Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Como escapar das perguntas "saia-justa" em entrevistas de emprego

por Maria Fernanda Alves em 22/05/17 24 mil visualizações

Você está procurando emprego? Segundo o IBGE, outros 14 milhões de brasileiros também estão, ou seja, pra conseguir a tão sonhada vaga de trabalho você vai precisar chamar a atenção dos recrutadores.

Alguns processos seletivos são muito densos, com várias etapas, mas tem gente que não passa da entrevista inicial e, na maioria dos casos, por conta de perguntas “saia-justa” feitas pelo RH, nas quais o candidato se enrosca.

Hoje vou ajudar vocês a reduzirem a chance de serem eliminados na primeira etapa com dicas de como responder a perguntas na entrevista de emprego, em especial, as mais temidas pelos candidatos. Anotem aí: 

 1. “Quais são seus piores defeitos?”

O que o entrevistador espera é uma resposta sincera, mas cuidado para não passar uma má impressão, o ideal é que você cite um defeito e uma solução que já adotou para amenizar o impacto disso nas suas tarefas, um exemplo: “Sou um pouco desorganizado, isso já me atrapalhou muito, mas hoje tenho uma rotina de planejamento na primeira hora do dia, com ajuda de um aplicativo no celular.” 

2. “Por que você foi demitido do seu último trabalho?” ou “Por que saiu do último emprego?”

Mesmo que tenha sido uma péssima experiência, é preciso manter o profissionalismo na hora de responder. Conte a verdade, mas fale como poderia ter sido diferente para que tivesse dado certo e o quanto você aprendeu lá. 

3. “Por que eu deveria contratar você?”

Por mais que você saiba da sua competência, é preciso tomar muito cuidado com a arrogância e prepotência nessa hora. É imprescindível que você tenha pesquisado bastante sobre a empresa. Uma boa resposta une necessidades da empresa e soluções que as qualidades do candidato podem trazer, assim como demonstra interesse pelo cargo ou empresa. 

4. “Por que você quer trabalhar aqui?”

Por mais que você queira um emprego em qualquer empresa, o recrutador busca alguém que se interesse pela organização. Você precisa dizer como aspectos que ela tem vão ao encontro com seu objetivo de carreira. Mostre que a vaga em questão não é qualquer vaga. Dê uma olhada no exemplo: “Sempre busquei uma empresa que desse liberdade para autogestão e um processo meritocrático que possibilitasse crescimento rápido. Tenho muita energia para aplicar nos projetos do Quero Bolsa!”

5. “Qual sua pretensão salarial?”

Essa é uma pergunta em que muita gente se enrosca, por confundir o quanto se quer ganhar com o quanto se pode cobrar pelo currículo que têm. Antes de ir para uma entrevista, faça um levantamento com os profissionais amigos que exercem funções parecidas e têm a mesma formação. Também é possível encontrar alguns dados na internet. Na dúvida, fale o quanto você recebia no último trabalho, isso dará ao menos uma base para a empresa abrir as negociações com você.


Lembrando que não existem respostas prontas, mas há cuidados que ajudam a responder às perguntas na entrevista de emprego. Ah! Dica importante: na hora da entrevista, é preciso ser sempre cordial e o profissionalismo vem acima de tudo.

Espero que sigam as dicas acima, mandem bem no processo seletivo e consigam a vaga!  

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54