Como fazer uma iniciação científica?
Normalmente, o primeiro passo para fazer uma iniciação científica é fazer um projeto de pesquisa, o qual o aluno deve apresentar à universidade e à instituições de incentivo à pesquisa (Capes, CNPq, Fapesp, por exemplo) para pleitear uma bolsa de pesquisa. Com o projeto aprovado pelas duas instituições, é hora de começar de fato a iniciação científica.
Quais são as etapas da iniciação científica?
Os trabalhos de iniciação científica normalmente seguem uma ordem, confira abaixo:
1) Fazer o projeto
Escolha do tema: o estudante deve escolher sobre qual assunto e qual área deseja fazer a sua pesquisa. Nesta etapa é bom ter a orientação de um professor, que irá fazer sugestões de melhorias e propor objetivos a serem alcançados.
Escolha das referências: embora a sua pesquisa aborde um tema novo, todo trabalho científico tem alguma referência relacionada para ser consultada. Essa é a hora de escolher quais serão as referências (textos científicos, dados estatísticos, artigos de internet, apostilas, jornais e revistas) do seu trabalho.
Escrever a justificativa e formular a pergunta-problema: nesta parte você deverá colocar no seu trabalho o porquê da escolha daquele tema e porque é relevante falar sobre ele, além de formular a pergunta central que a sua pesquisa propositará responder.
Definir objetivo e metodologia: escrever qual ou quais objetivos a pesquisa pretende alcançar, além de qual metodologia será usada para realizar tal pesquisa
Definir um cronograma: normalmente, o projeto de iniciação científica possui uma organização na forma de cronograma, com data de cada etapa.
Confira: Tudo sobre o Currículo Lattes segundo a Capes
+ Qual é a diferença entre Capes, CNPq e Fapesp?