10 profissões para quem quer trabalhar com Educação
Além das opções para o graduado em Pedagogia, a lista menciona profissionais ligados à formação acadêmica em Artes.
A Revista Quero está diretamente envolvida com os temas conectados com a Educação. No portal, você tem todas as informações sobre profissões, cursos, áreas de atuação, instituições, avaliações e muitas outras pautas que estão no nosso cotidiano. A educação está em nosso dia a dia e outros profissionais também estão envolvidos profissionalmente com a área educacional.
Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto
Por isso, vamos abordar 10 profissões para quem quer trabalhar com a Educação. Vale mencionar que todas as profissões estão presentes no Guia de Profissões, um conjunto de mais de 250 páginas sobre carreiras profissionais, características e possibilidades para atuação. Com o recado dado, desejamos uma boa leitura para você!
Está com dúvidas sobre qual profissão seguir? Veja o Teste Vocacional da QB!
1- Coordenador pedagógico
Este profissional tem papel de garantir o cumprimento das diretrizes pedagógicas dentro da instituição de ensino. Em outras palavras, o coordenador pedagógico atua para que o Projeto Político Pedagógico, documento com as informações sobre as diretrizes educacionais da instituição de ensino, seja cumprido nas atividades cotidianas da escola ou em uma instituição de ensino superior.
Além disso, este profissional busca melhorias no cotidiano da instituição que trabalha e, por isso, suas ações também abrangem a procura de inovações no cotidiano educacional.
Para se tornar um profissional, é necessário a realização do curso de Pedagogia ou concluir uma Licenciatura de qualquer área, somando com a busca de experiência em instituições de ensino. Por isso, confira as bolsas de estudo em Pedagogia no site da Quero Bolsa.
2- Pedagogo
O pedagogo é especialista na área educacional. De acordo com a página da profissão na Quero Bolsa, este profissional está habilitado para visualizar: “as questões sociais relacionadas ao aluno, associando a realidade do estudante e os modelos e paradigmas sociais ao aprendizado. Dessa forma, ele contribui para a qualidade do ensino e do aprendizado, buscando fortalecer a construção do conhecimento na sociedade”.
Além de trabalhar na sala de aula, o profissional pode trabalhar com atividades culturais, educação especial, orientação vocacional, ações para inclusão da instituição de ensino e diversas atividades educacionais. Confira nossas bolsas de estudo em Pedagogia e dê o primeiro passo nesta área com a QB.
3- Psicopedagogo
O psicopedagogo auxilia pessoas e instituições de ensino sobre os processos de ensino-aprendizagem. Seu papel é analisar os fatores que atuam diretamente ou interferem na aprendizagem de uma pessoa e, consequentemente, prover auxílio aos problemas diagnosticados.
O psicopedagogo tem o objetivo de compreender os processos de ensino-aprendizagem e as possibilidades para otimizar ou facilitar a absorção dos conteúdos. Para isso, o psicopedagogo utiliza conhecimentos multidisciplinares em sua vivência profissional.
Para se tornar um psicopedagogo, é necessário diploma em curso superior aprovado pelo MEC nas áreas de Pedagogia ou Psicologia e, posteriormente, concluir a especialização na área de Psicopedagogia. Entretanto, há universidades que já oferecem cursos de bacharel em Psicopedagogia. Todas essas possibilidades estão no site da Quero Bolsa, não deixe de conferir!
Veja: Vem descobrir a profissão que é a sua cara no Guia de Profissões
+ 12 profissões para quem quer trabalhar com crianças
4- Professor
Transmitir conhecimento sobre determinado assunto para alunos é uma forma de resumir a atuação profissional do professor. Entretanto, o papel do professor envolve outros aspectos que fazem parte do cotidiano dos estudantes – e das pessoas. Esses aspectos podem envolver questões sociais e/ou psicológicas dentro do processo de aprendizagem do aluno.
Em geral, o professor atua em salas de aulas e pode se habilitar aos ensinamentos sobre diversas áreas de conhecimento e trabalhar com vários níveis de escolaridade. Por exemplo, em escolas de Ensino Infantil, Ensino Básico – Fundamental ou Médio, universidades e centros universitários ou cursinhos preparatórios para o vestibular.
Além disso, há possibilidade de atuação em escolas técnicas, escolas de cursos livres ou profissionalizantes, escolas de idiomas, de música, de artes e de informática.
