Quando se está no aguardo da resposta de um processo seletivo as horas parecem dias e os dias parecem semanas, não é mesmo?
A ansiedade nesse momento é super normal, afinal você investiu muito tempo se preparando para a entrevista de emprego e deu o seu melhor durante todo o processo e, claro, deseja o novo trabalho.
Muitos candidatos ficam em dúvida se podem ou não pedir um posicionamento da empresa com relação ao resultado da entrevista de emprego, se foram aprovados ou reprovados no processo. E sim, o candidato pode pedir um retorno, mas é preciso se atentar a algumas condições para não se prejudicar.
Quando o entrevistador determina um prazo para enviar uma resposta e não cumpre, você pode e deve pedir um retorno, pois a atitude indica interesse do candidato, afinal estava atento ao prazo do contato do profissional. Mas espere dois ou três dias após o fim do prazo para entrar em contato.
É preciso ser paciente nesse momento e pensar um pouco na rotina de um profissional de Recrutamento e Seleção que, na maioria das vezes, não é quem “bate o martelo”.
Assim, quando um gestor/diretor/solicitante da vaga atrasa para definir qual candidato será aprovado, isso acaba afetando todos os candidatos envolvidos no processo seletivo.
É claro que existem vários casos de candidatos, principalmente os que não são aprovados, que meses após a entrevista de emprego não recebem retorno algum, isso é uma falha grave de planejamento por parte do RH.
Se você está participando de um processo seletivo e o prazo para o retorno já venceu ou o entrevistador não estimou uma data e já se passaram dez dias após a última etapa, aprenda como pedir um posicionamento. Primeiro vamos começar com o que você precisa evitar:
O que você nunca deve fazer ao pedir resposta de uma entrevista de emprego:
Em hipótese alguma o candidato deve solicitar um retorno antes do prazo indicado pelo entrevistador;
Não envie mensagem nas redes sociais do entrevistador;
Não ligue para a empresa caso o entrevistador só tenha feito contato por e-mail e não tenha te passado o número de telefone;
Não entre em contato insistentemente;
Não seja agressivo, evite o tom de cobrança.
Agora que você já sabe o que não deve fazer ao pedir resposta de uma entrevista de emprego, aprenda como pedir o retorno para aliviar sua ansiedade de uma forma que demonstre o seu interesse pela vaga sem afobação.
Posso ligar na empresa para saber se passei na entrevista?
Conforme explicado antes, não é indicado ligar para a empresa para perguntar se você foi aprovado no processo seletivo para uma vaga ou não, ainda mais caso o entrevistador só tenha feito contato por e-mail e não tenha te passado o número de telefone da empresa.
Caso já tenha passado da data limite para retorno do entrevistador, a melhor forma de solicitar um retorno do processo seletivo de forma educada é por e-mail. Evite escrever em tom de cobrança, pelo contrário, diga que você “gostaria de um feedback/retorno” sobre a vaga de determinado processo seletivo.
Utilize o mesmo meio de comunicação que o entrevistador usou para entrar em contato com você durante o processo seletivo;
Seja cordial, educado e não se esqueça de dizer qual vaga estava concorrendo para que o entrevistador possa te identificar mais facilmente;
Pergunte se o profissional tem algum retorno sobre o andamento do processo não se você foi ‘aprovado ou reprovado’;
Aproveite para reforçar para o entrevistador que você se interessou pela empresa.
É muito importante ser paciente e não entrar no modo combativo caso haja uma demora para que seja dado um retorno, porque mesmo que você não seja aprovado para a vaga que estava concorrendo, poderá participar de oportunidades futuras na mesma empresa e ser rude e impaciente poderá “queimar” a sua imagem.
Para melhorar ainda mais o seu currículo e se destacar no mercado de trabalho com mais facilidade, fazer faculdade é o ideal! E na Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo para graduação de até 80%, é só conferir as oportunidades aqui:
Na plataforma, você encontra oportunidades em diversas instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC e valorizadas pelo mercado de trabalho. Confira uma lista de instituições que possuem diversos cursos adequados ao seu perfil:
Se você já tem um curso superior, fazer uma pós-graduação pode ser um diferencial na hora de uma empresa contratar ou não algum funcionário!
Esse certificado dá mais valor ao currículo e pode significar mais chances de ser chamado para entrevistas. Clique no botão abaixo e saiba mais sobre esse tipo de formação: