Cursos que mais empregam: veja a lista completa
Veja lista dos 10 cursos e profissões que mais empregam e entenda também qual é a faculdade com maior empregabilidade no mercado de trabalho
Existe uma preocupação constante comum a todos os estudantes e também aqueles que planejam investir em uma nova formação: rápida inserção no mercado de trabalho.
Isso porque, mesmo com as oscilações do mercado, existem profissões que quase nunca enfrentam crises e sempre figuram nas listas dos cursos que mais empregam.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ 7 cursos que as empresas mais pedem
Um levantamento do Instituto Semesp sobre empregabilidade no setor acadêmico listou quais são as faculdades que mais empregam, ou seja, têm os maiores índices de formados empregados e atuando na área em que estudaram.
Cursos na área da saúde, como Medicina, Odontologia e Farmácia lideram a lista. Confira a seguir todos os cursos que mais empregam e fique ainda mais próximo dos seus objetivos profissionais!
Leia mais: Cibersegurança: 5 cursos para você trabalhar na área
+ 7 cursos técnicos para trabalhar em empresas: confira!
Faculdades que mais empregam: veja lista com todos os cursos
O Instituto Semesp realizou uma pesquisa entre agosto e setembro deste ano, na qual era perguntado aos egressos entrevistados se eles trabalhavam, e, caso a resposta fosse sim, se trabalhavam na sua área de formação.
Ao todo, o levantamento reuniu as respostas de 5.681 formados em cursos de graduação de 178 instituições brasileiras.
Confira já quais são as melhores habilidades para colocar no currículo
Assim, veja a seguir a lista dos 20 cursos superiores que empregam mais rápido:
- Medicina: 92% de empregabilidade
- Farmácia: 80,4% de empregabilidade
- Odontologia: 78,8% de empregabilidade
- Gestão da tecnologia da informação: 78,4% de empregabilidade
- Ciência da computação: 76,7% de empregabilidade
- Medicina veterinária: 76,6% de empregabilidade
- Design: 75% de empregabilidade
- Relações públicas: 75% de empregabilidade
- Arquitetura e urbanismo: 74,6% de empregabilidade
- Publicidade e propaganda: 73,5% de empregabilidade
- Letras: 73,2% de empregabilidade
- Fisioterapia: 71,5% de empregabilidade
- Sistemas de informação: 71,3% de empregabilidade
- Contabilidade: 68,2% de empregabilidade
- Economia: 68% de empregabilidade
- Engenharia civil: 67,8% de empregabilidade
- Psicologia: 67,3% de empregabilidade
- Gestão da qualidade: 66,7% de empregabilidade
- Redes de computadores: 65,2% de empregabilidade
- Agronomia: 63,6% de empregabilidade
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Além dos cursos de graduações, há diversos cursos livres que garantem maior empregabilidade no mercado de trabalho e podem ajudar bastante a conseguir aquela vaga, sendo eles:
1 – Idiomas como inglês e espanhol
3 – Web Design
4 – Liderança e Gestão de Pessoas
6 – Cursos na área de tecnologia, como Tecnologia da Informação (TI), Análise de Dados ou Desenvolvimento de Software
Entretanto, nas listas de cursos superiores que mais empregam não faltam opções para aqueles com interesse nas mais variadas áreas do conhecimento.
Veja mais: 7 profissões para quem tem TDAH
+ Entenda se Jovem Aprendiz tem direito a seguro-desemprego
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Das tradicionais formações ligadas à saúde ou à engenharia até os mais recentes cursos de tecnologia, é possível encontrar cursos que se encaixam em todas as realidades. Confira a seguir mais informações sobre os primeiros 10 cursos que mais empregam:
Leia mais: Como conseguir emprego de Jovem Aprendiz?
+ Boas práticas no LinkedIn: veja como chamar atenção de empresas e recrutadores
Profissões com maior crescimento de emprego em 2024: veja a lista
1 – Medicina
O curso mais concorrido de dez em cada dez vestibulares, Medicina segue sendo uma das carreiras com maior demanda e com os melhores salários. Seja empreendendo com uma clínica ou consultório próprio, ou atuando na rede pública ou privada de saúde, o estudante de Medicina sabe que não faltarão oportunidades na sua vida profissional.
2 – Farmácia
Os profissionais formados em Farmácia encontram amplo mercado de trabalho devido à expansão de farmácias, indústrias farmacêuticas e laboratórios. O crescimento da biotecnologia e da pesquisa em medicamentos também eleva a procura por esses profissionais, que desempenham papéis essenciais na saúde pública e na produção de fármacos.
3 – Odontologia
A preocupação crescente com a saúde bucal no Brasil impulsiona a empregabilidade no ramo da Odontologia. Clínicas particulares, consultórios e programas de saúde pública garantem demanda constante, especialmente em áreas com menor acesso a serviços odontológicos.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
4 – Gestão da Tecnologia da Informação
Com a digitalização das empresas e a necessidade de soluções tecnológicas para segurança, armazenamento de dados e automação de processos, gestores de TI são indispensáveis no mercado. Assim, a área de Tecnologia da Informação oferece vagas em setores variados, como startups, multinacionais e serviços públicos.
5 – Ciência da Computação
Profissionais de Ciência da Computação são muito requisitados devido ao avanço da tecnologia e à transformação digital em todos os setores. O mercado absorve especialistas em desenvolvimento de software, inteligência artificial e segurança cibernética, áreas em constante evolução.
