Como responder na entrevista de emprego: por que devo te contratar?
É comum ouvir a pergunta "por que devo te contratar?" em entrevistas de emprego; confira a melhor resposta para essa pergunta
Atualizado em: 30/09/2022
Se você já passou por um processo seletivo é bem provável que tenha escutado a pergunta “por que devo te contratar?” ou alguma variação bem próxima.
Encontre bolsas de estudo para todos os níveis de ensino
+ Cursos que mais empregam: veja a lista completa
O primeiro passo é tentar se colocar no lugar do selecionador. O profissional de RH que está conduzindo o processo seletivo sabe bastante sobre a empresa que está contratando e sobre a vaga disponível, mas tudo que ele sabe sobre você é o que você expôs no seu currículo.
Assim, durante a sua fala, e o que ele faz, basicamente, durante as etapas é tentar encontrar um candidato que melhor se encaixe no perfil da empresa e tenha as qualificações para exercer o cargo pretendido.
Leia mais:
+ 5 erros mais comuns em um currículo
+ Como responder na entrevista de emprego: quais são suas metas para o futuro?
Durante o processo seletivo é preciso trabalhar bastante suas capacidades socioemocionais e focar muito nas questões profissionais, deixando os problemas em segundo plano por um tempo.
Respostas como “Estou precisando muito desse emprego” , “preciso que alguém me dê uma chance” ou “meu aluguel está vencendo e eu preciso de um emprego urgente”. Apesar de ser um cenário muito triste, falar sobre isso nesse momento provavelmente não te ajudará a conquistar a vaga e pode passar uma ideia errada para o recrutador. Então, tenha cuidado!
Você está com dúvida sobre como montar o seu currículo? A Revista Quero te ajuda! Vem ver alguns modelos de currículos gratuitos aqui e já faça o seu antes mesmo de finalizar a leitura:
Modelos de Currículo Gratuitos
2. Ser arrogante
Desqualificar os demais candidatos não te tornará melhor que eles, mas sim mostrará um lado bastante negativo seu, portanto não encare o processo seletivo como uma competição direta na qual você precisa “derrubar” o adversário. Foque em ganhar pontos falando bem sobre você, suas experiências e vivências que são relevantes para a vaga.
Enquanto estiver formulando suas resposta para a pergunta “por que devo te contratar” tome muito cuidado para não não se autoelogiar sem exemplos que comprovem que tais características são reais, pois, caso contrário, podem soar como “papo furado” e você perderá muitos pontos no processo seletivo.
Veja também:
+ RH: Saiba como responder quais são suas qualidades e defeitos na entrevista de emprego
+ Como falar bem de si mesmo na entrevista de emprego sem ser arrogante
Está desempregado ou quer mudar de emprego ainda este ano?
Neste guia, você vê dicas de como conseguir uma vaga de emprego ainda este ano, seja para um cargo com contrato na carteira de trabalho, estágio, trainee ou até mesmo como um freelancer.
Nós já publicamos muitas outras matérias que podem ser úteis para você, veja abaixo:
Veja também:
+ O que mais chama atenção dos recrutadores em uma entrevista de emprego?
+ Saiba como responder sobre demissões na entrevista de emprego
Pós-graduação é forma de melhorar currículo
Se você quer ficar mais confiante na hora de entregar um currículo ou fazer uma entrevista de emprego mais seguro do seu potencial, uma pós-graduação pode ajudar e muito! Um profissional pós-graduado se destaca no mercado de trabalho justamente por ser mais especializado em determinada área.
Cursos de especialização vão dar mais profundidade a um tema que você quer seguir em sua carreira, e esse certificado em seu currículo vai somar pontos no recursos humanos da empresa. Clique no botão abaixo para ver as ofertas de cursos de pós com bolsas de estudo:
Gostou do conteúdo? Nós esperamos que ela te ajude a organizar uma excelente resposta e que você consigo conquistar o seu emprego dos sonhos 😉 Boa sorte!
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.