É difícil afirmar em que momento histórico o processo de globalização se iniciou. Alguns estudiosos afirmam que seu marco inicial foram as Expansões Marítimas, momento em que começou a expansão do sistema capitalista. Outros, contudo, afirmam que foi o fim da Guerra Fria e a queda do Muro de Berlim que propulsionaram a globalização.
É certo dizer, por isso, que a globalização é um fenômeno processual, com várias nuances e marcos propulsores no decorrer dos últimos séculos.
A colonização de territórios africanos e asiáticos marcaram o começo dos fluxos de força de trabalho, de matéria-prima, de influências culturais e de mercadorias. As Revoluções Industriais também foram de suma importância para a expansão do capitalismo e para a intensificação da globalização, uma vez que aumentaram as ordens de consumo e “encurtaram distâncias”, ao terem possibilitado que mais produtos chegassem a lugares distantes a partir dos navios a vapor e das ferrovias.
Globalização na Nova Ordem Mundial
Mas foi após a Guerra Fria, com a derrota da União Soviética - e do bloco socialista - que uma nova ordem mundial ganhou força e impulsionou a globalização. Neste momento, a ampliação de novos mercados consumidores, o avanço da tecnologia e afins deram origem às medidas neoliberais que caracterizam muitas das políticas econômicas até os dias de hoje.
A partir da metade do século XX, a chamada Terceira Revolução Industrial - ou Revolução Técnico-Científica-Informacional - modificou formas de produção e mercados consumidores a partir do advento de inúmeros tecnologias. Além disso, a internet se tornou um dos meios de comunicação mais comuns e os limites da circulação de ideias, mercadorias e informações foram atualizados, assim como as formas de trabalho, modificadas em decorrência desses novos cenários.
Em suma, pode-se afirmar que o processo da globalização tem sua origem remota nos tempos de expansão marítima de cinco séculos atrás, mas foi durante os últimos 60 anos que esse fenômeno se intensificou de forma exponencial.
Quais as principais características da Globalização e seus efeitos?
A Globalização é um processo complexo que tem, entre suas características e efeitos, inúmeras nuances e fatores que configuram, principalmente, o último século da história mundial.
- Diminuição das distâncias: a facilidade de acesso a informações e mercadorias que antes, demoravam muito mais para se locomover.
- A globalização abarca todos os campos da sociedade: economia, política, cultura, educação, saúde, etc.
- Trocas culturais: a mobilização de mão-de-obra, mercadorias e informação possibilitou diversas trocas entre culturas distantes no Globo. É importante lembrar, entretanto, que historicamente essas trocas foram, diversas vezes, desiguais - caracterizadas pela imposição de relações de poder entre uma cultura e outra - e esse trânsito, violento - caracterizado pelos processos de colonização e escravização de continentes como a Ásia, a África e as Américas,
-
Desigualdade social: a maneira como o processo de globalização ocorreu produziu concentração de renda entre e intra países.
-
Expansão das multinacionais e avanço da industrialização.
-
Precarização do trabalho através de leis de terceirização, exploração de mão-de-obra infantil, formas de trabalho análogas à escravidão.
- Expansão das redes de comunicação.
- Avanço e desenvolvimento da internet como agente de informação e trabalho.
-
Exploração de matéria-prima e mão-de-obra barata por países desenvolvidos em países subdesenvolvidos.
-
Surgimento dos blocos econômicos.
- Agressão ao meio ambiente devido às práticas nocivas das empresas multinacionais.
Obra de Eugenio Hansen sobre desigualdade.