Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Boas práticas no LinkedIn: veja como chamar atenção de empresas e recrutadores

Confira uma lista com 5 dicas de como utilizar o LinkedIn da melhor maneira possível e se dar bem no mercado de trabalho

Encontrar uma pessoa que ainda não tenha se rendido às redes sociais é raro. Seja para se entreter ou conhecer pessoas, fato é que grande parte da população está conectada.

Mas as redes sociais não se resumem somente à lazer. Existem ferramentas que possuem propósitos profissionais e que podem ser úteis para procurar trabalho, fazer networking, etc. Esse é o caso do LinkedIn, uma rede profissional que possui 850 milhões de usuários, segundo a própria plataforma.

“O LinkedIn é a principal rede social para quem está buscando emprego e quer se posicionar no mercado de trabalho”, resume a headhunter Juliana Costa. Para ela, a rede é muito “assertiva”, pois, mesmo que o profissional não esteja disponível para contratação, ter um perfil ativo indica que ele está “antenado no mercado de trabalho”.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

boas práticas no linkedin

Leia mais: LinkedIn: 3 dicas para você se destacar na plataforma
Quer ser rico? Veja as profissões mais bem pagas

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

A profissional Juliana Costa destaca ainda que, do mesmo jeito que sem uma conta no Instagram ninguém vai ficar sabendo sobre a sua vida, sem um perfil no LinkedIn “muitas empresas não vão nem saber que você existe”. Considerando a importância da rede, vale a pena entender como utilizá-la ao seu favor.

Boas práticas no LinkedIn

A analista de recrutamento e seleção, Dayane Farias, classifica o LinkedIn como “a principal ferramenta virtual de networking atualmente”. Ela explica que a rede social serve para buscar vagas, se conectar com pessoas que podem te ajudar profissionalmente, etc.

Para você se dar bem na plataforma, confira algumas boas práticas indicadas pela headhunter Juliana Costa e pela analista Dayane Farias:

1. Atualizar seu cargo 

Além de manter seu cargo atualizado no LinkedIn, também é importante descrever as tarefas que você fez em cada emprego anterior, sugere Juliana.

2. Interagir

Compartilhar, curtir e comentar publicações são ações super bem-vindas no LinkedIn, explica a headhunter Juliana. “É uma forma de você começar a ser vista” e também “começar o networking”, esclarece Juliana Costa. 

3. Fazer conexões com pessoas estratégicas

A analista de recrutamento e seleção, Dayane, recomenda que os profissionais façam conexões com pessoas estratégicas. Isso porque o Linkedin pode ser visto como uma “ferramenta para ampliar networking”.

4. Escrever notas antes de fazer convites

Na hora de se conectar com uma pessoa nova, o Linkedin dá a possibilidade do usuário escrever uma nota antes de enviar o convite. Para a profissional Dayane, não aproveitar esse espaço para se apresentar é um erro.

5.  Publicar assuntos adequados

A analista Dayane Farias explica que é um erro “publicar assuntos pessoais, como foto de noiva no perfil”. No Linkedin, o usuário deve falar de assuntos que tenham a ver com a própria área de atuação.

Veja também: Dicas para mandar bem em uma entrevista de emprego on-line
5 dicas para entrevista de estágio na área de RH


Quer melhorar o currículo? Saiba como

Uma das informações importantes que é preciso inserir no LinkedIn é a formação acadêmica. Por isso, buscar por algum curso superior pode ser uma ótima escolha. Na Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% para graduação.

Procurar bolsas de estudo

A Quero Bolsa tem parceria com mais de 1.000 faculdades. Confira algumas bem avaliadas pelo MEC:

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações