logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Profissional de Dança: tudo sobre a profissão

De escolas e companhias de dança até pesquisas na área artística, o profissional de Dança possui um vasto campo de atuação.

A formação em Dança habilita pessoas que querem se tornar bailarinos ou desejam trabalhar nos bastidores da produção artística

profissional de dança

Sobre a profissão

Além de atuar diretamente na apresentação artística, o profissional de Dança está habilitado para a criação, produção, coordenação ou direção em Dança. O profissional pode atuar como bailarino, estruturar ou dirigir espetáculos artísticos. Além disso, o profissional possui habilitação para desempenhar funções no setor educacional, seja com a atribuição de aulas ou realização de pesquisas sobre Dança e assuntos relacionados ao curso. Por fim, vale mencionar a possibilidade da atuação do profissional em críticas de espetáculos e apresentações artísticas.

Com o término do curso, o bacharel em Dança se qualifica para dirigir, montar espetáculos, compor corpos de balé ou participar de espetáculos e pesquisas, segundo a página do curso de Dança no Quero Bolsa. Por outro lado, concluindo o curso de Licenciatura em Dança, o estudante estará apto para trilhar uma trajetória educacional com a possibilidade de dar aulas em escolas, companhias de dança ou instituições de ensino.


De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, um professor de Dança ganha, em média, R$2.117,00 no Brasil.

O profissional de Dança pode trabalhar em escolas ou companhias de dança, além da possibilidade de trabalhar em espetáculos artísticos - criação, coordenação, produção e direção. Em adição ao mencionado, o profissional de Dança pode desempenhar funções como coreógrafo, seja em espetáculos artísticos, como teatros ou apresentações de ballet, ou em produções cinematográficas e televisão.


Vale reiterar a possibilidade de atuação no ramo educacional. Desde a área acadêmica, voltada para universidades e cursos superiores, até cursos livres, escolas de formação ou aulas para o público infantil.



Por que ser um Profissional de Dança?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Profissional de Dança

    Como se tornar um Profissional de Dança?

    O curso de Graduação em Dança costuma ter, em média, duração de 4 anos (8 semestres) e duas possibilidades de habilitações aos estudantes: licenciatura ou bacharelado. O Quero Bolsa também disponibiliza opções de especialização no curso de Dança


    Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC), o curso de Dança deve conter carga horária de pelo menos 2.400 horas, realizadas geralmente em três ou quatro anos. As duas habilitações, Bacharelado e Licenciatura, seguem a proposta de conteúdos Básicos, Específicos e Teórico-Práticos durante a realização do curso. 


    • Básicos: Artes Cênicas, a Música, as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas e Sociais, com ênfase em Psicologia e Serviço Social.


    • Específicos: estudos relacionados com a Estética e com a História da Dança, a Cinesiologia, as Técnicas de Criação Artística e de Expressão Corporal e a Coreografia.


    • Teórico-Práticos: domínios de técnicas e princípios informadores da expressão musical, envolvendo aspectos Coreográficos e de Expressão Corporal, bem como o desenvolvimento de atividades relacionadas com os Espaços Cênicos, com as Artes Plásticas, com a Sonoplastia e com as demais práticas inerentes à produção em Dança como expressão da arte e da vida.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.