Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Tudo sobre o Currículo Lattes segundo a Capes

* Texto escrito pela colaboradora Érica Valério

O nosso objetivo é mostrar para você, caro leitor da Revista Quero, como fazer um Currículo Lattes segundo a Capes. Mas, antes disso, resolvemos dar um passo para trás e explicar uma coisa importante: o que, afinal, quer dizer Currículo Lattes?

Se quer saber essa resposta e muito mais, vem com a gente que é sucesso! :)

homem escrevendo currículo lattes mestrado
Tudo que você precisa saber sobre Currículo Lattes segundo a Capes

O que é o Currículo Lattes?

Segundo a própria Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Currículo Lattes é basicamente um compilado de informações acadêmicas disponíveis em uma plataforma online mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ele surgiu em 1999 para reunir as informações profissionais dos pesquisadores brasileiros. Leia mais nessa matéria da Revista Quero sobre o Currículo Lattes

Diferentemente do tão conhecido currículo vitae, o Lattes é hoje o padrão nacional de registro da vida acadêmica de estudantes e pesquisadores no país.

Ele tem uma grande importância na análise da trajetória acadêmica, com informações como:

- Formação,
- Idiomas de conhecimento,
- Áreas de produção científica,
- Instituições em que já tenha atuado,
- Artigos científicos publicados,
- Iniciação científica e,
- Participações em eventos.

mulher lupa gif
O currículo lattes reúne todas as suas informações acadêmicas

Como fazer seu Currículo Lattes

Sabemos que você está aqui porque quer saber como fazer um Currículo Lattes segundo as normas da Capes. Para começar, você precisa entender quais informações não podem ficar de fora e saber que o cadastro é obrigatório para quem deseja cursar uma pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), desejável para pós lato sensu (especialização e MBA) e muito importante para quem está de olho em bolsa de estudos. 

Prepare o papel e a caneta – ou o computador, bloco de notas do celular, ou o que preferir – e anote o passo a passo a seguir.

1º) Apresentação 

Esse é o texto inicial de seu currículo. Ele pode ser gerado automaticamente pelo sistema da plataforma ou editado pelo autor. Nele devem estar resumidas as informações de formação e experiência, interesses, identificação e endereço do profissional, resumo de sua formação e fluências em idiomas estrangeiros. 

2°) Formação acadêmica

Nessa parte devem ser inseridas as informações do curso de graduação, pós-graduações, cursos complementares, níveis de titulação, instituições e datas em que as aulas aconteceram. Vale inserir todos os dados de cursos e workshops realizados para comprovar seu conhecimento e formação. 

3°) Experiência profissional

Chegou a hora de incluir todas as informações da sua carreira profissional e também na área da pesquisa. Devem ser inseridas as experiências em empresas, quais eram as instituições, detalhes do cargo, carga horária do trabalho e regime de contratação.

4°) Linha de pesquisa

Essa seção é destinada à sua atuação como acadêmico. É possível incluir trabalhos de conclusão de curso, como o da graduação, pesquisas realizadas e temas de seu maior interesse.  

5°) Prêmios e títulos

A Plataforma Lattes também traz um espaço reservado para que o pesquisador possa compartilhar quais foram suas indicações e premiações relacionadas à pesquisa. É possível inserir os projetos de iniciação científica premiados e os prêmios recebidos na área de trabalho.

A opinião do presidente do CNPq

Segundo Evaldo Vilela, presidente do CNPq, a Plataforma Lattes, em seus 21 anos de existência, já está consolidada como a mais importante base de currículos de estudantes e pesquisadores do país.

 Evaldo Vilela, presidente do CNPq
Evaldo Vilela, presidente do CNPq (Foto: Divulgação)

Com mais de seis milhões de currículos cadastrados, ela apresenta a trajetória acadêmica, a produção científica, a participação em eventos, registros de patentes, publicação de livros, dentre tantas outras informações importantes para a carreira científica.

Ele lembra, ainda, que todos aqueles que pretendem concorrer a uma bolsa do CNPq, por exemplo, precisam ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes para que sejam avaliadas sua capacitação e produtividade para aquele pleito. Assim, é fundamental que as informações estejam mais atualizadas possíveis. 

É importante ressaltar que você só deve inserir no seu Currículo Lattes informações que poderão ser comprovadas com um certificado ou até mesmo uma declaração dos seus professores ou da instituição na qual você concluiu o curso. Inventar ou citar algo que você não realizou pode ser um risco.

Após essas etapas, que devem ser bem estruturadas, preenchidas sem erros e 100% completas, chegou a vez de cadastrar o seu currículo na Plataforma Lattes. E, como você já sabe muito bem, a equipe da Revista Quero é tão parceira que já deixou outra matéria preparada sobre este assunto para te ajudar. Veja aqui o passo a passo para cadastrar o seu currículo na plataforma Lattes.

Curiosidade importante!

Você sabia que o nome “Currículo Lattes” é uma homenagem ao físico curitibano Césare Mansueto Giulio Lattes? Ele foi um dos maiores cientistas e pesquisadores brasileiros que contribuiu para o desenvolvimento da física e também para criação do CNPq.

Dica: acesse a Plataforma Lattes antes de preencher o seu currículo para navegar por alguns já feitos por outras pessoas. Isso pode lhe ajudar com ideias para elaborar o seu. ;)


Já tenho o currículo, como posso começar uma pós?

Você já sabe todos os (ótimos) motivos para começar o seu mestrado, então, chega de desculpas e bora garantir o seu crescimento profissional? O site Quero Bolsa possui milhares de opções de bolsas de estudo de até 80% para quem quer dar aquele upgrade na carreira e garantir sua pós-graduação, seja especializaçãoMBAdoutorado ou mestrado. Não deixe essa oportunidade passar: a hora de alcançar o seu sonho é agora!

Confira as vagas em aberto abaixo:

Bolsas de pós-graduação


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54