logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro Aeroespacial: tudo sobre a profissão

Responsável por construções, inspeções e projetos de satélites, foguetes, aviões, helicópteros e veículos espaciais em geral.

As atuações desempenhadas no ramo aeroespacial podem ser estratégicas para um país.

engenheiro aeroespacial

Sobre a profissão

O Engenheiro Aeroespacial está habilitado para o desenvolvimento e a realização de inspeções em planadores, veículos espaciais, satélites e lançadores de satélites, foguetes, helicópteros e aviões. De acordo com a Agência Espacial Brasileira, o profissional terá habilidades para projetar, controlar e testar sistemas do setor aeroespacial, além de atuar com planejamento e testagem dos sistemas, sejam eles de propulsão, mecânico ou energia.

O bacharelado em Engenharia Aeroespacial capacita profissionais para o projeto e construção de sistemas de veículos aeroespaciais como satélites, satélites artificiais, foguetes e sondas espaciais. De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio de um Engenheiro Aeroespacial é de 10.467 reais.

O profissional do ramo da Engenharia Aeroespacial pode atuar em órgãos do setor espacial e de Defesa de um país. Na indústria, o Engenheiro Aeroespacial pode se associar em projetos de aeronaves, peças ou equipamentos. Além da produção tecnológica, a manutenção de aviões para companhias aéreas também é uma possibilidade. Por fim, vale destacar que Engenheiro Aeroespacial está habilitado ao trabalho nas áreas de aeronáutica e astronáutica.

Por que ser um Engenheiro Aeroespacial?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Engenheiro Aeroespacial

    Como se tornar um Engenheiro Aeroespacial?

    A duração do curso de bacharelado de Engenharia Aeroespacial é, em média, de 5 anos. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (MEC), todo curso de graduação em Engenharia deve possuir um núcleo de conteúdos básicos, um de profissionalizantes e um de específicos. 


    No caso da Engenharia Aeroespacial, a parte majoritária das disciplinas possui enfoque no campo espacial. A tendência é de acesso estudantil às disciplinas básicas para a formação em engenharia, como matemática, computação e física nos dois primeiros anos. Durante os três últimos anos do curso, o aluno estuda matérias específicas da área, por exemplo, Aerodinâmica, Térmica e Eletrônica. Por fim, é necessário mencionar que os cursos de Engenharia Aeroespacial e Engenharia Aeronáutica apresentam diferenças. Acesse o texto e confira as particularidades de cada curso.


    Se você gostaria de se profissionalizar como engenheiro aeroespacial e, ainda, fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos, não deixe de clicar aqui e ver os cursos disponíveis no Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Engenharia e Produção

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.