Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Como responder na entrevista de emprego: por que você quer este emprego?

por Maria Fernanda Alves em 19/07/19 27 mil visualizações

É preciso ter muita calma antes de formular uma resposta para tal pergunta, porque, apesar de parecer simples, ela é muito importante. A postura do candidato pode levar o entrevistador a chegar em determinadas conclusões que podem colocá-lo mais próximo ou mais distante da contratação.  

por que você quer este emprego?

Sempre que compartilhamos dicas para entrevistas de emprego aqui na Revista Quero abordamos um pouco o lado do entrevistador e o que pode estar por trás das perguntas feitas durante um processe seletivo.

Teste Vocacional gratuito: descubra qual é a profissão ideal para você!

O entrevistador busca compatibilidades e incompatibilidades ao longo de todo o processo seletivo e a ideia é encontrar um candidato que, depois de contratado, tenha um bom desempenho na função, tenha uma boa receptividade na equipe e que mantenha um bom nível de motivação.

Quando um candidato apresenta muitos aspectos incompatíveis com a empresa, mesmo que tenha a melhor formação e muita experiência na área desejada, é uma contratação de risco, ou seja, é um candidato que pode não se adequar a empresa e acabar sendo desligado em um curto período de tempo.

No caso da pergunta "por que você quer este emprego" o recrutador busca não só conhecer quais são as motivações do candidato mas também encontrar incompatibilidade de valores entre o candidato e a empresa.

Modelos de currículo gratuitos para baixar e preencher

Dicas de como formular uma boa reposta para a pergunta "por que você quer este emprego?"

O candidato deve ter em mente que o entrevistador precisa saber o que te motiva a querer a vaga e empresa em questão e não outras. Veja abaixo alguns aspectos importantes que podem nortear a sua resposta:

  • As motivações de cada um são diversas, mas sabemos que todos precisam do retorno financeiro para o sustento (próprio ou familiar), então evite falar sobre a remuneração;
Uma visão comum entre vários entrevistadores é de que o candidato que tem como única motivação o valor do salário, mesmo após contratado pode continuar procurando ofertas. É próximo de um ditado comum no meio business: "Quem vem por preço, por preço vai embora", substituindo a palavra 'preço' por 'salário' essa relação fica bem clara.
  • Pesquise sobre o cargo e sobre a empresa e, na hora de organizar sua resposta, foque nas características que você se identifica e que realmente fazem com que esta oportunidade ser atraente para você;
  • Demonstre interesse além da "vaga de emprego", mas na área/mercado de atuação da empresa, no que conhece a respeito da cultura e valores defendidos pela instituição, indique caso tenha interesse em se estabilizar e crescer na empresa; 

Tenha cuidado para que tanto interesse pela empresa não soe como desespero. Use exemplos objetivos, fale que pesquisou a respeito e se conversou com funcionários, mas de forma moderada, sem parecer um stalker.

Exemplo de uma boa resposta no momento da entrevista:

Eu conheço a empresa XYZ há dois anos e sempre acompanhei o trabalho de vocês. Tive a oportunidade de conversar com alguns funcionários e acredito nos valores que defendem e fiquei animado quando abriram esta oportunidade na área que estou construindo minha carreira.

Desde que concluí a graduação, quis trabalhar em uma empresa de tecnologia, pelo que pesquisei no Linkedin, o time que vocês construíram é muito bom, estar próximo de pessoas que eu admiro a trajetória profissional é muito motivador. 

Esperamos que este texto te ajude em sua próxima entrevista de emprego, mas, caso ainda tenha dúvidas ou perguntas sobre o tema, deixe nos comentários que responderemos.

Está desempregado ou quer mudar de emprego ainda este ano?

Neste guia, você vê dicas de como conseguir uma vaga de emprego ainda este ano, seja para um cargo com contrato na carteira de trabalho, estágio, trainee ou até mesmo como um freelancer.

Baixar Guia sobre Emprego

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54