Qual é a diferença entre os cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos?
Está em dúvida entre Administração e Gestão de Recursos Humanos? Saiba quais são as características de cada curso e facilite sua escolha!
Atualizado em: 18/12/2019
O processo de escolha de profissão é um momento decisivo na vida de qualquer pessoa. Com tantas possibilidades de cursos é comum surgirem muitas dúvidas.
Os cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos, por exemplo, podem confundir os candidatos pois ambos formam profissionais capacitados para gerenciar pessoas e recursos financeiros em empresas. No entanto, as duas profissões possuem diferenças significativas.
Enquanto a graduação em Administração é oferecida no grau bacharelado, o curso de Gestão de Recursos Humanos é ofertado como tecnológico. Os dois tipos de cursos pertencem ao Ensino Superior mas diferenciam-se, principalmente, pelo tempo de duração e pelo enfoque dado aos conteúdos da grade curricular.
Veja também:
+Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?
+Cursos tecnólogos: 8 coisas que você deve saber sobre esse tipo de graduação
+ Teste Vocacional de Administração
Os cursos tecnológicos possuem duração de até três anos. Já os bacharelados têm a carga horária mínima de quatro anos. Por serem mais curtas, as graduações tecnológicas possuem mensalidades mais baratas e um aspecto mais prático, voltado para as demandas do mercado de trabalho.
“O curso de Administração é mais generalista, passa por diversas áreas da gestão, além de incluir disciplinas acadêmicas voltadas para pesquisadores. Nele, estuda-se Recursos Humanos, porém de maneira mais superficial. Já o curso tecnológico é um curso mais focado na área de estudo, que aprofunda os conteúdos dos diversos subsistemas de RH. Praticamente todas as suas disciplinas, ao longo dos dois anos, são voltadas para a gestão de RH”, explica o coordenador do curso tecnológico de Gestão de Recursos Humanos da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), Wagner Stoffel.
De acordo com dados divulgados pelo Censo do Ensino Superior de 2017, os cursos tecnológicos apresentaram maior número de matrículas em comparação aos bacharelados. Entre 2016 e 2017, o número de matrículas no grau de bacharelado registrou um aumento de 5,6%. Já o grau de tecnológico apresentou um aumento de 16,2% de alunos ingressantes em 2017.
Com o objetivo de ajudar aqueles que ainda estão no processo de escolha de sua profissão, a Revista Quero disponibilizou abaixo as principais características do curso e do mercado de trabalho de cada área. Confira!
Administração
O administrador é responsável por gerenciar os recursos financeiros, materiais, humanos e a rotina de uma empresa por meio de estratégias. Ele também pode atuar no setor de compras de fornecedores ou venda de produtos e na área de relacionamento com os funcionários com assuntos corporativos.
Veja também:
+Teste: Você tem perfil para cursar Administração?
+Quais são os melhores cursos de Administração do Brasil? Descubra já!
O curso
Com duração média de quatro anos, o bacharelado em Administração explora áreas generalistas como matemática, estatística e sociologia ao longo dos dois primeiros anos. A partir do terceiro ano, porém, a grade curricular volta-se para matérias mais específicas como logística, finanças, marketing e recursos humanos.
Além disso, há o estudo de casos reais e, em algumas instituições, é obrigatória a produção do TCC e a conclusão do estágio supervisionado.
Mercado de trabalho
Para exercer a função de administrador é necessário estar registrado no Conselho Regional de Administração (CRA).
De acordo com a Pesquisa Nacional: Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador, realizada em 2015 pelo Conselho Federal de Administração (CFA), o número de administradores no País teve um aumento de 34% em 2015.
Em contrapartida, a quantidade de profissionais da área que declararam ser registrados em carteira assinada caiu de 78,48% para 75,14% entre 2011 e 2015.
O estudo apontou, ainda, que as áreas mais demandadas em Administração são Administração Geral, Financeira, Vendas e Recursos Humanos.
Veja também:
Teste: Você tem perfil para cursar Administração?
As 50 melhores faculdades de Administração no Brasil, segundo o MEC
Gestão de Recursos Humanos
O curso de Gestão de RH forma profissionais capacitados para gerenciar pessoas dentro de empresas. Para isso, ele desenvolve planos de carreira, estratégias de recrutamento, seleção e treinamento. Além disso, ele também atua no setor de políticas salariais e na qualidade de vida dos funcionários.
Veja também:
+ Encontre bolsas de estudo de até 80% para Recursos Humanos
+Teste Vocacional para Recursos Humanos: descubra se tem perfil para o curso
O curso
Com duração média de dois anos, a grade curricular do curso é direcionada para questões trabalhistas como segurança no trabalho, legislação trabalhista, negociação de conflitos e matemática financeira.
Algumas instituições exigem a entrega do TCC para a conclusão do curso, assim como o envio de atividades complementares.
Veja também:
+O que você precisa ter em mente antes de iniciar o TCC
+O que são horas complementares?
Mercado de trabalho
Assim como o administrador, o gestor de Recursos Humanos precisa estar registrado no Conselho Regional de Administração, que também é responsável pela área de RH.
Segundo um levantamento publicado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul (ABRH-RS) em 2018, a área de RH possui aproximadamente 189 mil profissionais. Outra pesquisa realizada pela ABRH nacional, apontou que 92% dos funcionários do setor de RH são contratados pelo regime CLT.
Em 2018, a função de analista de Recursos Humanos foi a quinta ocupação com maior número de contratações – cerca de 18 mil -, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Veja também:
7 cursos online gratuitos com certificado da FGV na área de RH
Estude Gestão de Recursos Humanos
Os recrutadores de empresas preferem bacharelados ou tecnólogos?
Segundo o coordenador Wagner Stoffel, apesar de as instituições mais tradicionais apresentarem algum tipo de resistência, o mercado de trabalho tem cada vez mais focado os esforços de captação nas competências dos candidatos e menos nos currículos.
“Cada vez mais os cursos tecnológicos vêm ganhando espaço, não apenas por permitir o ingresso mais rápido no mercado de trabalho, como pela maior especialização proporcionada ao seu egresso, já que sua formação é focada nas competências necessárias àquele profissional”, conclui.
Veja também:
+Vale a pena ser tecnólogo?
+7 tecnólogos com salários acima de R$5.000
+6 cursos tecnólogos mais procurados
E aí? Já sabe qual curso é o ideal para você? Conte para nós nos comentários. 😉