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Profissões

Meu currículo é bom mas eu não consigo passar na entrevista de emprego

por Maria Fernanda Alves em 14/02/20

Ser aprovado em uma entrevista de emprego é um dos grandes desafios do mundo profissional, e nem mesmo os candidatos com os melhores currículos passam ilesos pela frustração de ser reprovado em um processo seletivo.

Meu currículo é bom mas eu não consigo passar na entrevista de emprego - REVISTA QUERO

Ter um currículo perfeito, aquele que se encaixa em todos os requisitos exigidos e desejado pela vaga de emprego, não garante uma aprovação, já que as empresas observam bem mais do que as habilidades técnicas dos candidatos.

Para exemplificar, recorremos aos dados de uma pesquisa feita pela consultoria de Recursos Humanos Robert Half, divulgada n7ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH) consultoria fez a seguinte pergunta a diversos recrutadores brasileiros: o que mais te chama atenção em um candidato numa entrevista de emprego? Apenas 13% dos recrutadores indicaram que habilidades técnicas é o aspecto mais chamativo em um candidato. 

Veja o que os recrutadores mais valorizam em um candidato em uma entrevista de emprego:

  1. Perceber que se encaixa à cultura e clima da empresa - 29%
  2. As habilidades comportamentais - 26%
  3. A apresentação de resultados atingidos em empresas anteriores - 17%
  4. As habilidades técnicas - 13% 
  5. Perceber que ele está realmente interessado na vaga - 7%
  6. Perceber que ele se preparou para entrevista - 3%
  7. A capacidade de comunicação - 3%
  8. Outros - 3%

Portanto, em uma entrevista de emprego o currículo é sim muito importante mas, lembre-se, aliado a outras questões que podem definir sua continuidade no processo seletivo, principalmente no que se trata de compatibilidade com o clima e cultura da empresa e habilidades comportamentais.

Um candidato que apresenta muitos aspectos incompatíveis com a empresa, mesmo que tenha a melhor formação e muita experiência na área desejada, é uma contratação considerada de risco, ou seja, o novo funcionário pode não se adaptar a empresa e acabar sendo desligado, o que não é bom para nenhum dos lados.

Mas é possível demonstrar que me encaixo ao clima e à cultura da empresa?

É claro que os candidatos não sabem ao certo como é a cultura e o clima da empresa para qual está se candidatando, mas você pode ter algumas pistas ao pesquisar sobre a empresa nas redes sociais oficiais da empresa, perguntar para conhecidos que trabalham ou trabalharam lá sobre como é a rotina, etc. Mas cuidado para não soar "stalker" demais.

Se com as informações que conseguir, você perceber que se encaixa bem na cultura da empresa, tente demonstrar de forma sutil durante a entrevista de emprego. Você pode até falar abertamente que fez uma pesquisa nas redes sociais e destacar o que mais chamou sua atenção, por exemplo. Mas lembrando, cuidado para não passar uma imagem de perseguidor.

Mas, se você perceber que a empresa valoriza atitudes e ideias que são muito divergentes das suas, repense a candidatura, já que caso você seja aprovado pode acabar não se adaptando. Por exemplo, se você tem um perfil que produz mais em um ambiente colaborativo e a empresa prega uma cultura de competição constante, talvez você fique desmotivado.

E as habilidades comportamentais?

As habilidades comportamentais, também são chamadas de "soft skills", diz respeito ao comportamento do candidato, seja na entrevista ou na rotina do trabalho. Alguns exemplos de habilidades comportamentais são: capacidade de trabalhar bem em equipe, empatia, dentre outros.

O recrutador busca candidatos que, além de dominarem a técnica, sejam bons líderes ou liderados, que tenham inteligência emocional para lidar com as adversidades da rotina sem impactar na produtividade.

Para demonstrar suas habilidades comportamentais, primeiro é preciso que você as conheça bem. Pense um pouco nas suas experiências profissionais e encontre situações nas quais tais habilidades fizeram a diferença. Você pode usar o método STAR para citá-las durante a entrevista.

World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial) fez um levantamento que pode te ajudar nessa tarefa. O levantamento indicou as dez habilidades comportamentais que estão em alta em 2020. Veja quais são:

  1. Resolução de problemas complexos 
  2. Pensamento crítico
  3. Criatividade
  4. Gerenciamento de pessoas
  5. Trabalho em equipe
  6. Inteligência emocional
  7. Julgamento e tomada de decisão
  8. Orientação a resultados
  9. Negociação
  10. Flexibilidade cognitiva

Além das dicas compartilhadas nesse texto, nós temos muitas outras que podem ser relevantes no seu processo de conquistar uma vaga de emprego. Veja mais sugestões:

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