logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

Qual é o caminho para quem quer seguir carreira acadêmica?

por Patrícia Carvalho em 04/04/19 830 visualizações

A carreira acadêmica é voltada para profissionais que desejam atuar como pesquisadores ou professores universitários.

Para isso, os estudos devem continuar após a conclusão do curso de graduação nas pós-graduações stricto sensu, como o mestrado, doutorado e pós-doutorado. Algumas instituições de ensino privadas, porém, não exigem o diploma de mestrado ou doutorado para dar aulas.

Veja também:
Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
5 curiosidades sobre pós-graduação
Quem pode fazer pós-graduação?

Entretanto, é necessário ter concluído a graduação para realizar qualquer pós, e, apesar de ser cursado depois do mestrado, o doutorado pode ser feito mesmo sem a conclusão do mestrado, desde que o candidato seja aprovado no processo seletivo, mas grande parte das instituições exigem o diploma de mestrado.

Esses cursos podem ser realizados em universidades públicas e privadas, com o pagamento de mensalidades em algumas. Além disso, há a possibilidade de concorrer a bolsas de estudo pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Veja a seguir mais detalhes sobre o mestrado, doutorado e pós-doutorado, e quais são as formas de ingresso em cada um:


Mestrado acadêmico

O mestrado consiste em uma pesquisa sobre um tema escolhido pelo aluno por, no mínimo, dois anos, com o auxílio de um orientador.

Para ingressar no mestrado, há um processo seletivo que inclui análise do currículo, provas de conhecimentos gerais e específicos, teste de proficiência em um idioma estrangeiro, entrevista e apresentação do projeto de pesquisa.

As aulas dividem-se em obrigatórias e optativas, e o aluno seleciona as disciplinas que irá cursar com ajuda de seu orientador. Além das aulas, o pesquisador também precisa assistir palestras, conferências, congressos e dedicar um tempo para leituras.

No final, é preciso entregar uma dissertação com o resultado dos estudos e pesquisas. Para retirar o diploma e receber o título de mestre, o estudante deve ter sua dissertação aprovada pela banca examinadora.

Doutorado

O doutorado também consiste em um estudo sobre determinado tema, com um conteúdo teórico mais aprofundado e uma pesquisa mais complexa do que a do mestrado. Por isso, ela possui uma duração maior, na média de quatro a cinco anos.

O processo seletivo é semelhante ao do mestrado, que inclui a análise do currículo, aprovação do projeto de pesquisa e entrevista.

No início, o curso possui disciplinas obrigatórias que devem ser cursadas. Após esse período, o aluno deverá se dedicar exclusivamente, sob a supervisão de um orientador, ao desenvolvimento da tese - que deve conter uma perspectiva inédita - por meio de leituras e pesquisas.

Para receber o título de doutor, o mais alto da área acadêmica, é preciso ter a tese aprovada pela banca examinadora durante a apresentação, que acontece no formato de sabatina.

Pós-doutorado

O pós-doutorado é uma extensão do doutorado e funciona como um "estágio" para aqueles que desejam continuar atuando como pesquisador e que tenham feito a apresentação da tese do doutorado em menos de dez anos.

O pós-doc, como também é conhecido, é a última fase do Ensino Superior e possui duração média de um ano. O objetivo é aprofundar os conhecimentos do pesquisador no campo científico.

O processo seletivo é semelhante ao do mestrado e doutorado. Porém, ao longo do programa, não é necessário desenvolver uma tese ou dissertação. Ao final, o pós-doutorando não recebe um título acadêmico.

E aí? Tirou suas dúvidas? Conte para nós pelos comentários ;)

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54