Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Pós-Graduação

Passo a passo para cadastrar seu currículo na plataforma lattes

por Caroline Sassatelli em 07/05/19 1,9 mil visualizações

Em 1999, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou uma plataforma chamada lattes. O sistema online armazena informações de docentes e pesquisadores de todo o país e é usado hoje, principalmente, para análise de informações pelo órgão na concessão de bolsas de estudo.


As informações profissionais e acadêmicas armazenadas no lattes também são utilizadas por instituições de ensino para definir quem serão seus alunos na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Ou seja, é uma grande ferramenta voltada, principalmente, para a área acadêmica.

Leia também:
O que é Currículo Lattes?
Qual a diferença entre mestrado e doutorado?

Se você se interessa por pesquisa, quer cursar um mestrado ou um doutorado ou, pretende concorrer a uma bolsa oferecida pelo CNPq, é importante ter um currículo lattes bem estruturado, sem erros e completo. Dessa forma será muito mais fácil ganhar destaque, não é mesmo? Mas se você não faz nem ideia de onde começar, não se preocupe.

A Revista QB preparou um passo a passo abaixo explicando direitinho o que você deve fazer para ter um currículo marawonderful nessa plataforma. Confira abaixo:

1. Acesse o site da plataforma


No site principal do CNPq destinado à plataforma lattes é possível encontrar, a direita da página, o botão para cadastrar um novo currículo. E é exatamente ali que você deve acessar para iniciar o procedimento de armazenamento das suas informações. 

2. Faça o seu cadastro


O primeiro a se fazer é realizar o seu cadastro. Para isso, é necessário ter um e-mail válido, criar sua senha e selecionar qual é o seu país de origem. 

3. Insira informações pessoais


Chegou a hora cadastrar suas informações. Além de seu nome completo, também é exigido informações sobre dados de seus documentos pessoais e nomes dos pais. Você também poderá escolher uma foto a ser exibida para quem acessar o seu currículo e um nome social, o qual, basicamente, é como você será "conhecido" no meio acadêmico. 

Coloque as informações reais, não invente dados ou crie um nome que não tem nada a ver com você, ou que não traduza a seriedade que o meio acadêmico realmente merece (ou seja, talvez "Zé da pesquisa" não seja uma boa escolha). Não se esqueça que essa é a sua "vitrine" que pode ser consultada por qualquer pessoa. 

Vale dizer que os dados da documentação pessoal ou endereço (que é inserido na próxima janela, como mostra a imagem abaixo) por exemplo, não são exibidos em seu currículo.


4. Descreva suas informações acadêmicas


Essa é a principal parte do currículo lattes: as suas informações acadêmicas. Aqui você deve inserir onde e quando estudou durante o Ensino Superior, qual curso fez, se utilizou bolsa de estudos e, por fim, qual foi o tema do seu trabalho de conclusão de curso.

Leia também:
Quais são os programas do governo para pós-graduação?
Qual a diferença entre tese, monografia e dissertação

Caso ainda esteja estudando, você deve inserir informações sobre esse curso e a instituição no campo "formação acadêmica em andamento". Isso vale para quem está fazendo, por exemplo, uma pós-graduação. 

5. Descreva sua atuação profissional acadêmica, se tiver


O próximo passo se refere à atuação profissional do pesquisador. Ou seja, apenas aqueles que ainda atuam em alguma instituição na área da pesquisa devem preencher esses campos. Basta clicar na lupa (indicada em vermelho na imagem) para encontrar o nome da instituição.

Ainda, em caso positivo, o acadêmico deve inserir qual o tipo de vínculo que possui. As opções são: servidor público, celetista, professor visitante ou bolsista. É possível incluir um outro item também caso o seu perfil não se enquadre entre os que foram citados. 

6. Complete dados da sua atuação e de idiomas


Os últimos dados inseridos são os que se referem ao conhecimento de idiomas pelo acadêmico. É necessário incluir qual é a língua e o nível de conhecimento do pesquisador quanto à compreensão, leitura, fala e escrita. Assim como nos outros campos, seja sincero, hein!

Leia também:
11 motivos para aprender inglês
Inglês Fluente: Como perder o medo de falar inglês?

8. Revise suas informações antes de enviar


O seu currículo, enfim, está pronto. Mas é importante revisar tudo antes de mandá-lo definitivamente para análise ao CNPq. Tenha certeza se incluiu todos os dados que estavam sendo pedidos e se não digitou nenhuma informação errada! Depois de reler, clique no botão azul e envie seu currículo. 



O CNPq tem até 24 horas para aprovar o seu currículo e colocá-lo no ar. Caso você tenha alguma dificuldade, as instituição disponibiliza alguns contatos. Não hesite em procurá-los se precisar! 

Ao entrar novamente no site da plataforma lattes, é possível escolher a opção "Atualizar currículo" e editar suas informações ou inserir novas, como novos trabalhos acadêmicos, novos cursos, publicações ou formações.

Não se esqueça de manter o seu currículo sempre o mais atualizado possível. Dessa forma é muito mais fácil ganhar destaque entre os pesquisadores e para as instituições que acessam os dados. 

Quer fazer uma pós-graduação?

Se você quer dar aquela valorizada em seu currículo (e, claro, ganhar ainda mais conhecimento), uma boa dica é procurar por uma pós-graduação. E se tiver uma bolsa de estudo para fazer o curso as coisas ficam bem melhores, não é mesmo? Então dê uma olhada no site do Quero Bolsa!

A plataforma reúne milhares de opções de pós (lato sensu ou stricto sensu) com descontos de até 75%. Fique de olho para garantir a sua!

Bolsas por WhatsApp

É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! ;)

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54