Qual é o caminho para quem quer seguir carreira acadêmica?
Mestrado, doutorado e pós-doutorado são opções de pós-graduação para quem deseja ingressar na carreira acadêmica. Veja quais são as características de cada uma!
A carreira acadêmica é voltada para profissionais que desejam atuar como pesquisadores ou professores universitários.
Para isso, os estudos devem continuar após a conclusão do curso de graduação nas pós-graduações stricto sensu, como o mestrado, doutorado e pós-doutorado. Algumas instituições de ensino privadas, porém, não exigem o diploma de mestrado ou doutorado para dar aulas.
Veja também:
+ Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
+ 5 curiosidades sobre pós-graduação
+ Quem pode fazer pós-graduação?
Entretanto, é necessário ter concluído a graduação para realizar qualquer pós, e, apesar de ser cursado depois do mestrado, o doutorado pode ser feito mesmo sem a conclusão do mestrado, desde que o candidato seja aprovado no processo seletivo, mas grande parte das instituições exigem o diploma de mestrado.
Esses cursos podem ser realizados em universidades públicas e privadas, com o pagamento de mensalidades em algumas. Além disso, há a possibilidade de concorrer a bolsas de estudo pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Veja a seguir mais detalhes sobre o mestrado, doutorado e pós-doutorado, e quais são as formas de ingresso em cada um:
Mestrado acadêmico
O mestrado consiste em uma pesquisa sobre um tema escolhido pelo aluno por, no mínimo, dois anos, com o auxílio de um orientador.
Para ingressar no mestrado, há um processo seletivo que inclui análise do currículo, provas de conhecimentos gerais e específicos, teste de proficiência em um idioma estrangeiro, entrevista e apresentação do projeto de pesquisa.
As aulas dividem-se em obrigatórias e optativas, e o aluno seleciona as disciplinas que irá cursar com ajuda de seu orientador. Além das aulas, o pesquisador também precisa assistir palestras, conferências, congressos e dedicar um tempo para leituras.
No final, é preciso entregar uma dissertação com o resultado dos estudos e pesquisas. Para retirar o diploma e receber o título de mestre, o estudante deve ter sua dissertação aprovada pela banca examinadora.
Doutorado
O doutorado também consiste em um estudo sobre determinado tema, com um conteúdo teórico mais aprofundado e uma pesquisa mais complexa do que a do mestrado. Por isso, ela possui uma duração maior, na média de quatro a cinco anos.
O processo seletivo é semelhante ao do mestrado, que inclui a análise do currículo, aprovação do projeto de pesquisa e entrevista.
No início, o curso possui disciplinas obrigatórias que devem ser cursadas. Após esse período, o aluno deverá se dedicar exclusivamente, sob a supervisão de um orientador, ao desenvolvimento da tese – que deve conter uma perspectiva inédita – por meio de leituras e pesquisas.
Para receber o título de doutor, o mais alto da área acadêmica, é preciso ter a tese aprovada pela banca examinadora durante a apresentação, que acontece no formato de sabatina.
Pós-doutorado
O pós-doutorado é uma extensão do doutorado e funciona como um “estágio” para aqueles que desejam continuar atuando como pesquisador e que tenham feito a apresentação da tese do doutorado em menos de dez anos.
O pós-doc, como também é conhecido, é a última fase do Ensino Superior e possui duração média de um ano. O objetivo é aprofundar os conhecimentos do pesquisador no campo científico.
O processo seletivo é semelhante ao do mestrado e doutorado. Porém, ao longo do programa, não é necessário desenvolver uma tese ou dissertação. Ao final, o pós-doutorando não recebe um título acadêmico.
E aí? Tirou suas dúvidas? Conte para nós pelos comentários 😉