Meu currículo é bom mas eu não consigo passar na entrevista de emprego
Ter um currículo perfeito não garante uma aprovação, já que as empresas observam bem mais do que as habilidades técnicas dos candidatos
Ser aprovado em uma entrevista de emprego é um dos grandes desafios do mundo profissional, e nem mesmo os candidatos com os melhores currículos passam ilesos pela frustração de ser reprovado em um processo seletivo.
Ter um currículo perfeito, aquele que se encaixa em todos os requisitos exigidos e desejado pela vaga de emprego, não garante uma aprovação, já que as empresas observam bem mais do que as habilidades técnicas dos candidatos.
Para exemplificar, recorremos aos dados de uma pesquisa feita pela consultoria de Recursos Humanos Robert Half, divulgada na 7ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH) consultoria fez a seguinte pergunta a diversos recrutadores brasileiros: o que mais te chama atenção em um candidato numa entrevista de emprego? Apenas 13% dos recrutadores indicaram que habilidades técnicas é o aspecto mais chamativo em um candidato.
Veja o que os recrutadores mais valorizam em um candidato em uma entrevista de emprego:
- Perceber que se encaixa à cultura e clima da empresa – 29%
- As habilidades comportamentais – 26%
- A apresentação de resultados atingidos em empresas anteriores – 17%
- As habilidades técnicas – 13%
- Perceber que ele está realmente interessado na vaga – 7%
- Perceber que ele se preparou para entrevista – 3%
- A capacidade de comunicação – 3%
- Outros – 3%
Portanto, em uma entrevista de emprego o currículo é sim muito importante mas, lembre-se, aliado a outras questões que podem definir sua continuidade no processo seletivo, principalmente no que se trata de compatibilidade com o clima e cultura da empresa e habilidades comportamentais.
Veja também: + 13 atitudes inaceitáveis durante uma entrevista de emprego
+ Como responder na entrevista de emprego: quais são seus defeitos?+ Como falar bem de si mesmo na entrevista de emprego sem ser arrogante
Um candidato que apresenta muitos aspectos incompatíveis com a empresa, mesmo que tenha a melhor formação e muita experiência na área desejada, é uma contratação considerada de risco, ou seja, o novo funcionário pode não se adaptar a empresa e acabar sendo desligado, o que não é bom para nenhum dos lados.
Mas é possível demonstrar que me encaixo ao clima e à cultura da empresa?
É claro que os candidatos não sabem ao certo como é a cultura e o clima da empresa para qual está se candidatando, mas você pode ter algumas pistas ao pesquisar sobre a empresa nas redes sociais oficiais da empresa, perguntar para conhecidos que trabalham ou trabalharam lá sobre como é a rotina, etc. Mas cuidado para não soar “stalker” demais.
Se com as informações que conseguir, você perceber que se encaixa bem na cultura da empresa, tente demonstrar de forma sutil durante a entrevista de emprego. Você pode até falar abertamente que fez uma pesquisa nas redes sociais e destacar o que mais chamou sua atenção, por exemplo. Mas lembrando, cuidado para não passar uma imagem de perseguidor.
Mas, se você perceber que a empresa valoriza atitudes e ideias que são muito divergentes das suas, repense a candidatura, já que caso você seja aprovado pode acabar não se adaptando. Por exemplo, se você tem um perfil que produz mais em um ambiente colaborativo e a empresa prega uma cultura de competição constante, talvez você fique desmotivado.
E as habilidades comportamentais?
As habilidades comportamentais, também são chamadas de “soft skills”, diz respeito ao comportamento do candidato, seja na entrevista ou na rotina do trabalho. Alguns exemplos de habilidades comportamentais são: capacidade de trabalhar bem em equipe, empatia, dentre outros.
O recrutador busca candidatos que, além de dominarem a técnica, sejam bons líderes ou liderados, que tenham inteligência emocional para lidar com as adversidades da rotina sem impactar na produtividade.
Para demonstrar suas habilidades comportamentais, primeiro é preciso que você as conheça bem. Pense um pouco nas suas experiências profissionais e encontre situações nas quais tais habilidades fizeram a diferença. Você pode usar o método STAR para citá-las durante a entrevista.
O World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial) fez um levantamento que pode te ajudar nessa tarefa. O levantamento indicou as dez habilidades comportamentais que estão em alta em 2020. Veja quais são:
- Resolução de problemas complexos
- Pensamento crítico
- Criatividade
- Gerenciamento de pessoas
- Trabalho em equipe
- Inteligência emocional
- Julgamento e tomada de decisão
- Orientação a resultados
- Negociação
- Flexibilidade cognitiva
Além das dicas compartilhadas nesse texto, nós temos muitas outras que podem ser relevantes no seu processo de conquistar uma vaga de emprego. Veja mais sugestões:
Como responder na entrevista de emprego: por que você quer este emprego?
Como responder na entrevista de emprego: quais são seus defeitos?
5 dicas para se dar bem em uma entrevista de emprego de última hora
Como falar bem de si mesmo na entrevista de emprego sem ser arrogante
Três coisas que você NÃO deve fazer em uma entrevista de emprego
Você já faz faculdade?
Se quiser fazer uma faculdade em 2020 pode conseguir uma bolsa de estudo em diversas faculdades, como as seguintes: