logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Artista Visual: tudo sobre a profissão

Profissional que detém conhecimento sobre manifestações artísticas, habilitação para produção e crítica na área, e saber na conexão entre educação e Artes Visuais.

O graduado em Artes Visuais observa possibilidades de envolvimento e atuação em vários segmentos culturais.

artista visual

Sobre a profissão

O curso de Artes forma profissionais com habilidades de percepção, reflexão, produção e crítica, de acordo com a página do curso de Artes no Quero Bolsa, Na maioria das instituições, a atual nomenclatura do curso é Artes Visuais


O bacharel em Artes Visuais tem conhecimento sobre a concepção e a habilitação no desenvolvimento de obras de arte. Além da possível presença na indústria cultural, o profissional das Artes Visuais está apto para produção e crítica artística. 


Aos licenciados em Artes, os profissionais podem atuar como professor no ensino fundamental, médio e superior. Vale ressaltar a possibilidade de atuação educativa em instituições como museus e centros culturais. O professor de Artes tem conhecimento sobre ações para desenvolver e planejar atividades cujos fins são a compreensão e o entendimento das Artes Visuais.

O Artista Visual pode desempenhar funções em diversos setores da Arte. Além da possibilidade de trabalhos no mercado artístico, o Artista Visual pode exercer sua função com fotografias, ilustrações e desenhos, em produção de críticas ou direção artística, etc. Em sequência, vale registrar que o profissional das Artes pode trabalhar em museus e instituições de ensino. O conhecimento do Artista Visual pode abranger artesanato, esculturas, pinturas, fotografias e outros campos artísticos.

Aos licenciados, o setor educacional é uma possibilidade de atuação para o graduado em Artes Visuais. Existe a possibilidade de trabalho em instituições de ensino, museus, institutos de pesquisa ou conservação e galerias artísticas.


Além disso, o bacharel em Artes Visuais pode trabalhar em diversos segmentos artísticos. O profissional pode atuar como ilustrador, desenhista, designer, fotógrafo, diretor de arte, curador, gestor cultural, crítico de arte, cenógrafo ou museólogo são algumas possibilidades listadas na página do Quero Bolsa.

Por que ser um Artista Visual?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Artista Visual

    Como se tornar um Artista Visual?

    O Quero Bolsa disponibiliza opções de cursos de Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais. Em adição, você encontrará ofertas e possibilidades de cursos de Licenciatura em Artes. O curso de  Artes Visuais dura, em média, até 4 anos. Por outro lado, o curso de Artes (Licenciatura) pode ser mais extenso: até 6 anos de duração.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.