Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

5 dicas para entrevista de estágio na área de RH

Uma entrevista de emprego é sempre gera muita expectativa e ansiedade, ainda mais quando a vaga é nosso primeiro contato com a área que escolhemos para nossa formação, como o estágio. 

Essa é uma questão ainda maior para os estudantes de Recursos Humanos que,  geralmente, são entrevistados por seus futuros colegas de trabalho. 

Nesse momento, é normal termos diversas dúvidas sobre como nos portar, o que dizer e como falar das nossas experiências, sejam elas profissionais ou teóricas. 

Mas não se preocupe, nesse texto você terá boas dicas para entrevista de estágio na área de RH. Vamos começar?

Leia mais: Conheça a rotina do profissional de RH 

entrevista de emprego

Estágio na área de RH: Conheça Atribuições

A primeira coisa que você, estudante, deve ter em mente é que a área de Recursos Humanos é uma das mais importantes da empresa. Ela lida com os recursos humanos, ou seja, com pessoas, além de trabalhar para o desenvolvimento do colaborador dentro de uma organização. 

Por isso, os profissionais do RH são um pouco de tudo. Eles entendem de legislação trabalhista, de psicologia, motivação, cálculos trabalhistas e de todos os processos burocráticos que envolvem a vida de um funcionário. 

Suas atribuições são muitas, por isso, ao tentar uma vaga de estágio nessa área, você deve estar por dentro de todas as novidades do setor. 

Conheça um pouco mais sobre a área de RH

Dentro do RH você pode se deparar com diversas frentes, podemos citar como as principais: recrutamento, seleção, folha de pagamento, gestão de benefícios, treinamento, desenvolvimento do colaborador e gestão de pessoas

Na faculdade, você já deve ter se identificado com alguma dessas frentes, então, é importante que você aplique sua candidatura para vagas que condizem com a área que você quer seguir. 

Claro que é importante conhecer todos os processos e áreas do RH, mas sempre tem aquela área específica que você tem mais afinidade ou quer explorar mais.

No momento em que você se candidatar, pesquise também sobre as principais tecnologias utilizadas naquele setor. Por exemplo, se você aplicou sua candidatura para um estágio no setor pessoal, é essencial  pesquisar sobre as novas tecnologias de controle de ponto, como o ponto móvel, que veio para facilitar o controle de jornada e realiza a marcação de ponto através de um celular. 

Agora, se a sua candidatura é direcionada para a área de gestão de pessoal, é extremamente que você saiba quais são os principais indicadores e quais as melhores ferramentas para medi-los, como planilhas ou sistemas. 

A principal dica aqui é estar preparado para o cargo que deseja ocupar, por isso, é importante conhecer muito bem o setor. Sem mais demora, vamos para as dicas para entrevista de estágio na área de RH.

Leia mais: Qual é a diferença entre os cursos de administração e gestão de recursos humanos? 

Dicas para a entrevista

Você com certeza sabe que uma entrevista começa muito antes da data e horário marcado. Ao receber o primeiro contato do recrutador, você deve realizar uma ampla pesquisa sobre a empresa. 

Entender a história, saber quais são os seus valores, sua cultura organizacional e tudo que possa te preparar melhor para aquele momento. Depois, é hora de ir para a entrevista, veja nossas principais dicas!

Pratique suas respostas e tenha convicções sobre elas

Em toda entrevista de emprego existem algumas perguntas chaves, é bastante provável que o recrutador peça para que você fale mais sobre você, sobre as suas experiências e a sua disponibilidade. 

Quando se trata de estágio, é bastante comum que perguntem quais são seus planos para o futuro e o que te motivou a escolher essa área em questão. É importante que você pratique antes da entrevista essas respostas, para que não dê nenhuma resposta inadequada, ou muito fora do que o recrutador perguntou. 

Praticar suas respostas é extremamente importante para que você consiga se destacar na multidão.

Respostas batidas, como “meu maior defeito é ser muito perfeccionista”, já estão um pouco fora de moda. Basta imaginar que, apenas em um dia, aquele recrutador já entrevistou diversas pessoas, se você for apenas mais uma com respostas prontas e comuns, as chances de se destacar são mínimas.

Seja você

Uma segunda boa dica é ser sincero, seja sobre suas experiências, seja sobre sua disponibilidade. Para isso, tenha convicção do que fala e seja verdadeiro. 

Lembre-se que não é vergonha não ter nenhuma experiência anterior. Afinal, você está se candidatando para uma vaga de estágio, em que irá aprender muito sobre a área e então ganhar experiência. 

Leia mais: 50 melhores faculdades presenciais e EaD de recursos humanos, segundo MEC 

Quando o recrutador questionar suas experiências, seja sincero e diga o que está estudando, fale sobre seus destaques na faculdade, cursos que você já fez, ou até mesmo uma experiência profissional anterior e o que você aprendeu com ela.  

