Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Países

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 23/4/2019

Introdução

País pode ser definido como um território geograficamente delimitado por fronteiras naturais ou imaginárias. Nem sempre a delimitação do país encontra-se demarcada no território. Pode ser que não existam marcos naturais ou construções que definam limites entre os países, por isso, nesses casos, os limites são chamados de fronteiras imaginárias. Elas, de fato, existem e estão sinalizadas nos mapas, mas nem sempre no território.

Para a ONU (Organização das Nações Unidas), a existência de um governo independente, soberano, que garante a ordem através de leis e do domínio das forças de repressão, também ajuda a definir o que é um país.

O número de países varia de acordo com as fontes que estão sendo utilizadas. A ONU, por exemplo, aponta a existência de 193 países. A organização não contabiliza possessões, territórios e áreas independentes. A Groenlândia não é considerada pela ONU um país, por ser território da Dinamarca. 

O número de países também não é fixo, e pode variar no decorrer dos anos. Por exemplo, com o fim da URSS, os territórios passaram por novas divisões, que deram origem a novos países. Os países mais novos reconhecidos pela ONU foram Montenegro, que tornou-se independente da Iugoslávia em 2006, e o Sudão do Sul, que, em 2011, tornou-se independente do Sudão.

As organizações esportivas também têm seus próprios critérios para determinar a quantidade de países. Para a FIFA, existem 211, enquanto para o Comitê Olímpico Internacional (COI) são, ao todo, 206. Essas organizações consideram zonas independentes, territórios e posses de terra como sendo países, por isso a diferença numérica.

Mapa de divisão geográfica

País, Estado e Nação

Embora sejam muitas vezes usados como sinônimos, País, Estado e Nação abrangem aspectos distintos em suas definições:

  • Estado: são instituições que controlam e administram uma nação ou país. As instituições estatais são, também, responsáveis pela ordem jurídica do país, sendo assim, o Estado possui constituição, leis, decretos, resoluções e um sistema jurídico organizado. Existem povos que possuem organização estatal, mas não um país, caso dos curdos, morávios e sindis.
  • Nação: a nação é definida a partir de aspectos culturais, tradição, língua, hábitos alimentares, festividades e costumes que possibilitam a identificação dos habitantes entre si. Os aspectos subjetivos que estabelecem uma nação despertam a noção de pertencimento de um grupo com o lugar que habitam e com as pessoas com as quais compartilham costumes. Um Estado ou um país podem ser formados por nações distintas e que convivem em harmonia. 
  • País: é a delimitação geográfica de um território.

O Brasil é um Estado, por conta da organização e da estruturação jurídica, que está dentro de uma área geograficamente delimitada - por isso, um país - e que contém diversas nações em seu território.

No caso da existência de várias nações, podemos tomar como exemplo as festividades típicas do nordeste e do sul. Embora aconteçam dentro de um mesmo país, apresentam diferenças, formas de organização e finalidades distintas. Ainda assim, tanto as festas do sul quanto as do nordeste são formas de identificação dos habitantes com o espaço social em que vivem.

Festas juninas típicas das regiões nordeste e sudeste.

Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos 

A ONU dividiu os paíse em desenvolvidos e subdesenvolvidos a partir do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e PIB de cada país. O IDH foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento para medir a riqueza e a pobreza dos países e a qualidade de vida da população.

Os países desenvolvidos são aqueles que a ONU entende que possuem um bom desenvolvimento econômico e industrial atrelado a uma boa qualidade de vida. O desenvolvimento econômico deve, obrigatoriamente, estar atrelado a boas condições de vida, acesso a saúde e a educação, para que o país seja considerado desenvolvido.

Os países subdesenvolvidos são aqueles que apresentam graves problemas sociais, estruturais, muita desigualdade social e economia dependente dos países desenvolvidos. Dentro desse grupo existem diferenças, há países com condições extremas de pobreza e desigualdade social, enquanto em outros as condições não são tão extremas.


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

A análise geográfica é feita a partir de várias lentes e conceitos. Assim, é preciso conhecer bem esses conceitos para que a leitura da sociedade e do espaço seja feita de forma adequada. Pensando por esse prisma, observe o conceito a seguir:

“É uma instituição formada por povo, território e governo. Representa, portanto, um conjunto de instituições públicas que administra um território, procurando atender os anseios e interesses de sua população.”

A que conceito refere-se a afirmação acima?

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...