Primeira impressão
Diversas pessoas costumam ignorar as principais regras para uma boa entrevista de emprego quando se trata de um estágio e pensam que, por ser uma vaga “júnior”, não é preciso se esforçar muito.
Todavia, esse é o principal erro que você pode cometer.
A vaga de estágio pode ser o seu papel inicial na empresa, mas ao longo do tempo, dependendo da sua evolução, também é possível alcançar outros cargos. No entanto, isso com certeza não irá acontecer se logo na sua primeira oportunidade você não passar uma boa impressão.
Por isso, separamos aqui 5 dicas bem básicas sobre isso, são elas:
-
Chegar com antecedência;
-
Usar um traje condizente com uma entrevista de emprego;
-
Levar sempre um currículo impresso;
-
Ser cordial com todos que você tiver contato enquanto aguarda o recrutador;
-
Estar preparado.
Todas essas dicas básicas com certeza ajudarão você a passar uma boa impressão. Mas lembre-se que, ao conseguir a vaga ou até mesmo ao término da entrevista, você deve continuar sendo gentil, chegando com antecedência, e se portando de maneira condizente com o ambiente.
Afinal, não basta montar um personagem para aquela ocasião e ser uma pessoa totalmente diferente na vida, não é mesmo?
Cordialidade e pontualidade são valores exigidos para ter sucesso em qualquer área da sua vida e não somente na entrevista de estágio.
Leia o ambiente
Enquanto aguarda o recrutador, observe todos a sua volta, aquela empresa e como todos se comportam nela. Veja o que mais te chama a atenção e o porquê você quer estar ali. Fazer essa leitura do ambiente é importante para poder responder aquela pergunta “por que você gostaria de trabalhar aqui”.
Faça perguntas
Por fim, é importante que você mostre interesse naquela empresa e faça perguntas ao recrutador. Não é uma boa estratégia sair da entrevista cheio de dúvidas e nem mesmo é confortável para o recrutador estar em um monólogo.
Leia mais: Veja o salário médio de um tecnólogo em recursos humanos
Claro que as suas perguntas devem ser condizentes e profissionais, então dúvidas sobre a cultura da empresa, rotinas e sistemas utilizados são super bem-vindas e demonstram seu interesse em saber mais sobre a organização.
Essas são algumas dicas essenciais para você se dar bem em uma entrevista de estágio, mas antes de encerrarmos, é importante lembrar que você também pode se deparar com entrevistas virtuais durante a sua busca por uma oportunidade, para isso, temos boas dicas também.
Dicas rápidas para entrevistas virtuais
Tudo que falamos acima, utilizamos como exemplo experiências de entrevistas presenciais. Contudo, atualmente diversos recrutadores estão realizando entrevistas virtuais e, por isso, você deve também estar preparado.
As dicas são quase as mesmas, a diferença é que a sua preparação para a entrevista virtual é um pouco diferente.
Avise as pessoas na sua casa sobre a entrevista
Antes de mais nada, você deve combinar com as pessoas que moram com você para não fazerem muito barulho durante a sua entrevista de emprego. Para isso, você deve comunicá-los que a sua câmera e microfone estarão abertos, para evitar qualquer imprevisto.
Prepare o ambiente
O ambiente também é bastante importante. Escolha o lugar menos barulhento possível e com boa iluminação para que o recrutador possa enxergar e compreender tudo que você fala, sem ruídos ou interferências externas.
Uma outra observação é testar todos os seus aparelhos antes da entrevista, microfone, câmera e até mesmo a conexão.
Se a sua conexão costuma cair com frequência, você precisa de um plano B, nem mesmo que seja utilizar a conexão do celular ou ir até a casa de um amigo ou familiar próximo.
Leia mais: Quais são as novas tendências para o profissional de recursos humanos?
Esteja preparado
Agora sim, todas aquelas dicas que falamos acima servem perfeitamente para este momento. Você deve estar vestido formalmente, deve entrar na reunião com antecedência e ser sincero em suas repostas.
Colaboração: PontoTel.
Como estudar Recursos Humanos?
Pensando em estudar Recursos Humanos? Que tal economizar nas mensalidades com até 90% de desconto?
Com a Quero Bolsa, você pode estudar pagando pouco, sem participar de um vestibular ou cumprir critérios burocráticos. É só acessar o site e adquirir o benefício válido para todo o curso.
São milhares de instituições parceiras, e você pode encontrar a sua clicando no botão abaixo: