Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Três coisas que você NÃO deve fazer em uma entrevista de emprego

por Maria Fernanda Alves em 27/06/18 130 mil visualizações

pessoas em entrevista de emprego

Existem muitas recomendações básicas de atitudes que não são bem vistas por recrutadores e que você deve evitar, tais como chegar atrasado, falar palavrão, ser agressivo durante a entrevista, mentir, interromper a fala do entrevistador, dentre outras. 

Hoje quis trazer dicas mais específicas que não são abordadas normalmente. Recomendo que leia até o final, pois as dicas podem impactar positivamente no seu desempenho nas próximas experiências com entrevistadores.

Dar muitos detalhes da sua vida pessoal


Muito entrevistadores dão espaço para que o candidato fale mais livremente sobre sua trajetória de vida. Mas lembre-se, por mais que o entrevistador seja super legal e simpático, você deve priorizar em sua fala fatos que estejam relacionados a sua carreira. Evite falar sobre seus conflitos familiares, relações afetivas e religião - a menos que isso seja questionado, claro.


É super importante sim que o entrevistador te conheça, mas se você focar muito na sua vida pessoal durante a entrevista poderá passar uma imagem pouco profissional. Portanto, sempre tente deixar em evidência as experiências profissionais, as pessoais sempre em segundo plano e devem surgir, preferencialmente, quando questionadas.

Usar, em excesso, o celular enquanto espera

Assim que você chega no local da entrevista, seu processo seletivo inicia. Portanto, é preciso se policiar em algumas atitudes, uma delas é o uso do celular. 

Algumas empresas não permitem o uso do aparelho celular durante o expediente, e podem evitar contratar pessoas que sejam "conectadas" em excesso já que podem enfrentar dificuldades em aceitar a restrição.

De fato o celular ajuda na distração enquanto a entrevista não começa, mas tente usar o tempo de espera para observar o local, o comportamento dos outros candidatos e, principalmente, dos funcionários. Mas com discrição, pois pode passar uma imagem de bisbilhoteiro. 


Você poderá se interessar pelos seguintes textos: Como escapar das perguntas "saia justa" em entrevistas de emprego I Por que nunca te chamam para entrevistas de emprego? Veja 9 motivos RH: Saiba como responder quais são suas qualidades e defeitos na entrevista de emprego

Questionar a cultura da empresa

Cada empresa pode ser como uma família, e assim como a sua família tem costumes e regras diferentes da minha, as empresas também se diferem entre elas. É importante aceitar as diferenças.

Durante a entrevista, se você perceber que não concorda com algo na cultura da empresa tem duas opções, pode desistir da vaga ou começar a pensar no seu processo de adaptação, pois dificilmente a empresa mudará para te receber (seria ótimo, mas é muito raro). Portanto, se você tiver interesse na vaga, não critique ou deixe a entender que a cultura da empresa foge a algum padrão que você admira.


Bem, por hoje as dicas são essas. Mas não deixe de acompanhar a Revista Quero pois sempre estamos falando sobre Carreiras, Estudos, Profissões e outros temas super interessantes.

Está desempregado ou quer mudar de emprego ainda este ano?

Neste guia, você vê dicas de como conseguir uma vaga de emprego ainda este ano, seja para um cargo com contrato na carteira de trabalho, estágio, trainee ou até mesmo como um freelancer.

Baixar Guia sobre Emprego

Deixe um comentário dizendo o que achou das dicas e também qual assunto você gostaria que eu abordasse aqui :)

Quero fazer uma graduação!

Se você deseja começar um curso de graduação mas ainda está em dúvida sobre qual faculdade escolher, veja algumas opções de instituições de ensino que oferecem diversos cursos:

Deixe um comentário dizendo o que achou das dicas e também qual assunto você gostaria que eu abordasse aqui :)

Ah, uma dica muito valioso se você quer fazer uma faculdade ou pós-graduação e precisa de uma bolsa de estudo, confira o site do Quero Bolsa.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54