6 – Medicina Veterinária
O mercado de Medicina Veterinária cresce com o aumento no número de pets e na demanda por cuidados especializados. Clínicas, hospitais veterinários e agronegócios são algumas das principais áreas que garantem oportunidades para esses profissionais.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
7 – Design
A busca por identidades visuais marcantes e experiências digitais diferenciadas impulsiona a demanda por designers. O mercado do Design abrange desde agências de publicidade até empresas de tecnologia, que valorizam profissionais criativos e versáteis em branding, UX e produtos.
8 – Relações Públicas
Empresas e organizações valorizam Relações Públicas pela importância da comunicação estratégica na construção de marcas e gestão de crises. O setor oferece vagas em agências, empresas privadas, órgãos públicos e ONGs, sobretudo em tempos de intensa concorrência de mercado.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
9 – Publicidade e Propaganda
O mercado de Publicidade e Propaganda é impulsionado pela necessidade constante de estratégias inovadoras para atrair consumidores. Profissionais da área encontram oportunidades em agências, empresas e na produção de conteúdos para mídias digitais e tradicionais.
10 – Arquitetura e Urbanismo
Carreira valorizada em grande parte do mundo, no Brasil, arquitetos têm espaço garantido na iniciativa privada ou pública. A preocupação com a sustentabilidade e a viabilização de cidades e casas inteligentes têm ganhado espaço nos campos de atuação dos profissionais formados em Arquitetura e Urbanismo.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Melhores áreas do mercado para trabalhar
Um levantamento feito pela Abmes durante a pandemia apontou que as áreas de Tecnologia da Informação, Engenharia, Saúde e Direito apresentavam as maiores taxas de empregabilidade no Brasil.
Profissionais de TI estavam em destaque, sendo os mais contratados. Veja abaixo as melhores áreas do mercado com mais vagas!
Encontre bolsas de estudo de até 80%
5 cursos técnicos da área da tecnologia que mais empregam
Tecnologia
O desenvolvimento de aplicativos, aprimoramento de softwares ou a concepção de novas máquinas são exemplos de funções desempenhadas por profissionais da Tecnologia.
A profusão de cursos neste ramo é um claro exemplo da grande demanda que existe por esses profissionais que costumam ser valorizados e atingir altos salários ainda antes de sua diplomação.
Leia também: Andragogia e outros 8 cursos que você nunca ouviu falar
+ Quer melhorar o currículo? MEC abre 100 mil vagas em cursos online gratuitos
Saúde
Outro setor que permanece em constante evolução é o da Saúde. O fortalecimento de políticas públicas direcionadas a tratamentos médicos e o aumento da preocupação da população com a saúde, além das possibilidades de democratização do acesso em algumas regiões, são alguns dos motivos que mantém este como um dos setores com altas taxas de empregabilidade.
Veja: Encontre bolsas de estudo de até 80% para Estética
+ Encontre bolsas de estudo de até 80% para Farmácia
+ Conheça mais sobre a faculdade de Biomedicina
Mercado Financeiro
Com alta remuneração e boas possibilidades de crescimento profissional, trabalhar no mercado financeiro é o objetivo de muitos indivíduos. Abraçando profissionais com formações diversas e absorvendo todos os reflexos da globalização e digitalização das negociações, este setor permanece requisitando profissionais.
Veja mais: 24 cursos para fazer depois do ensino médio
+ 10 cursos que as pessoas mais se arrependem de terem feito
Marketing Digital
Nos últimos anos, o crescimento acelerado de agências de marketing digital e publicidade pode ser observado com facilidade. A profusão das redes sociais e a criação de novas formas de divulgar e vender online faz com que este seja um setor que continua aquecido, não faltando oportunidades para profissionais com formação específica e experiência.
Confira: Teste Vocacional de Marketing
+ Encontre bolsas de estudos de até 80% para Marketing
Por que é importante pensar na empregabilidade ao escolher um curso?
Você provavelmente conhece algum profissional que se formou em um curso superior, mas nunca conseguiu atuar em sua área de formação.
Tirando as exceções que esse fato é uma escolha, dificilmente um estudante entra em uma faculdade acreditando que terá dificuldade se posicionar no mercado de trabalho após diplomado. Mas esta é uma realidade próxima de muitos de nós.
Pensar na empregabilidade de uma carreira ao escolher um curso do ensino superior é primordial para diminuir as chances de arrependimento após a formação.
Este não deve ser o único elemento a ser considerado pelo futuro estudante, no entanto, ele é muito importante.
Além disso, considerar a empregabilidade de um curso pode significar muito mais do que conseguir um posto de trabalho, mas sim dar ao diplomado a possibilidade de escolha, aprimoramento técnico e a capacidade de definir qual será seu futuro profissional.
Que tal estudar com desconto?
Agora que você conseguiu ter um panorama sobre os cursos que mais empregam, chegou a hora de encontrar oportunidades nessas áreas ou em quaisquer outras de seu interesse, acessando a Quero Bolsa, o maior portal de educação do Brasil!
São inúmeras oportunidades de ingresso no ensino superior, com bolsas de estudo de até 80% que irão diminuir seu investimento e te ajudar a conseguir seu tão sonhado diploma.
Caso você tenha dúvida sobre qual instituição escolher, iremos te apresentar uma lista de instituições que possuem uma infinidade de cursos adequados ao seu perfil e com ótimas oportunidades. Confira:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP