O assessor de imprensa atua como um profissional que conecta o cliente (empresa ou pessoa física) com a mídia. O assessor poderá abastecer os veículos de notícias com informações sobre o assessorado e, além disso, o profissional também poderá atuar em situações de gerenciamento de crise, relacionamento/diálogo com veículos midiáticos, orientação de porta-vozes (media-training) e divulgação de pautas e releases para a mídia.
Um assessor é uma pessoa especializada em uma determinada área que oferece auxílio, orientação e aconselhamento a indivíduos ou organizações. Algumas palavras sinônimas para assessor são ajudante, auxiliar e assistente. Seu papel principal é compartilhar seu conhecimento e esclarecer dúvidas relacionadas à sua especialização.
Este profissional poderá atuar na formulação/organização de press releases (acontecimentos do cliente), press kit (kit para promover acontecimentos ou lançamentos), press-trip (viagens para manutenção do relacionamento da marca). Uma das atividades mais recorrentes no assessor de imprensa é o clipping, ação de ronda e catalogação de menções ao cliente por veículos de comunicação.
Além disso, o assessor de imprensa também poderá trabalhar com mídias e redes sociais, produção e gestão de conteúdo, organização de entrevistas coletivas e na organização do mailing (contatos do cliente via e-mail que recebem informações e atualizações).
O assessor de imprensa traça estratégias de comunicação e produz pautas que podem ser de interesse e impacto midiático e social. O profissional tem profundo conhecimento da empresa em que atua, mas também possui senso de noticiabilidade apurado e contatos em veículos/canais de comunicação para maior possibilidade de disseminação e compartilhamento dos conteúdos.
Vale destacar que a atuação do assessor de imprensa pode estar atrelada a outros conhecimentos nas áreas de administração e marketing. Além disso, entender sobre marketing de conteúdo e SEO, que é a otimização de mecanismos de busca, também são possibilidades interessantes para a atuação do assessor de imprensa.
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, o assessor de imprensa está apto às seguintes ações profissionais:
Vale destacar que os clientes dos assessores de imprensa podem ser empresas ou pessoas físicas. É recorrente a presença do assessor de imprensa em hospitais, equipes esportivas, instituições públicas, instituições de ensino superior, indústrias ou fábricas e tantas outros órgãos que necessitem de um intermediador entre os acontecimentos da empresa/entidade/órgão com a mídia em geral.
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Saiba que o mercado de trabalho apresenta várias possibilidades e áreas de atuação ao assessor de imprensa. O assessor poderá trabalhar em agênicas de comunicação e este contratante é o mais recorrente aos assessores. Entretanto, as instituições públicas, como prefeituras e câmaras legislativas, ministérios, também necessitam de profissionais da área.
Empresas do ramo petrolífero, consulados, veículos de comunicação e instituições de ensino superior também são exemplos de locais onde o assessor de imprensa poderá atuar.
De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de um assessor de imprensa é de R$3.723,00 no Brasil. Entretanto, o mesmo portal afirma que o salário deste profissional pode superar os 10 mil reais, dependendo da instituição contratante.
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A área de atuação da Assessoria de Imprensa é um dos ramos mais procurados por jornalistas e profissionais de relações públicas que não atuam em veículos de comunicação. Um dos principais motivos é a remuneração média que costuma ser maior do que a dos profissionais listados anteriormente. De acordo com o Guia da Carreira, os salários podem atingir de 5 até 20 salários mínimos ao profissional.
Em geral, os estudantes formados em Jornalismo, Relações Públicas e Comunicação Social são os que comumente ingressam na área da Assessoria de Imprensa. É possível que profissionais de Publicidade e Propaganda ou Marketing também trilhem a trajetória profissional na área.
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