Você conhece o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes?

É possível consultar teses e dissertações desde 1996 que estejam armazenadas na plataforma Sucupira da Capes

livros dissertação capes
Saiba mais sobre o catálogo de dissertações da Capes

* Texto escrito pela colaboradora Brenda Torres

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma fundação do Ministério da Educação, o famoso MEC, que tem como principal função consolidar e expandir as pesquisas científicas de pós-graduação, seja de mestrado ou doutorado, dentro do território nacional. 

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

A Capes também fomenta a formação de professores do ensino básico, a fim de ampliar os efeitos de seus programas no desenvolvimento dos profissionais. Levando em consideração que a Coordenação acompanha o avanço e a disseminação de conhecimento de acordo com o caminhar da sociedade. 

Suas principais responsabilidades seguem algumas linhas de ação, como avaliar as pesquisas desenvolvidas, democratizar o acesso e a divulgação da produção científica nacional, investir na formação de alto nível no Brasil e em países estrangeiros e promover a colaboração científica internacional. 

A fim de saber mais sobre a Capes? Acesse uma matéria explicativa sobre a Coordenação publicada anteriormente aqui na Revista Quero Bolsa.

Quer fazer sua pós-graduação com descontos em todas as mensalidades? Clique no botão abaixo e veja as vagas disponíveis no Quero Bolsa.


Bolsas para pós

 

O que é e como acessar o catálogo de teses e dissertações da Capes? 

Em 2002, a Capes decidiu recuperar e compartilhar os materiais desenvolvidos nos cursos de pós-graduação, com o objetivo de disseminar o acesso à informação. 

A partir de então, foi criada uma biblioteca digital onde fica disponível, no site da Capes, para a comunidade acadêmica e demais interessados, o Catálogo de Teses e Dissertações, onde é possível encontrar o resumo de todos os trabalhos de pós-graduação defendidos anualmente no Brasil. 

Dessa forma, os pesquisadores e demais acadêmicos podem abranger seu leque de referências para estudar e abordar em sua linha de estudo, já que todas informações bibliográficas são fornecidas pelos programas de pós-graduação, que se responsabilizam e firmam a veracidade dos dados. 

Quantos trabalhos estão disponíveis nessa ferramenta da Capes?

Inicialmente, 125 mil resumos de teses e dissertações, desenvolvidos entre 1996 e 2001, foram disponibilizados. Mas, posteriormente, como o intuito é sempre ampliar o compartilhamento, foram incluídas também defesas realizadas a partir de 1987, e demais trabalhos defendidos deste ano em diante. 

Desde então, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes é atualizado todo ano, após informe das instituições que possuem programas de pós-graduação para a coordenação.

Como procurar as teses e dissertação no catálogo?

A usabilidade do catálogo é bem intuitiva, o que facilita a busca pelos trabalhos e proporciona maior assertividade nos resultados. 

A ferramenta permite que a pesquisa seja feita pelos seguintes campos: região, área de avaliação, área de conhecimento, Instituição de Ensino Superior (IES), programa, ano e orientador.

O pesquisador pode escolher um ou quantos campos achar necessário para fazer sua busca, podendo selecionar até todos os campos.

Além disso, é possível consultar microdados do Catálogo de Teses e Dissertações, detalhes de cada trabalho, como também fazer o download de alguma tese ou dissertação.

Leia também:
Tudo sobre o Currículo Lattes segundo a Capes
O que são os editais da Capes e como acessá-los?

Como incluir minha pesquisa no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes?

Para que seu trabalho de pós-graduação seja publicado no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, assim como todas as demais informações sobre o desenvolvimento dele, é necessário que os coordenadores do programa de pós-graduação das faculdades encaminhem o material para o sistema Coleta de Dados, antes um aplicativo e hoje reformulado para fazer parte da Plataforma Sucupira.

O sistema Coleta de Dados foi desenvolvido pela própria Capes para coletar informações sobre cursos de mestrado e doutorado, tanto dos programas acadêmicos como dos programas profissionais, que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Já a Plataforma Sucupira é uma ferramenta desenvolvida para ser a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação, voltada exclusivamente para a coleta, análise e avaliação dos cursos de doutorado e mestrado cadastrados pela Capes.


Com isso, a plataforma disponibiliza para toda a comunidade acadêmica todos os procedimentos que a Capes realiza no SNPG, em tempo real.

Para participar do Sistema Nacional de Pós-Graduação basta que o curso seja recomendado pela Capes e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, do Ministério da Educação.

A partir disso, deve-se prestar informações à Coordenação acerca de todas as atividades acadêmica e de pesquisa desenvolvidas ao longo do programa, como formação e projeto de atividades do corpo de docentes, infraestrutura para que o curso aconteça, disciplinas que fazem parte do programa, matrícula e título dos alunos, projetos de pesquisas desenvolvidos, além de produção bibliográfica utilizada para os artigos científicos, produção técnica e, sobre o que estamos falando, as teses e dissertações defendidas.

Esses dados podem ser incluídos no sistema a qualquer momento de forma online.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações