas do setor aeroespacial, além de atuar com planejamento e testagem, sejam eles de propulsão, mecânico ou energia.
O profissional desempenha um papel crucial na indústria aeroespacial, abrangendo uma ampla gama de atividades que vão desde o design até a realização de inspeções meticulosas. Sua formação especializada o capacita a trabalhar tanto em veículos atmosféricos quanto em espaçonaves. Com profundo conhecimento em aerodinâmica, mecânica dos fluidos e sistemas de propulsão, esses engenheiros estão aptos para projetar e aprimorar a eficiência de sistemas de transporte aéreo, garantindo sua segurança e desempenho otimizado.
No cenário espacial, os profissionais desenvolvem satélites e veículos lançadores. Eles dominam a tecnologia necessária para criar sistemas de comunicação, observação da Terra e científicos que são implantados no espaço para diversas finalidades. Além disso, têm a expertise para conceber foguetes e lançadores de satélites que atendam aos requisitos de eficiência e confiabilidade.
Além das habilidades técnicas, o engenheiro aeroespacial está envolvido no planejamento e na realização de testes em todas as fases do desenvolvimento. Eles garantem que os sistemas aeroespaciais estejam preparados para enfrentar as condições extremas do ambiente espacial, bem como os desafios variados das atmosferas terrestres.
O engenheiro aeroespacial atua no projeto, desenvolvimento, teste e manutenção de aeronaves, foguetes, satélites, veículos espaciais e sistemas relacionados. Sua atuação abrange diversas áreas:
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O profissional do ramo da Engenharia Aeroespacial pode atuar em órgãos do setor espacial e de Defesa de um país. Na indústria, o Engenheiro Aeroespacial pode se associar em projetos de aeronaves, peças ou equipamentos. Além da produção tecnológica, a manutenção de aviões para companhias aéreas também é uma possibilidade. Por fim, vale destacar que Engenheiro Aeroespacial está habilitado ao trabalho nas áreas de aeronáutica e astronáutica.
Veja também: Todas as informações sobre o curso de Engenharia Aeroespacial no site da Quero Bolsa.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um engenheiro aeroespacial, é necessário dispor de formação em Engenharia Aeroespacial, bacharelado com duração média de 5 anos. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (MEC), todo curso de graduação em Engenharia deve possuir um núcleo de conteúdos básicos, um de profissionalizantes e um de específicos.
No caso da Engenharia Aeroespacial, a parte majoritária das disciplinas possui enfoque no campo espacial. A tendência é de acesso estudantil às disciplinas básicas para a formação em engenharia, como matemática, computação e física nos dois primeiros anos. Durante os três últimos anos do curso, o aluno estuda matérias específicas da área, por exemplo, Aerodinâmica, Térmica e Eletrônica. Por fim, é necessário mencionar que os cursos de Engenharia Aeroespacial e Engenharia Aeronáutica apresentam diferenças. Acesse o texto e confira as particularidades de cada curso.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Engenharia Aeroespacial, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa. Além disso, não deixe de conferir as bolsas de Engenharia Aeronáutica, também presentes no site da QB.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.