Semana de Arte Moderna de 1922: veja como o tema pode ser cobrado no Enem
Neste ano, é celebrado o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922
Neste ano, a Semana de Arte Moderna de 1922 completa 100 anos. O evento marcou a cultura brasileira do século XX, sendo considerados um dos principais eventos da cultura nacional do último século.
Por isso, o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 é um das grandes apostas para os vestibulares e o Enem deste ano, segundo a professora de Redação do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Jéssica Vasconcelos Dorta. Entenda o que foi a Semana de Arte Moderna de 1922 e veja algumas questões do Enem sobre o tema.
Leia mais
+ Mercado de Trabalho: conheça 12 profissões que estão com vagas sobrando
+ Veja quais são as profissões dos super-heróis da Marvel
O que foi a Semana de Arte Moderna de 1922?
A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um evento cultural realizado no Theatro Municipal de São Paulo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, e foi organizado pelos modernistas Oswald de Andrade e Mário de Andrade, segundo a professora Jéssica Dorta.
Segundo o mestre em História e professor do Centro Universitário das Américas, Edson Violim, o evento contou com exposições e palestras. “Durante a semana vão acontecer palestras sobre o Movimento Modernista Internacional e Nacional, apresentações e exposição de arte modernista”. Em relação aos participantes, estiveram presente os membros da elite econômica de São Paulo da época.
Para o professor Edson Violim, a participação de Paulo Prado fez com que “membros da elite paulistana, como os barões do café e indivíduos de famílias abastadas, apadrinhassem apadrinhassem a efetivação do evento”.
+ Dia Internacional dos Direitos Humanos: saiba quando é comemorado e porque
Qual era o objetivo da Semana de Arte Moderna de 1922?
Os modernistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922 tiveram o intuito de romper com o padrão estético padrão da arte brasileira da época, pois consideravam a uma “cópia sem coragem e sem talento” da arte europeia.
Segundo a professora de redação, Jéssica Dorta, “havia o desejo de autenticidade“, por parte do movimento cultural. Os artistas e autores participantes estavam “dispostos a não mais imitar as artes francesas, italianas e portuguesas, com o propósito de construir um perfil cultural norteador da identidade nacional e, assim, atualizar a arte brasileira“, complementa a professora.
Quais são as principais participantes da Semana de Arte Moderna de 1922?
De acordo com o professor Edson Violim, entre os participantes, pode-se destacar os seguintes escritores, compositores e artistas: Plínio Salgado, Oswald de Andrade, Antônio de Alcântara Machado, Mário de Andrade, Cassiano Ricardo, Manuel Bandeira, Guilherme de Almeida, Menotti Del Picchia, Heitor Villa-Lobos, Di Cavalcanti, Victor Brecheret e Anita Malfatti.
+ Twitter, TikTok e Youtube: veja 9 perfis com dicas de estudo para seguir
Como a Semana de Arte Moderna de 1922 é cobrada no Enem?
A professora de redação do Oficina do Estudante afirma que “diante da relevância do Modernismo para a trajetória artística brasileira, esse assunto, vinculado ao centenário da Semana de Arte Moderna de 22, é uma grande aposta para as questões de vestibular em 2022“.
Nesse sentido, é importante entender que na Semana de Arte Moderna de 1922 não aconteceu a inauguração do movimento modernista no Brasil, mas a sua apresentação para público.
Ainda de acordo com a professora de redação, “apesar da repercussão negativa, um interesse pela vida intelectual foi despertado em São Paulo e, posteriormente, em grande parte do país”.
Em relação às questões do Enem de outros vestibulares, Jéssica Dorta afirma que “é importante atentar-se às vanguardas europeias, sempre cobradas pelo Enem, e aos movimentos culturais brasileiros influenciados pelo Modernismo, como o Tropicalismo, da década de 60.
O tema é uma aposta para as questões da prova, mas não para tema de redação. “Em relação aos temas de redação, nos últimos anos, não tem sido comum o aparecimento de eventos históricos em virtude das comemorações de centenário ou bicentenário. No entanto, é possível que temas relacionados à arte ou à Independência sejam solicitados”, analisa a professora.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.