Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Assessor de imprensa: tudo sobre a profissão

Profissional que conecta assessorado com os veículos midiáticos. A área da comunicação é uma porta de entrada para a profissão
assessor de imprensa

Sobre a profissão

assessor de imprensa atua como um profissional que conecta o cliente (empresa ou pessoa física) com a mídia. O assessor poderá abastecer os veículos de notícias com informações sobre o assessorado e, além disso, o profissional também poderá atuar em situações de gerenciamento de crise, relacionamento/diálogo com veículos midiáticos, orientação de porta-vozes (media-training) e divulgação de pautas e releases para a mídia. 


Um assessor é uma pessoa especializada em uma determinada área que oferece auxílio, orientação e aconselhamento a indivíduos ou organizações. Algumas palavras sinônimas para assessor são ajudante, auxiliar e assistente. Seu papel principal é compartilhar seu conhecimento e esclarecer dúvidas relacionadas à sua especialização.


Este profissional poderá atuar na formulação/organização de press releases (acontecimentos do cliente), press kit (kit para promover acontecimentos ou lançamentos), press-trip (viagens para manutenção do relacionamento da marca). Uma das atividades mais recorrentes no assessor de imprensa é o clipping, ação de ronda e catalogação de menções ao cliente por veículos de comunicação.


Além disso, o assessor de imprensa também poderá trabalhar com mídias e redes sociais, produção e gestão de conteúdo, organização de entrevistas coletivas e na organização do mailing (contatos do cliente via e-mail que recebem informações e atualizações).


O assessor de imprensa traça estratégias de comunicação e produz pautas que podem ser de interesse e impacto midiático e social. O profissional tem profundo conhecimento da empresa em que atua, mas também possui senso de noticiabilidade apurado e contatos em veículos/canais de comunicação para maior possibilidade de disseminação e compartilhamento dos conteúdos. 


Vale destacar que a atuação do assessor de imprensa pode estar atrelada a outros conhecimentos nas áreas de administração e marketing. Além disso, entender sobre marketing de conteúdo e SEO, que é a otimização de mecanismos de busca, também são possibilidades interessantes para a atuação do assessor de imprensa. 

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, o assessor de imprensa está apto às seguintes ações profissionais: 

Vale destacar que os clientes dos assessores de imprensa podem ser empresas ou pessoas físicas. É recorrente a presença do assessor de imprensa em hospitais, equipes esportivas, instituições públicas, instituições de ensino superior, indústrias ou fábricas e tantas outros órgãos que necessitem de um intermediador entre os acontecimentos da empresa/entidade/órgão com a mídia em geral. 

Caso você tenha dúvidas sobre os cursos que habilitam para a profissão ou sobre as profissões nesta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.

Veja também: O Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 300 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: gestor da tecnologia da informação, técnico em informática e outras profissões.

Saiba que o mercado de trabalho apresenta várias possibilidades e áreas de atuação ao assessor de imprensa. O assessor poderá trabalhar em agênicas de comunicação e este contratante é o mais recorrente aos assessores. Entretanto, as instituições públicas, como prefeituras e câmaras legislativas, ministérios, também necessitam de profissionais da área.

Empresas do ramo petrolífero, consulados, veículos de comunicação e instituições de ensino superior também são exemplos de locais onde o assessor de imprensa poderá atuar. 

De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de um assessor de imprensa é de R$3.723,00 no Brasil. Entretanto, o mesmo portal afirma que o salário deste profissional pode superar os 10 mil reais, dependendo da instituição contratante.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Por que ser um Assessor de imprensa?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Assessor de imprensa?

    A área de atuação da Assessoria de Imprensa é um dos ramos mais procurados por jornalistas e profissionais de relações públicas que não atuam em veículos de comunicação. Um dos principais motivos é a remuneração média que costuma ser maior do que a dos profissionais listados anteriormente. De acordo com o Guia da Carreira, os salários podem atingir de 5 até 20 salários mínimos ao profissional. 

    Em geral, os estudantes formados em Jornalismo, Relações Públicas e Comunicação Social são os que comumente ingressam na área da Assessoria de Imprensa. É possível que profissionais de Publicidade e Propaganda ou Marketing também trilhem a trajetória profissional na área.

    • Jornalismo: O curso de jornalismo é um bacharelado de 4 anos (oito semestres), ofertado nas modalidades presencial, semipresencial e EaD. A pessoa interessada em ingressar nesta área poderá realizar o curso de graduação e buscar oportunidades na área da assessoria de imprensa. Entretanto, o profissional poderá se destacar, aos olhos do mercado de trabalho, caso realize uma pós-graduação na área.
    • Relações Públicas: O profissional da área constrói, promove e preserva a imagem e reputação de empresas, marcas e instituições. Assim como o curso de Jornalismo, o estudante encontrará oportunidades nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. O curso também possui duração de quatro anos (oito semestres) aos estudantes.  
    • Comunicação Social: A versatilidade desta formação chama atenção, afinal, o profissional poderá atuar na assessoria de imprensa e em diversas áreas profissionais . Por exemplo, atua em veículos de comunicação, em editoras de revistas, sites e portais de conteúdo e nos diversos tipos de mídia, além de poderem atuar na comunicação corporativa, em organizações privadas, públicas ou do terceiro setor.

    Veja também: As informações sobre carreiras profissionais em áreas correlatas: jornalistajornalista esportivoprofissional de relações públicas e engenheiro de telecomunicações.

    Qual curso fazer para ser Assessor de imprensa?

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Mais profissões da área de Comunicação e Informação

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.