Mostre que você tem bastante interesse na área e que, mesmo sem ter uma experiência prática, tem uma boa bagagem teórica. 

A mesma coisa sobre a disponibilidade, é importante ser sincero com o recrutador, falar sobre os seus estudos, quais os horários da sua graduação e qual o período que você tem disponível para o estágio, mas claro, sem ser irredutível. 

Expondo a sua disponibilidade, a empresa saberá qual o melhor horário para o seu estágio e até mesmo pode te fazer uma proposta. Por isso, é importante estar aberto a ouvir o que a empresa tem para propor. 

Primeira impressão 

Diversas pessoas costumam ignorar as principais regras para uma boa entrevista de emprego quando se trata de um estágio e pensam que, por ser uma vaga  “júnior”, não é preciso se esforçar muito. 

Todavia, esse é o principal erro que você pode cometer. 

A vaga de estágio pode ser o seu papel inicial na empresa, mas ao longo do tempo, dependendo da sua evolução, também é possível alcançar outros cargos.  No entanto, isso com certeza não irá acontecer se logo na sua primeira oportunidade você não passar uma boa impressão. 

Por isso, separamos aqui 5 dicas bem básicas sobre isso, são elas:

  • Chegar com antecedência;

  • Usar um traje condizente com uma entrevista de emprego; 

  • Levar sempre um currículo impresso;

  • Ser cordial com todos que você tiver contato enquanto aguarda o recrutador;

  • Estar preparado. 

Todas essas dicas básicas com certeza ajudarão você a passar uma boa impressão. Mas lembre-se que, ao conseguir a vaga ou até mesmo ao término da entrevista, você deve continuar sendo gentil, chegando com antecedência, e se portando de maneira condizente com o ambiente. 

Afinal, não basta montar um personagem para aquela ocasião e ser uma pessoa totalmente diferente na vida, não é mesmo? 

Cordialidade e pontualidade são valores exigidos para ter sucesso em qualquer área da sua vida e não somente na entrevista de estágio. 

Leia o ambiente

Enquanto aguarda o recrutador, observe todos a sua volta, aquela empresa e como todos se comportam nela. Veja o que mais te chama a atenção e o porquê você quer estar ali. Fazer essa leitura do ambiente é importante para poder responder aquela pergunta “por que você gostaria de trabalhar aqui”.

Faça perguntas

Por fim, é importante que você mostre interesse naquela empresa e faça perguntas ao recrutador. Não é uma boa estratégia sair da entrevista cheio de dúvidas e nem mesmo é confortável para o recrutador estar em um monólogo. 

Leia mais: Veja o salário médio de um tecnólogo em recursos humanos 

Claro que as suas perguntas devem ser condizentes e profissionais, então dúvidas sobre a cultura da empresa, rotinas e sistemas utilizados são super bem-vindas e demonstram seu interesse em saber mais sobre a organização.

Essas são algumas dicas essenciais para você se dar bem em uma entrevista de estágio, mas antes de encerrarmos, é importante lembrar que você também pode se deparar com entrevistas virtuais durante a sua busca por uma oportunidade, para isso, temos boas dicas também.

Dicas rápidas para entrevistas virtuais

Tudo que falamos acima, utilizamos como exemplo experiências de entrevistas presenciais. Contudo, atualmente diversos recrutadores estão realizando entrevistas virtuais e, por isso, você deve também estar preparado. 

As dicas são quase as mesmas, a diferença é que a sua preparação para a entrevista virtual é um pouco diferente. 

Avise as pessoas na sua casa sobre a entrevista 

Antes de mais nada, você deve combinar com as pessoas que moram com você para não fazerem muito barulho durante a sua entrevista de emprego. Para isso, você deve comunicá-los que a sua câmera e microfone estarão abertos, para evitar qualquer imprevisto. 

Prepare o ambiente

O ambiente também é bastante importante. Escolha o lugar menos barulhento possível e com boa iluminação para que o recrutador possa enxergar e compreender tudo que você fala, sem ruídos ou interferências externas. 

Uma outra observação é testar todos os seus aparelhos antes da entrevista, microfone, câmera e até mesmo a conexão. 

Se a sua conexão costuma cair com frequência, você precisa de um plano B, nem mesmo que seja utilizar a conexão do celular ou ir até a casa de um amigo ou familiar próximo. 

Leia mais: Quais são as novas tendências para o profissional de recursos humanos? 

Esteja preparado

Agora sim, todas aquelas dicas que falamos acima servem perfeitamente para este momento. Você deve estar vestido formalmente, deve entrar na reunião com antecedência e ser sincero em suas repostas. 

Conclusão

Seguindo todas essas dicas para entrevista de estágio na área de RH, você conseguirá se dar bem tanto em entrevistas presenciais quanto virtuais. 

Lembre-se que o RH está cada vez mais estratégico, então quanto mais você ler e aprender sobre isso, maiores suas chances de se destacar e conseguir a sua nova oportunidade de estágio!

Colaboração: PontoTel

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54