logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Profissional de matemática: tudo sobre a profissão

Aquele que utiliza a lógica na formulação de teorias, em hipóteses e no desenvolvimento de aplicações de cálculos. Com possibilidade de formação como bacharel e licenciado, o profissional poderá atuar em diversas áreas de atuação profissional.
profissional de matemática

Sobre a profissão

O matemático elabora modelos matemáticos e lógicos, com possibilidade de identificação de problemas e situações de interesse. Além disso, o profissional realiza a seleção de métodos e técnicas para buscar soluções sobre determinado assunto. De acordo com a página do curso, este profissional está apto ao trabalho de elaboração de métodos, descrição de modelos em linguagem matemática, processamento de simulações computacionais e validação, documentação, implementação e refinação de modelos.

Após a conclusão da graduação, o profissional se qualificará como bacharel ou licenciado e poderá escolher o trabalho na carreira acadêmica, com pesquisa, ou em atribuições que utilizam a Matemática como pilar indissociável. De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de Professor de Matemática é de R$3.144,00 no Brasil. 

Se você quer se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com bolsa de estudo em Matemática, confira as oportunidades disponíveis no site da Quero Bolsa.

O profissional poderá atuar no setor de produção de empresas privadas e na administração pública. A atuação deste profissional poderá ser em equipe ou individual. O matemático poderá atuar em outras atribuições como atuário, especialista em avaliar e administrar riscos, além de áreas correlatas como a Matemática Aplicada.

Por que ser um Profissional de matemática?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Profissional de matemática

    Como se tornar um Profissional de matemática?

    Os tipos de formação para o curso de Matemática são: bacharelado, licenciatura e pós-graduação. A duração média do curso de bacharelado ou licenciatura é de quatro anos (oito semestres); o estágio é obrigatório e, geralmente, possui duração de 400 horas para o estudante. 

    Análise Matemática, Matemática para a Educação Básica I (II e III) e Fundamentos de Aritmética são algumas disciplinas que podem estar na formação acadêmica do estudante. Para mais informações sobre disciplinas da grade curricular de Matemática, confira o site da Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?