logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Saiba como responder sobre demissões na entrevista de emprego

por Maria Fernanda Alves em 19/03/19 27 mil visualizações

Atualizado em 10/03/2022

Este texto tem como objetivo ajudar quem está buscando uma nova oportunidade de trabalho e tem dificuldade em falar sobre a saída das empresas anteriores.

Encontre bolsa de estudos de até 80% para graduação

É realmente muito complicado falar sobre demissão, tanto para quem foi demitido quanto para quem pediu demissão, visto que a escolha de palavras erradas pode levar a perda de interesse do recrutador no candidato.

Hoje vou compartilhar com vocês algumas dicas sobre como abordar o assunto durante a entrevista de emprego.

Leia mais
+ 10 profissões com menor diferença salarial entre homens e mulheres
+ 10 profissões para quem quer trabalhar com Educação

Você foi demitido sem justa causa, mas por conta de seus erros

O primeiro passo para responder essa pergunta é você relembrar muito bem o porquê da demissão e ter clareza da situação. O recrutador não precisa saber em detalhes (muitas vezes nem terá tempo para isso), então é importante ser bem preciso na sua fala.

Para o recrutador é importante saber o motivo da demissão para antever possíveis problemas caso você seja contratado. Por exemplo, se você foi demitido por excesso de faltas e atrasos e a vaga para qual você está se candidatando exige assiduidade e pontualidade, você não seria o candidato ideal.

Mas as pessoas podem evoluir, certo? Então mesmo que o motivo pelo qual você foi demitido seja negativo, se você demonstrar que reconhece o erro e procurou melhorar, com orientação de profissionais, cursos, coach e etc, pode ter uma chance de mostrar que realmente mudou.

Se você foi demitido por um erro seu, tenha clareza e assuma a responsabilidade mostrando, ao mesmo tempo, o quanto evoluiu desde o episódio.

Você foi demitido sem justa causa, mas por conta da empresa

Caso tenha sido demitido por algum problema da empresa, corte de custos, e outros motivos comuns, tente apresentar brevemente o cenário (econômico, produtivo, quadro de funcionários, e etc.) da empresa no momento.

Isso fará com que a justificativa não soe como uma desculpa, afinal muitos candidatos, temendo falar o real motivo da demissão, usam tais justificativas, deixando o RH com um pé atrás quando são citadas.

+ 10 profissões para trabalhar com Arte

Você pediu demissão 

Se você pediu demissão da empresa será preciso cuidado no momento de apresentar os pontos ao recrutador, mas também sem mentiras.

Recorde o principal motivo e dê exemplo de situações em que isso era problemático para você. Por exemplo, se o ex-chefe pedia para que você fizesse hora-extra muito além do seu horário e isso acarretava atrasos na faculdade. Não tenha medo de falar a verdade, isso pode evitar que você seja contratada para uma vaga em que você enfrente o mesmo problema.

Caso tenha pedido demissão por conta dos estudos, reforce o quanto isso foi necessário para aprimorar seus conhecimentos e amadurecimento profissional. Não precisa ter receio de falar que em determinado momento de sua vida priorizou os estudos.

Vem descobrir a profissão que é a sua cara no Guia de Profissões

Você foi demitido por justa causa

Se sua demissão foi traumática, com instabilidade por parte da empresa ou litigiosa, não use o momento da entrevista para descarregar a sua raiva acumulada.

Explique quais problemas enfrentou com a empresa. Não fale mal dela, mas isso não o impede de dizer que a empresa errou, apenas não seja agressivo e demonstre sua maturidade diante da difícil situação. 

Todos nós estamos suscetíveis a passar por situações complicadas no trabalho. Por mais difícil que essa demissão por justa causa tenha sido, demonstre que você está disposto a recomeçar sua trajetória profissional.

Se o seu erro foi muito grande e você passou por alguma sanção, reforce o que levou de aprendizado deste momento e como ter uma oportunidade de recomeço é importante para sua trajetória profissional. É importante que tudo isso seja sincero.

Para reforçar, a honestidade é muito importante nessa hora, afinal a rede de contatos dos profissionais de RH é muito ampla, e se você mentir poderá reduzir muito suas futuras chances de conseguir um emprego.

Espero que você consiga sua recolocação profissional e tenha muito sucesso :)


É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! ;)

Ah, deixe um comentário dizendo o que achou das dicas de hoje! Você também pode sugerir temas para serem trabalhados nas próximas matérias.


Texto publicado em: 14/08/18

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54