O cenógrafo possui conhecimento sobre todo o processo de produção cenográfica. Portanto, o profissional poderá projetar, coordenar e criar a construção de cenários de diversas produções.
Apresentações de teatro, shows musicais e sets de filmes, por exemplo, são locais que podem ser contemplados com as ações do cenógrafo. Vale destacar que o cenógrafo pode trabalhar em parceria com o diretor e/ou com o produtor do espetáculo.
Confira: 5 cursos para quem ser perito criminal
+ 7 cursos para quem é de humanas
Apaixonados e apaixonadas pela sétima arte, chegamos ao momento de vocês. O primeiro destaque vai para a ampla possibilidade de produção de um cineasta. Muito além da telona, o profissional poderá atuar na produção de vídeos institucionais ou vídeos com a proposta artística, animações, vídeos com a temática jornalística, documentários e vídeos publicitários.
O processo de produção de filmes e vídeos envolve várias etapas – produção, roteiro, gravação e outras – e o cineasta terá conhecimento e possibilidade de coordenar/supervisionar todos os processos da do seu trabalho cinematográfico.
Teste vocacional gratuito
O desenhista é um artista que produz representações gráficas de abstrações, objetos, pessoas, locais e situações, sejam elas existentes ou não. A atuação profissional do desenhista pode abranger, e propor através dos desenhos, melhor compreensão de um determinado tópico, levantar discussões, promover entretenimento ou reflexões.
Além disso, o desenhista pode auxiliar no processo de vendas de um produto ou decorar objetos e locais. Para se tornar desenhista, não há obrigatoriedade de conclusão de curso superior. Por outro lado, as faculdades de Artes Visuais, Artes Plásticas e Design possuem grades curriculares que contemplam as atividades do desenhista.
Saiba mais: 7 cursos para quem gosta de Biologia
+ 5 cursos para quem quer ser cientista
De acordo com a página da profissão, o ilustrador é o profissional que cria desenhos, animações, elementos gráficos, montagens, entre outras criações imagéticas, para empresas e clientes em geral. Seu trabalho é fundamental para o desenvolvimento da identidade visual de produtos e marcas, como logomarcas.
Dentro do âmbito profissional, o ilustrador pode trabalhar em parceria com profissionais ou times de criação e design. Além disso, o ilustrador poderá produzir para diversos segmentos profissionais. Por exemplo, empresas de marketing, veículos de comunicação e editoras podem ser contempladas com o trabalho do ilustrador.
Assim como o desenhista, não há obrigatoriedade de conclusão de curso superior para o ilustrador. Por outro lado, as faculdades de Artes Visuais, Artes Plásticas e Design possuem grades curriculares que contemplam as atividades do profissional.