logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Como responder na entrevista de emprego: quais são seus defeitos?

por Maria Fernanda Alves em 12/07/19 54 mil visualizações

Atualizada em 19/12/2019

Se você já participou de uma entrevista de emprego, provavelmente já teve que lidar com a pergunta: "Quais são seus defeitos?".

defeitos entrevista de emprego

É muito fácil o candidato ficar um pouco perdido para formular a resposta, afinal ninguém quer colocar em risco a oportunidade de conseguir a vaga de trabalho, não é mesmo?

Por conta desse receio de ser prejudicado, alguns candidatos acabam optando por falar sobre defeitos que também podem ser vistos como qualidades, tais como perfeccionismo ou senso de urgência.

Mas essa é uma prática já conhecida pelos entrevistadores que, quando se deparam com essas respostas, acabam pedindo que o candidato fale sobre outros defeitos, o que pode ser uma situação inesperada e mais desconcertante ainda.

Veja modelos de currículo gratuitos para baixar e preencher!

Quais defeitos falar a entrevista de emprego?

Não existe uma receita. Mas é importante ser bem consciente, pois, caso você cite algum defeito e não consiga relacioná-lo ao restante do seu discurso, pode soar como uma tentativa de trapacear.

Para citar um defeito na entrevista de emprego, o ideal é que você pense em algum comportamento seu que realmente seja prejudicial, mas cuidado para não passar uma má impressão. O ideal é que você cite um defeito e uma solução que já adotou para amenizar o impacto disso nas suas tarefas.

Exemplo:

Eu falo muito rápido e algumas pessoas reclamavam que não conseguiam me compreender claramente, mas melhorei muito depois que comecei a fazer sessões com um fonoaudiólogo, mas, em situação de estresse, ainda costumo tropeçar um pouco na velocidade das palavras. 

No exemplo acima, o defeito citado poderia ser um ponto muito negativo para uma vaga comercial, mas, o fato de dizer que está trabalhando no problema faz toda a diferença. E se um candidato tem esse problema, com certeza o selecionador notou, afinal a entrevista de emprego é um momento muito estressante e, certamente, esse problema veio à tona, e o candidato mostrar que é consciente dessa falha, e está trabalhando para melhorá-la, faz muita diferença.

 Outro exemplo:

“Sou um pouco desorganizado. Isso já me atrapalhou muito na faculdade e no meu primeiro estágio, mas, ciente desse meu problema, hoje tenho uma rotina de planejamento na primeira hora do dia, com ajuda de um aplicativo no celular e de uma agenda que me acompanha.” 

Uma questão importante é ter bem claro que o entrevistador só vai te conhecer pelo que você fala e geralmente o tempo é bem curto, por isso é importante selecionar bem o que você vai compartilhar com ele nesse momento.

O que não fazer ao citar defeitos em uma entrevista de emprego

Evite exemplos genéricos, como: perfeccionismo, ansiedade, teimosia como persistência, sinceridade e vício em trabalhar (workaholic).

Jamais minta para o entrevistador. As equipes de Recursos Humanos investem em treinamentos e vivenciam o contato com diversos candidatos, caso percebam que você está mentindo, poderão, facilmente, buscar inconsistências no seu discurso, e, se identificarem uma mentira, você poderá perder a sua tão sonhada oportunidade de trabalho.

Esperamos que esse texto te ajude a conseguir um bom emprego. Boa sorte!

Está desempregado ou quer mudar de emprego ainda este ano?

Neste guia, você vê dicas de como conseguir uma vaga de emprego ainda este ano, seja para um cargo com contrato na carteira de trabalho, estágio, trainee ou até mesmo como um freelancer.

Baixar Guia sobre Emprego

Veja também como responder às perguntas:
você trabalha bem sob pressão?
por que você quer este emprego?
por que devo te contratar?

Ah, e conta pra gente quais defeitos você já citou em entrevistas de emprego!

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54