Como ter um currículo interessante mesmo sem experiência profissional?
Veja dicas que podem te ajudar na conquista do primeiro emprego.
Ingressar no mercado de trabalho pode parecer um bicho de sete cabeças, afinal, logo no momento de organizar o currículo surgem vários desafios. Uma dúvida bastante comum é como preencher o currículo sem ter nenhuma experiência profissional.
Quando você está iniciando uma carreira é normal que não tenha experiência profissional, fique tranquilo quanto a isso. A grande questão é, não ter experiência profissional não significa que você deva ter um currículo desinteressante.
Organizamos uma lista com algumas atividades que podem deixar o seu currículo mais interessante comparado aos currículos de outros candidatos também sem experiência profissional.
Cursos livres
Uma boa forma de enriquecer o seu currículo é realizar cursos livres. São diversas as oportunidades de realizar cursos, inclusive gratuitos, para desenvolvimento profissional.
Algumas prefeituras oferecem projetos voltados a profissionalização de jovens e adolescentes, verifique o site da gestão municipal da sua cidade. Também existe a opção de realizar cursos online gratuitamente, veja abaixo alguns sites que oferecem cursos gratuitos:
Veduca
Senai/Sesi
Coursera
Fundação Bradesco
Unesp Aberta
Ver lista completa de cursos online gratuitos
Além de ser uma excelente forma de dar destaque ao seu currículo, realizar cursos livres poderá e também aumentar muito as suas chances de conquistar uma vaga de emprego caso você seja estratégico. Por exemplo, caso você esteja concorrendo a uma vaga na área de Logística, realizar cursos nessa área evidenciará o seu interesse.
Ponto de atenção: Seja cauteloso no momento de listar em seu currículo os cursos livres que tenha feito. Tenha sempre em mente que quantidade não é quantidade, e não basta ter um currículo com mais de dez cursos se não aprendeu nada de relevante e que possa contribuir com sua vida profissional. E imagina só que vergonha ser questionado por um curso que consta em seu currículo e não lembrar nada do que aprendeu nele? Pois é, pense bem.
Trabalho voluntário
Caso você tenha disponibilidade, procure iniciativas locais que prestem trabalho voluntário.
Além de ser importante para o crescimento pessoal, se envolver em projetos voluntários poderá demonstrar engajamento social e chamar a atenção do recrutador que deparar com seu currículo.
Onde encontrar iniciativas de voluntariado: escolas, igrejas, cursinhos populares, universidades, associação de moradores, etc.
Participação em eventos e palestras
Caso você tenha participado de algum evento interessante ou palestras que sejam relevantes para o mercado de trabalho, não hesite em colocá-las em seu currículo. Mas vale a mesma dica sobre qualidade acima de quantidade, ok?
Gostou das dicas? Espero que sim! Mas não vá embora ainda não pois tenho mais coisa boa para compartilhar com você.
Como temos muito conteúdo com dicas para quem gostaria de ingressar no mercado de trabalho, decidimos organizar uma lista com os textos que podem te ajudar a conquistar um emprego. Veja abaixo:
RH: Saiba como responder quais são suas qualidades e defeitos na entrevista de emprego
Perguntas e Respostas: 19 dicas para mandar bem na primeira entrevista de emprego
10 erros comuns em uma entrevista de emprego
Como se sair bem em uma entrevista de emprego
Como falar bem de si mesmo na entrevista de emprego sem ser arrogante
4 modelos de currículo para baixar e preencher
O que colocar no objetivo do currículo