Com o passar do tempo e as mudanças na sociedade, novas profissões passam a ser necessárias. A popularização da internet e das redes sociais, por exemplo, colaborou com o surgimento da profissão de social media.
O social media é responsável pela gestão, atualização e geração de conteúdo nas redes sociais. Assim, esse profissional planeja posts, gifs, sorteios, interações, imagens, anúncios e vídeos.
Apesar de muitas pessoas não se darem conta, sempre tem alguém por trás dos perfis que elas seguem nas redes sociais. Geralmente, há um profissional responsável por cada publicação: o social media. Descubra 6 fatos que você talvez não saiba sobre essa profissão:
1. É possível trabalhar em diversos lugares
Muitos tipos de negócios contratam um social media. Empresas de diversos segmentos, marcas ou personalidades precisam de um profissional da área. Além disso, também é possível trabalhar em instituições públicas, governos e casas legislativas.
2. Área está em crescimento
Cada vez mais as empresas se rendem às redes sociais. Seja para divulgar um produto ou interagir com clientes, o fato é que é preciso ter umaboa imagem e presença nas redes sociais. Para tanto, um social media é fundamental.
3. É preciso estar sempre atualizado
As estratégias para utilizar nas redes sociais costumam mudar constantemente. Dessa forma, o social media precisa estar sempre antenado nas atualizações das redes sociais e nos assuntos relevantes na internet.
4. O maior salário médio do Brasil é no Distrito Federal
O Estado que possui a maior remuneração média é o Distrito Federal. Na região, a média salarial de um social media é de R$ 6.736,75, de acordo com dados Ministério do Trabalho e Educação, apurados pela Quero Bolsa.
5. A profissão não é regulamentada
A profissão de social media não é regulamentada pela lei. Isso significa que não há direitos e garantias definidas. Alguns exemplos de condições que não são estabelecidas para a área são: requisitos para atuação; jornada de trabalho; piso salarial; etc.
6. Diversas graduações possibilitam trabalhar como social media
Se você está indeciso sobre qual profissão seguir, um teste vocacional pode te ajudar a fazer a melhor escolha. A Quero Bolsa disponibiliza esse recurso gratuitamente. Basta se inscrever, responder as questões e conferir seu resultado.
Agora que você já sabe como funciona a profissão, é hora de se preparar para trabalhar na área. Para isso, é recomendado fazer uma faculdade. Na Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80%, basta procurar pelo curso e instituição que mais faça sentido para você.