Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biografias

Di Cavalcanti

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 3/1/2020

Introdução

Di Cavalcanti é conhecido como um dos maiores ícones do movimento modernista da década de 1920.

Em suas telas, representou temas populares, como o carnaval, o samba, as favelas e os operários. Foi o idealizador e um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 22.

Trajetória

Filho de Frederico Augusto Cavalcanti de Albuquerque de Melo e Rosalia de Sena, Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque, conhecido como Di Cavalcanti, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 6 de setembro de 1897. 

Desde cedo, Di Cavalcanti estava inserido no meio artístico. Em 1916, publicou charges para a revista Fon-Fon, e ali trabalharia com ilustrações. 

Ao ingressar na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Di Cavalcanti passou a frequentar o ateliê do impressionista George Fischer Elpons, onde conheceu conheceu Mário e Oswald de Andrade.

No mesmo ano, expôs ilustrações no Salão dos Humoristas. Em 1917, começou a pintar sob a influência do art nouveau

Em 1919, Di Cavalcanti trabalhou como Ilustrador para o livro “Carnaval”, de Manuel Bandeira (1886-1968). Nesse mesmo ano, ele se casaria com sua prima, Maria. Três anos depois ilustraria a “A Balada do Enforcado”, de Oscar Wilde (1854-1900), um notório escritor inglês.

Di Cavalcanti idealizou a Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo em fevereiro de 1922, na qual expôs 11 obras e ilustrações.

Mudou-se para Paris, em 1923, a trabalho, pelo jornal Correio da Manhã. Ali viria a conhecer vários artistas. Frequentou a Academia Ranson. 

De volta ao Brasil, em 1925, sua mudança de estilo seria notável, agora com traços cubistas, mostrando as influências de Picasso e Braque. 

Em 1929, pintou painéis para o Teatro João Caetano, no Rio, com motivos populares como o carnaval e o samba.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...