logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Veja como usar a técnica STAR para ir bem em uma entrevista de emprego

por Maria Fernanda Alves em 31/01/20

A técnica STAR é muito usada por recrutadores quando querem avaliar algumas competências e habilidades comportamentais dos candidatos de forma objetiva e com base em exemplos reais.

Técnica STAR Entrevista de Emprego - REVISTA QUERO

É uma técnica super simples que consiste em fazer perguntas orientadas a extrair informações do candidato que exemplifiquem uma Situação-problema, qual Tarefa esse candidato tinha, qual Ação ele teve e quais Resultados obteve. Daí o nome STAR.

S - Situação
T - Tarefa
A - Ação
R - Resultado

Mesmo quando o recrutador não estiver guiando a entrevista pela técnica STAR, o candidato pode fazer um bom uso dela.

Quero conseguir um emprego

A técnica pode ser útil para se preparar para a entrevista e também para exemplificar como o candidato fez o uso de seus conhecimentos técnicos e habilidades comportamentais para lidar com situações-problema em experiências anteriores. Tudo isso ajuda o entrevistador a identificar se o seu perfil se aproxima do buscado para a vaga.

Como usar a técnica STAR em entrevistas de emprego?

Se você achou a técnica interessante e quer começar a usá-la durante a sua busca por uma vaga de emprego é preciso partir do princípio de que você não quer que o recrutador tenha dúvidas sobre sua competência, portanto buscará em sua trajetória profissional, acadêmica ou pessoal exemplos que justifiquem as características que você aborda sobre si durante a entrevista de emprego.

Por exemplo, Ana disse ao entrevistador que fala muito bem inglês e não tem dificuldade para falar em público neste idioma. Veja como pode exemplificar essa afirmação com base em uma situação real do passado:

"Quando eu trabalhava como assistente de vendas na empresa ABC, uma vez recebemos a visita de um cliente americano de surpresa . Ele falava muito mal português e a equipe responsável pela conta dele não falava inglês muito bem. Vendo toda a situação, me ofereci para ajudar na negociação e mediei a reunião, que ocorreu de forma tranquila e conseguimos fechar a venda."  

Conseguiu identificar a técnica STAR no exemplo? Se não, veja abaixo:

Situação: Cliente e empresa não conseguiam se entender por conta da barreira do idioma e a venda poderia ser prejudicada.
Tarefa: Quebrar a barreira do idioma e fazer com que empresa e cliente se entendessem.
Ação: Se oferecer para mediar a reunião em inglês.
Resultado: Cliente e empresa se entenderam e a venda foi concluída.

Não é preciso, nem se deve, aplicar a técnica a todo momento, pois isso tomará muito tempo. Uma dica é observar quais são os requisitos obrigatórios para a vaga e selecionar alguns deles para citá-los aplicando a técnica durante a entrevista.

Também é super importante observar se o recrutador oferece espaço para exemplificações. O recrutador ditará o andamento da entrevista, portanto caberá a você aproveitar as oportunidades para deixar claro que tem o perfil da vaga. Um bom momento para aplicar a técnica é se o recrutador perguntar sobre suas qualidades e defeitos.

Se você acha que será muito difícil lembrar de exemplos na hora, dedique um tempo para estudar o seu currículo e a sua trajetória. Relembrar em casa é muito mais fácil, já que não tem toda a pressão de estar sendo avaliado. Quanto mais você pensar e falar sobre sua trajetória, mais fácil será recuperar memórias e formular exemplos durante as entrevistas de emprego.

Quer fazer uma faculdade e precisa de uma bolsa de estudo? Veja algumas das mais de mil faculdades que oferecem bolsa de estudo:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54