logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Entenda a diferença entre certificado e diploma

por Patrícia Carvalho em 22/04/19 1,9 mil visualizações

Ao concluir um curso ou participar de eventos como conferências e palestras, grande parte das instituições e plataformas de ensino oferecem diploma ou certificado. Os documentos servem como comprovante das horas cumpridas e como experiência profissional no currículo. 

Veja também:
4 modelos de currículo para baixar e preencher
Como ter um currículo interessante mesmo sem experiência profissional?

Se você é estudante, os documentos ainda podem valer horas complementares. Para obtê-los, é necessário fazer a solicitação na instituição responsável.

Tanto o diploma quanto o certificado podem ser utilizados como comprovantes. No entanto, eles possuem diferenças significativas. Veja a seguir quais são elas e fique por dentro das características de cada documento:


Certificado

O dicionário Michaelis define a palavra certificado como um documento que tem a função de atestar ou certificar a exatidão de alguma coisa.

Na área da educação, é utilizado para garantir a participação em cursos, palestras, congressos, conferências e simpósios. Além disso, pode ser utilizado como comprovante de conclusão de curso, enquanto o diploma não é emitido.

O documento é emitido segundo as regras e políticas de cada instituição organizadora, sem a necessidade de um órgão regulamentador. 

Diploma

Segundo o Ministério da Educação (MEC), diploma é um documento que "atesta a conclusão de um curso superior e assegura os direitos destinados à carreira profissional desse nível" em território nacional.

Veja também:
Diploma de faculdade pode aumentar até 237% a média salarial do brasileiro
Desemprego afeta mais os profissionais sem diploma de faculdade

O documento também confere títulos como bacharel, licenciado, pós-graduado, mestre e doutor aos solicitantes. No entanto, para ingressar nos cursos de pós-graduação e obter os demais títulos é necessário ter o diploma de graduação.

Para ser válido, o diploma deve ser emitido gratuitamente pela instituição de ensino na qual o estudante cumpriu ou está cumprindo um curso reconhecido e regulamentado pelo MEC. 

E aí? Gostou do conteúdo? Conte para nós nos comentários. ;)
Está a fim de obter o seu diploma em um curso superior? É só clicar no botão abaixo e dar o primeiro passo!

Bolsas por WhatsApp

É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! ;)

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54