logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Como escapar das perguntas "saia-justa" em entrevistas de emprego

por Maria Fernanda Alves em 22/05/17 24 mil visualizações

Você está procurando emprego? Segundo o IBGE, outros 14 milhões de brasileiros também estão, ou seja, pra conseguir a tão sonhada vaga de trabalho você vai precisar chamar a atenção dos recrutadores.

Alguns processos seletivos são muito densos, com várias etapas, mas tem gente que não passa da entrevista inicial e, na maioria dos casos, por conta de perguntas “saia-justa” feitas pelo RH, nas quais o candidato se enrosca.

Hoje vou ajudar vocês a reduzirem a chance de serem eliminados na primeira etapa com dicas de como responder a perguntas na entrevista de emprego, em especial, as mais temidas pelos candidatos. Anotem aí: 

 1. “Quais são seus piores defeitos?”

O que o entrevistador espera é uma resposta sincera, mas cuidado para não passar uma má impressão, o ideal é que você cite um defeito e uma solução que já adotou para amenizar o impacto disso nas suas tarefas, um exemplo: “Sou um pouco desorganizado, isso já me atrapalhou muito, mas hoje tenho uma rotina de planejamento na primeira hora do dia, com ajuda de um aplicativo no celular.” 

2. “Por que você foi demitido do seu último trabalho?” ou “Por que saiu do último emprego?”

Mesmo que tenha sido uma péssima experiência, é preciso manter o profissionalismo na hora de responder. Conte a verdade, mas fale como poderia ter sido diferente para que tivesse dado certo e o quanto você aprendeu lá. 

3. “Por que eu deveria contratar você?”

Por mais que você saiba da sua competência, é preciso tomar muito cuidado com a arrogância e prepotência nessa hora. É imprescindível que você tenha pesquisado bastante sobre a empresa. Uma boa resposta une necessidades da empresa e soluções que as qualidades do candidato podem trazer, assim como demonstra interesse pelo cargo ou empresa. 

4. “Por que você quer trabalhar aqui?”

Por mais que você queira um emprego em qualquer empresa, o recrutador busca alguém que se interesse pela organização. Você precisa dizer como aspectos que ela tem vão ao encontro com seu objetivo de carreira. Mostre que a vaga em questão não é qualquer vaga. Dê uma olhada no exemplo: “Sempre busquei uma empresa que desse liberdade para autogestão e um processo meritocrático que possibilitasse crescimento rápido. Tenho muita energia para aplicar nos projetos do Quero Bolsa!”

5. “Qual sua pretensão salarial?”

Essa é uma pergunta em que muita gente se enrosca, por confundir o quanto se quer ganhar com o quanto se pode cobrar pelo currículo que têm. Antes de ir para uma entrevista, faça um levantamento com os profissionais amigos que exercem funções parecidas e têm a mesma formação. Também é possível encontrar alguns dados na internet. Na dúvida, fale o quanto você recebia no último trabalho, isso dará ao menos uma base para a empresa abrir as negociações com você.


Lembrando que não existem respostas prontas, mas há cuidados que ajudam a responder às perguntas na entrevista de emprego. Ah! Dica importante: na hora da entrevista, é preciso ser sempre cordial e o profissionalismo vem acima de tudo.

Espero que sigam as dicas acima, mandem bem no processo seletivo e consigam a vaga!  

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54