logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Como conseguir emprego de Jovem Aprendiz?

por Isabella Baliana em 19/01/23 3,5 mil visualizações

Se você ainda está cursando o ensino médio ou se formou recentemente e deseja começar a trabalhar, o emprego de Jovem Aprendiz pode ser uma ótima opção. O programa é voltado justamente para aqueles jovens que ainda estão estudando ou acabaram de se formar. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Inclusive, o que alguns não sabem é que o Jovem Aprendiz, também chamado de Aprendiz Legal, é um programa garantido pela lei, que estabelece que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos. Normalmente, a porcentagem de aprendizes na organização varia de 5% a 15%. 

Pensando em você que tem interesse em se tornar um Jovem Aprendiz mas não sabe exatamente por onde começar ou o que é necessário para conseguir um emprego desse tipo, a Revista Quero separou algumas dicas valiosas para te ajudar. Confira abaixo! 

Leia mais: Quais são os direitos do jovem aprendiz?
Como fazer um currículo de jovem aprendiz?
Modelos de Currículos da Quero Bolsa

Como conseguir emprego de Jovem Aprendiz?

Quem pode ser Jovem Aprendiz?

Antes de saber como conseguir um emprego de Jovem Aprendiz, é preciso saber se você se enquadra nas exigências do programa. Assim, para ser Jovem Aprendiz é preciso cumprir alguns critérios estabelecidos pela Lei nº 10.097, veja quais são abaixo:

  • Ter entre 14 e 24 anos (o limite de idade não se aplica a pessoas com deficiência);
  • Estar cursando o ensino fundamental ou médio ou, ainda, já ter se formado no ensino médio. 

Além disso, vale ressaltar que o trabalho de Jovem Aprendiz no ensino fundamental não deve passar de seis horas por dia. Já para aqueles que finalizaram o ensino médio, a jornada de trabalho é de até oito horas diáriasdesde que neste horário sejam incluídas atividades teóricas na proporção prevista no contrato e no programa de aprendizagem.

Outra informação importante é que o jovem aprendiz não pode fazer hora extra, compensar hora e nem trabalho noturno, ou seja, de madrugada. Além disso, dos cinco dias trabalhados na semana, um será do curso profissionalizante.

 Veja também: Veja como trabalhar como Jovem Aprendiz
7 informações fundamentais sobre o Programa Jovem Aprendiz

Como conseguir emprego de Jovem Aprendiz?

Para conseguir um emprego de jovem aprendiz, é importante seguir algumas dicas. Confira todas a seguir: 

Faça um currículo - e o mantenha atualizado!

Prepare um currículo e carta de apresentação de qualidade. É importante que esses documentos destaquem habilidades relevantes para a vaga, que mostrem que você está disposto a aprender e crescer profissionalmente.

Vale ressaltar que, mesmo que você ainda não possua experiência profissional, é possível fazer um ótimo currículo descrevendo suas habilidades, competências, experiências voluntárias, cursos de idiomas e cursos de curta duração, por exemplo. 

Nesta matéria você confere como fazer e o que colocar em um currículo para vagas de Jovem Aprendiz, vale a pena dar uma olhada: Currículo de Jovem Aprendiz para quem nunca trabalhou: como fazer?

Saiba mais: 10 habilidades para colocar no currículo e como organizá-las
Saiba como fazer um currículo para estágio

Se cadastre nas instituições que implementam o Jovem Aprendiz

O programa Jovem Aprendiz é implementado por algumas instituições que podem variar de acordo com estado e fornecem cursos de formação gratuitos enquanto o contrato de aprendizagem da pessoa está ativo. 

No estado de São Paulo, por exemplo, essa instituição é o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Já em alguns estados do sul do país, é a instituição Gerar que realiza o programa. 

Assim, a pessoa interessada pode fazer o cadastro gratuito nessas instituições pela internet, informando todos os dados solicitados. Assim, durante o tempo que for jovem aprendiz, ela pode realizar o curso de formação gratuito oferecido. 

Procure vagas em sites de emprego confiáveis 

Assim como em todos os demais empregos, para conseguir trabalho como Jovem Aprendiz, além de fazer um currículo, é importante estar atento às oportunidades disponíveis em redes sociais de trabalho como Linkedin ou mesmo procurando direto no site das empresas

Também é possível procurar por vagas de Jovem Aprendiz em sites específicos de vagas de emprego, como Gupy, Catho e Vagas.com, além de entrar em contato com empresas do seu interesse e perguntar se elas possuem programas de jovem aprendiz e como participar. 


Separe toda a documentação

Muitas das empresas adeptas ao programa de Jovem Aprendiz exigem alguns documentos para o candidato, assim, organizar todos eles em uma pasta ou até mesmo no computador antes mesmo de ser chamado para uma vaga pode facilitar e agilizar muito todo o processo. 

Alguns dos documentos que são normalmente exigidos pelas empresas e instituições são: carteira de identidade (RG), cadastro de pessoa física (CPF), carteira de trabalho, comprovante de residência e um comprovante de escolaridade. Caso a pessoa ainda esteja na escola, é necessário separar também um comprovante de matrícula e o rendimento escolar, também conhecido como boletim. 

Confira: Primeiro emprego: como fazer um currículo de recém-formado?
5 erros mais comuns em um currículo
Cursos online: como usá-los para melhorar o currículo?

Se prepare para as entrevistas 

Uma boa dica para se preparar para uma entrevista de emprego é pesquisar sobre a empresa e conhecer sua função, valores e objetivos. Isso já demonstra, por exemplo, que a pessoa é interessada e proativa e pode ser um ponto positivo para os recrutadores.

Também é importante se preparar para responder perguntas comuns em entrevistas, como "Por que você quer trabalhar aqui?" e "Quais são suas principais habilidades?". Nestas matérias você encontra muitas informações sobre como se preparar para responder a esses questionamentos e se destacar positivamente nas entrevistas, veja: 

Já pensou em fazer faculdade?

Sabia que é possível, sim, fazer faculdade e ser um Jovem Aprendiz? Nesse caso, a única exigência é ter entre 14 e 24 anos. E se você tem vontade de entrar na faculdade, melhorar ainda mais seu currículo e estudar a área que gosta, temos uma ótima notícia! 

Tem como entrar na faculdade sem precisar ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pagando mais barato durante todo o curso. Como? Pela Quero Bolsa

A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 80% de desconto em diversos cursos de milhares de instituições espalhadas por todo o país. Clicando abaixo você confere todas as ofertas disponíveis:

Encontrar bolsas de estudo

Além disso, aproveite para conhecer algumas das faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e que têm parceria com a Quero Bolsa:

Leia mais: Como incluir o curso técnico em seu currículo?
24 cursos para fazer depois do ensino médio
10 cursos que as pessoas mais se arrependem de terem feito
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54