O artista visual é o profissional responsável por criar obras de arte, considerando formas de expressão visual, como pintura, escultura, fotografia, vídeo e performance. Sua atividade consiste em traduzir ideias e conceitos em obras estéticas ou provocativas, expostas em galerias, museus, espaços públicos e plataformas digitais.
Além de produzir obras autoriais, o artista colabora com curadores, galeristas e outros especialistas da arte para divulgar seu trabalho. Ele pode ser convidado a participar de exposições, tanto locais quanto internacionais, e vender suas obras para o desenvolvimento de uma marca pessoal.
O artista visual dedica-se ao processo criativo, que inclui pesquisa, experimentação e produção de obras. Ele pode trabalhar em um estúdio ou em locais específicos para cada projeto, explorando recursos para dar vida às suas ideias.
Ao iniciar um projeto, o artista define um conceito, realiza esboços e planeja os detalhes técnicos e logísticos necessários para a execução. Quando participa de exposições ou eventos, desempenha um papel ativo na montagem e apresentação de obras, colaborando com curadores e técnicos.
O artista visual pode trabalhar em galerias de arte, museus e centros culturais, onde exibem e vendem suas obras. Também encontram oportunidades em projetos de arte pública, onde criam obras abertas, como murais, esculturas e intervenções urbanas.
Além disso, o artista pode trabalhar em conjunto com empresas e instituições, produzindo conteúdo visual para marcas, incluindo ilustrações, identidade visual e até mesmo design de produtos. Outros setores, como o cinema e a moda, também podem requisitar sua expertise para a criação de cenários, figurinos e outros elementos visuais.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um artista visual.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um artista visual, é necessário concluir a formação superior em Artes Visuais. Além disso, é recomendável que o profissional desenvolva uma coletânea de obras que comprovem o seu estilo particular.
A exposição ao mercado de arte, networking com outros profissionais e a construção de uma presença digital também são importantes para o crescimento na carreira, ampliando o alcance do profissional e atraindo novos projetos e colaborações.
Caso você tenha outras dúvidas sobre o curso de Artes Visuais, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!
Veja também: Tudo sobre a Segunda Licenciatura em Artes Visuais
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.