Como responder na entrevista de emprego: você trabalha bem sob pressão?
A habilidade de trabalhar sob pressão é muito citada durante processos seletivos para vagas de diversas áreas
Atualizado em 03/03/2022
Quando o setor de Recursos Humanos é acionado para contratar um funcionário para determinado posto de trabalho, recebe geralmente junto com os requisitos profissionais (formação, experiência, idiomas, etc) alguns requisitos de características pessoais e uma muito citada é a habilidade para trabalhar sob pressão.
Pode parecer bem óbvio, mas, para responder se você trabalha bem sob pressão o primeiro passo é saber se você realmente trabalha bem sob pressão.
Tente lembrar de situações durante a sua trajetória profissional nas quais teve que lidar com demandas emergenciais e constante estresse. Você conseguia manter o seu desempenho nessas circunstâncias?
Se você trabalha bem sob pressão
Se você conseguia manter o seu desempenho nesses momentos de cobrança, estresse e prazos apertados, você pode responder de forma afirmativa e selecionar alguns exemplos de situações e/ou períodos nos quais você esteve sob pressão e executou um bom trabalho, atingindo resultados positivos para a empresa.
É muito comum os candidatos responderem a questão de forma afirmativa mas se o entrevistador pede uma exemplo se desestabiliza, portanto pense bem antes de responder.
Se você não trabalha bem sob pressão
Caso você perceba que suas experiências com pressão no trabalho não foram positivas não necessariamente será eliminado do processo seletivo, mas é preciso explicar bem ao entrevistador.
Você pode dizer, por exemplo, que tem um rendimento muito melhor quando trabalha com prazos definidos pois preza pelo planejamento e organização, mas que entende que em alguns momentos é preciso atender demandas emergenciais.
Não vale a pena mentir
Se você está concorrendo a uma vaga na qual tal habilidade é um requisito, certamente o entrevistador além de fazer a pergunta fará alguns testes para validar se você realmente tem o perfil, que podem ser uma dinâmica de grupo ou cases/simulações .
Caso você consiga “enganar” o entrevistador e o convença que você trabalha bem sob pressão e a vaga realmente exigir tal habilidade, você poderá ter um rendimento prejudicado quando começar a trabalhar, sem contar nos danos para a sua saúde mental e, consequentemente, qualidade de vida. Pense bem!
Confira outras matérias que podem te ajudar a conquistar um emprego:
+ O que mais chama atenção dos recrutadores em uma entrevista de emprego?
+ Como falar bem de si mesmo na entrevista de emprego sem ser arrogante
+ Saiba como responder sobre demissões na entrevista de emprego
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.