logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

O que é a Capes?

por Caroline Sassatelli em 15/05/19 1,6 mil visualizações

Se você já pesquisou qualquer coisa sobre pós-graduação stricto-sensu, provavelmente já viu sobre o nome Capes por aí. Mas, afinal, o que isso significa?


Capes é a abreviação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Essa fundação faz parte do Ministério da Educação (MEC) e é a responsável por incentivar, regrar e dispor sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado). Ainda, ela também atua na formação de professores da educação básica no Brasil.

Leia também:
Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
Qual a diferença entre mestrado e doutorado?

De acordo com o que é divulgado pela própria Capes, ente suas principais atividades estão:

1. Avaliação da pós-graduação stricto sensu (o que acontece a cada 4 anos)

Essa avaliação indica como está o padrão acadêmico dos programas de mestrado e doutorado no Brasil. Até hoje esses resultados servem de base para a formulação de políticas públicas para a área de pós-graduação e para a concessão de bolsas de estudo (caso esses programas se mantenham ativos).

2. Acesso e divulgação da produção científica.

A Capes criou um portal de compartilhamento de periódicos que traz a produção realizada pelos pesquisadores cadastrados em seus programas. Essa produção circula livremente por todo o país. 

3. Investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior.

Por meio de seus programas, até o momento (caso isso não mude por decisão do MEC),  a Capes concede bolsas de estudo para estimular a formação de pessoas com alto nível acadêmico, científico e tecnológico, concedendo-lhes os títulos de mestres e doutores em diversas áreas. Os programas podem ser consultados no próprio site da fundação

4. Promoção da cooperação científica internacional.

Através de acordos bilaterais com programas de pós-graduação no exterior, a Capes até hoje manteve projetos de pesquisa com instituições de ensino estrangeiras. Sua missão é financiar missões de trabalho, bolsas de estudo e o custeio dessas atividades. 

5. Indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância.

Esse programa organiza a oferta de cursos de licenciatura presenciais e a distância e incentiva a realização de projetos de estudos e pesquisas no campo da educação básica, para, principalmente, profissionais que já atuam na área.

Assim, pelos motivos acima é muito comum ouvir falar da Capes quando se fala em programas e bolsas de estudo voltadas para Mestrado e Doutorado em diversas Instituições de Ensino Superior espalhadas pelo país e também estrangeiras. Não vai esquecer mais o motivo, hein? 

Leia também:
Entenda os cortes da Capes para bolsas de pós-graduação
Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?





banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54