logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

O que são horas complementares?

por Patrícia Carvalho em 29/04/19 540 visualizações

Se você é aluno de um curso de graduação, você provavelmente já ouviu falar sobre horas  complementares. Mas, afinal, o que são essas horas?


O nome oficial utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) é atividade complementar, que como o próprio nome já diz, são atividades extras realizadas pelos estudantes fora do período de aulas. Sem a entrega das atividades, os alunos não podem colar grau ou retirar o diploma.

Veja também:
Entenda a diferença entre certificado e diploma

Há um decreto publicado pela Câmara de Educação Superior em 2003, que determina a presença das atividades nas diretrizes dos cursos de graduação. O objetivo, segundo o MEC, é enriquecer o processo de aprendizagem e complementar a formação profissional.

Além do decreto, existe uma resolução publicada em 2007, responsável por estabelecer uma carga horária mínima de atividades complementares a serem entregues, as quais não devem ultrapassar 20% da carga horária total do curso. Por esse motivo, a quantidade de horas exigidas pode variar de acordo com o curso e a instituição de ensino.

Veja a seguir alguns exemplos de atividades complementares:

  • semanas acadêmicas;
  • congressos;
  • seminários;
  • palestras;
  • conferências;
  • atividades culturais;
  • integralização de cursos de extensão e/ou atualização acadêmica e profissional;
  • atividades de iniciação científica e monitoria.
Veja também:
O que é Iniciação Científica?
Por que fazer Iniciação Científica?

As atividades são divididas em acadêmicas, científicas e culturais. Há um mínimo de horas a ser entregue em cada uma das modalidades, que também varia de acordo com a instituição.

As acadêmicas referem-se a atividades como congressos e seminários; já as culturais, incluem visitas a museus, teatros etc; e as científicas são as horas relacionadas a pesquisas. A validação das horas e quaisquer dúvidas referente a atividades complementares devem ser levadas à secretaria do curso de graduação.

E aí? Tirou suas dúvidas? Conte para nós o que achou do conteúdo nos comentários abaixo. ;)

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54