logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Artista cênico: tudo sobre a profissão

Profissional capacitado para trabalhar na produção de espetáculos teatrais, filmes e programas de televisão.

Atuar e dirigir os espetáculos também são habilitações do profissional de Artes Cênicas. Além disso, a formação acadêmica e o mercado de trabalho apresentam possibilidades abrangentes ao artista cênico.

artista cênico

Sobre a profissão

O profissional de Artes Cênicas está apto a ministrar cursos de atuação ou atuar, trabalhar com a elaboração de críticas artísticas, produção de peças, programas de televisão e filmes. Por falar em filmes e programas de televisão, o artista cênico também pode desempenhar funções na dublagem. 


Por outro lado, e abordando a formação em licenciatura, o artista cênico pode atuar nas escolas da educação básica ou em institutos com fins de produção artística. Vale destacar a possibilidade do envolvimento do artista cênico em projetos culturais e socioeducativos.

O artista cênico está presente em um vasto campo de possibilidades. Um dos fatores para esse cenário é, justamente, a formação em Artes Cênicas. De acordo com a página de Artes Cênicas no Quero Bolsa, o curso combina aulas teóricas, como História, Filosofia, Literatura e Ensino Teatral, com aulas práticas de Expressão Corporal, Técnica de Voz, Caracterização de Figurino e Caracterização de Maquiagem, Cenografia e Interpretação. 


Portanto, durante o processo de graduação, o profissional em Artes Cênicas obtém envolvimento e ciência de diversas áreas artísticas. Consequentemente, após sua formação acadêmica, a área de atuação também ganha características de pluralidade e abrangência ao profissional.

O profissional de Artes Cênicas pode atuar em agências ou companhias de teatro, há possibilidade de trabalho em filmes, documentários e televisão. Além disso, o artista cênico pode desempenhar funções em diversas vertentes educacionais. Desde as aulas para público infantil até aulas no ensino superior e em instituições artísticas.

Por que ser um Artista cênico?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Artista cênico

    Como se tornar um Artista cênico?

    O Quero Bolsa disponibiliza ofertas nos três tipos de formação para o curso de Artes Cênicas: bacharelado, licenciatura e pós-graduação. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC), o curso de Artes Cênicas deve conter um conjunto de disciplinas básicas, específicas e teórico-práticas. 


    A formação acadêmica em Artes Cênicas leva, em média, quatro anos para ser finalizada. Além disso, o estágio é obrigatório durante o período de graduação. Normalmente, os dois primeiros anos são de matérias básicas e os dois últimos são destinados às disciplinas mais específicas.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Quais cidades têm cursos de Artes Cênicas?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.