Se você gostaria de se profissionalizar como professor e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Pedagogia, veja as vagas disponíveis na Quero Bolsa.
5- Profissional com licenciatura em Dança
A pessoa graduada em um curso superior de Dança, com habilitação em Licenciatura, também está apta para lecionar aulas desta área de conhecimento. Durante a formação acadêmica, o graduando deverá concluir um estágio supervisionado de 400 horas e terá conteúdos sobre educação durante a graduação. Geralmente, os cursos superiores de Dança possuem três ou quatro anos de duração, além de carga horária mínima de 2.400 horas.
Agora você sabe que para dar aulas sobre Dança, o indicado é o curso com habilitação em Licenciatura. Entretanto, a Quero Bolsa possui todas as possibilidades para você. Confira todos os tipos de formação para o curso de Dança – bacharelado, licenciatura e pós-graduação – aqui na QB.
6- Profissional licenciado em Artes
O profissional licenciado em Artes tem sua trajetória atrelada ao cenário da educação. Após a conclusão do curso superior, o profissional poderá realizar projetos e produções artísticas em escolas, museus e centros culturais.
De acordo com a página da profissão, o profissional está apto ao planejamento e desenvolvimento de atividades que possibilitem a melhor percepção e o entendimento da arte visual em suas diferentes áreas.
Gostou? Então confira todas as oportunidades de bolsas de estudo em Artes no site da Quero Bolsa. As ofertas de cursos de licenciatura, bacharelado e pós-graduação em Artes estão disponíveis para você!
7- Profissional de Educação Física
O profissional formado em Educação Física está apto ao trabalho educativo, tanto para os alunos do ensino fundamental e médio, quanto para lecionar em instituições de ensino superior.
Vale destacar que o diploma de licenciatura é necessário para lecionar em escolas de ensino fundamental e médio. O curso de Educação Física oferece habilitação em bacharelado, licenciatura e dupla habilitação, dependendo das oportunidades da instituição de ensino.
A Quero Bolsa te oferece mais informações sobre disciplinas e conteúdos do curso de Educação Física, confira a grade curricular de Educação Física. Uma outra dica são as bolsas de Educação Física na QB: bacharelado, licenciatura e pós-graduação.
8- Profissional de música
Para seguir a atuação profissional da educação, o indicado é a conclusão de um curso de Licenciatura em Música. Afinal, a licenciatura propõe a formação de profissionais educadores, que entendem a importância da aplicação da música na esfera da aprendizagem.
Sobre os cursos de licenciatura em Música, é obrigatória a realização de estágio supervisionado aos estudantes. Além disso, a instituição de ensino pode optar pela exigência da produção de trabalho de conclusão de curso (TCC).
Tem todos os tipos de oportunidades para os cursos de música no site da Quero Bolsa: bacharelado, licenciatura, tecnólogo, pós-graduação e técnico. Não deixe de conferir!
9- Intérprete de Libras
Após a conclusão de um curso superior, o intérprete de Libras poderá atuar como monitor e professor de Braille, intérprete de língua de sinais e tradutor-intérprete de Libras. No cenário educacional, o profissional está apto a ensinar Libras nas escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental e médio.
A Quero Bolsa te oferece mais informações sobre disciplinas e conteúdos do curso de Educação Física, confira a grade curricular de Libras. Na plataforma, você também encontra bolsas para o curso de Libras em: bacharelado, licenciatura, pós-graduação e técnico.
10 – Profissional de matemática
Ao final do curso de graduação em matemática, o profissional se qualificará como bacharel ou licenciado. Portanto, ele pode escolher trabalhar na carreira acadêmica, com pesquisa, ou em setores que usam a Matemática como recurso básico.
Para trilhar o caminho da Educação, o profissional licenciado está habilitado para dar aula nos ensinos fundamental e médio. A Licenciatura possui foco na formação de professores, por isso, há um número de disciplinas ligadas ao processo de ensino e aprendizagem.
A Quero Bolsa possui oportunidades de bolsas de estudo para os diversos tipos de formação do curso de Matemática: bacharelado, licenciatura e pós-graduação.
Confira algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem bolsas de até 80% nos cursos citados:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
- UFBRA
Veja também:
10 profissões que estão em alta na área de Engenharia
10 profissões na área de Saúde que talvez você não conheça
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.