As ideias liberais foram retomadas na década de 1970 pelo economista Milton Friedman, que propôs a diminuição drástica da intervenção estatal nos governos.
Modelos de governo neoliberais foram implantados no Reino Unido entre as décadas de 1970 e 1990, pela primeira Ministra Margaret Thatcher; e nos Estados Unidos, pelo Presidente Ronald Reagan. Ambos implementaram duras práticas neoliberais durantes seus governos.
Neoliberalismo Político
No campo político, o liberalismo defende a escolha de governantes civis que diminuam adotem práticas que diminuam a participação estatal na gestão da economia.
Os neoliberais afirmam que a grande interferência estatal é a responsável pelas crises e desordens no sistema econômico. Tudo isso por conta do tamanho, morosidade e de atividades que impedem o funcionamento pleno e autorregulador do mercado.
Neoliberalismo Econômico
O modelo econômico neoliberal substituiu, na década de 1970, o modelo keynesiano e ganhou apoio de vários setores. O estímulo econômico acontece com a não intervenção do Estado na economia.
O livre jogo do mercado garante, no pensamento neoliberal, que, a partir da autorregulação e livre concorrência, as empresas consigam se desenvolver. A partir disso, seria possível alcançar o crescimento econômico e prosperidade social dos países que implementaram esse modelo econômico.
O neoliberalismo econômico apresenta as seguintes características:
- Mínima participação estatal nas decisões econômicas;
- Pouca intervenção nas regras e acordos do mercado de trabalho;
- Privatização de empresas estatais;
- Simplificação de leis e regras econômicas;
- Abertura da economia para o capital e indústrias estrangeiros;
- Adoção de medidas contrárias ao protecionismo econômico;
- Livre circulação de capital internacional;
- Redução da cobrança de impostos estatais;
- Defesa do modelo de produção capitalista.