O engenheiro aeroespacial é o profissional que desenvolve e realiza a inspeção de planadores, veículos espaciais, satélites e lançadores de satélites, foguetes, helicópteros e aviões. De acordo com a Agência Espacial Brasileira, o especialista tem habilidades para projetar, controlar e testar sistemas do setor aeroespacial, além de atuar com planejamento e testagem, sejam eles de propulsão, mecânico ou energia.
O profissional desempenha um papel crucial na indústria aeroespacial, abrangendo uma ampla gama de atividades que vão desde o design até a realização de inspeções meticulosas. Sua formação especializada o capacita a trabalhar tanto em veículos atmosféricos quanto em espaçonaves. Com profundo conhecimento em aerodinâmica, mecânica dos fluidos e sistemas de propulsão, esses engenheiros estão aptos para projetar e aprimorar a eficiência de sistemas de transporte aéreo, garantindo sua segurança e desempenho otimizado.
No cenário espacial, os profissionais desenvolvem satélites e veículos lançadores. Eles dominam a tecnologia necessária para criar sistemas de comunicação, observação da Terra e científicos que são implantados no espaço para diversas finalidades. Além disso, têm a expertise para conceber foguetes e lançadores de satélites que atendam aos requisitos de eficiência e confiabilidade.
Além das habilidades técnicas, o engenheiro aeroespacial está envolvido no planejamento e na realização de testes em todas as fases do desenvolvimento. Eles garantem que os sistemas aeroespaciais estejam preparados para enfrentar as condições extremas do ambiente espacial, bem como os desafios variados das atmosferas terrestres.
Veja bolsas de estudo para o curso de Engenharia Aeroespacial
O engenheiro aeroespacial atua no projeto, desenvolvimento, teste e manutenção de aeronaves, foguetes, satélites, veículos espaciais e sistemas relacionados. Sua atuação abrange diversas áreas:
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Um engenheiro aeroespacial pode trabalhar em uma variedade de ambientes e organizações, dependendo de sua especialização e área de interesse dentro do campo. Algumas das áreas onde um engenheiro aeroespacial pode encontrar emprego incluem:
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um engenheiro aeronáutico.
Veja também: Os Modelos de Currículos gratuitos da Quero Bolsa. Se você deseja uma vaga de jovem aprendiz, estágio, primeiro emprego ou novas oportunidades profissionais, esse material é feito para você! Confira aqui na QB!
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Tornar-se um engenheiro aeroespacial é um processo que requer uma combinação de educação formal, experiência prática e dedicação ao campo da engenharia aeroespacial. Aqui estão os passos gerais que alguém pode seguir para se tornar um engenheiro aeroespacial:
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.