logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Como responder na entrevista de emprego: quais são suas metas para o futuro?

por Maria Fernanda Alves em 26/02/20

Atualizado em 07/12/2021

Se durante o processo seletivo para uma vaga de emprego o recrutador perguntar quais são os seus planos ou metas para o futuro, fique atento a maneira como você organizará sua resposta, visto que é uma pergunta muito importante para a sua continuidade no processo seletivo.

Encontre bolsas de estudo para graduação 

Para o recrutador, conhecer quais são suas metas e objetivos de curto e longo prazo é essencial para entender se há compatibilidade entre o cenário que você almeja e o cenário que a empresa tem a oferecer.

Quero conseguir um emprego

Leia mais:
+ 5 erros mais comuns em um currículo
+ Posso pedir resposta após entrevista de emprego? 

Atenção: cuidado para não enfatizar os seus planos na vida pessoal, a menos que o recrutador especifique. Durante uma entrevista de emprego, foque sempre na sua trajetória profissional, assuntos de ordem pessoal só ganham espaço quando é solicitado pelo recrutador. 

Exemplo de uma resposta inadequada

Minhas metas para o futuro são ter uma casa em condomínio fechado, ajudar meus pais a comprar a casa deles, casar e ter dois filhos além de poder fazer uma viagem internacional por ano com minha família.

Sendo assim, evite falar sobre os seus planos de casamento e/ou aquisição de bens, foque em metas profissionais, desenvolvimento de habilidades comportamentais e técnicas, cursos, idiomas, cargos pretendidos, etc.

Também é importante evitar ser generalista na resposta, isso exige que você tenha um bom nível de reflexão e preparo antes da entrevista de emprego. Pare para pensar na sua carreira, no ponto em que está e no ponto em que pretende chegar, a partir disso pense nos passos que precisa dar para alcançar seus objetivos. 

Organize sua resposta imaginando uma linha do tempo, onde as etapas precisam obedecer uma ordem para que seus objetivos sejam alcançados. Dessa forma, além de transparecer para o recrutador que suas metas são factíveis, você ainda demonstrará sua capacidade de planejamento.

Exemplo de uma resposta adequada:

Pensando em um futuro próximo, em dois anos pretendo concluir minha pós-graduação em Gestão de Pessoas para estar preparado para um cargo de liderança, que é um objetivo meu desde quando comecei a estagiar. Também quero alcançar a fluência em um terceiro idioma, ainda estou em dúvida entre o francês e o alemão, caso eu seja contratado para esta posição, acredito que o idioma escolhido seja o alemão devido ao grande número de clientes alemães da companhia. 

No exemplo citado acima, o candidato hipotético fez um recorte e não falou de planos de curto, médio e logo prazo na mesma resposta, isso ajuda a manter uma linha de raciocínio e possibilita trazer alguns detalhes sem tomar muito do tempo do recrutador. 

Ainda sobre o exemplo, a resposta pode ser super bem aceita pelo recrutador, mas também pode ser um motivo de reprovação se o candidato não se atentar ou não tiver acesso a informações sobre as possibilidades de carreira que são oferecidas pela empresa. - Como assim? - A empresa pode não ter planos de contratar novos líderes nos próximos anos, o que não é compatível com a meta profissional do candidato.

É preciso sempre ser sincero nas respostas, mas em alguns casos os candidatos podem optar por falar sobre planos e metas que soem mais compatíveis com a empresa e cargo que está concorrendo.

Por exemplo, falar sobre o interesse em um intercâmbio nos próximos anos e não tiver muito tempo para explicar as condições em que pretende fazê-lo, pode levar o recrutador a pensar que você terá uma passagem breve na empresa, então talvez seja mais interessante focar em falar sobre o seu desenvolvimento e área que pretende estudar e se estabelecer. 

Como conseguir uma bolsa de estudos para a graduação ou pós-graduação?

A Quero Bolsa oferece bolsas de até 80% em mais de mil instituições de ensino. Confira algumas e para estudar já em 2022:



banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54