
Contabilidade no terceiro setor: como funciona e como trabalhar na área
Juliana Gottardi | 20/02/26Entenda a importância dessa contabilidade especializada e como ela pode ser uma ferramenta para o sucesso e a longevidade das organizações sociais
Entenda a importância dessa contabilidade especializada e como ela pode ser uma ferramenta para o sucesso e a longevidade das organizações sociais
Em resumo:
Continue lendo e saiba mais!
No Brasil, as organizações sem fins lucrativos, como ONGs e associações, atuam no avanço de causas sociais. Porém, para manter sua sustentabilidade e credibilidade, essas entidades precisam adotar uma gestão financeira eficiente e transparente.
A contabilidade no terceiro setor, portanto, tem como função a organização de números, além da prestação de contas para doadores, financiadores e órgãos reguladores.

Leia mais: O que é contabilidade tributária? Entenda a área e sua função
+ Auditor contábil: o que faz, funções e áreas de atuação
A contabilidade no terceiro setor garante que os recursos recebidos por ONGs e associações sejam aplicados de acordo com os objetivos sociais para os quais foram destinados.
A transparência nos demonstrativos contábeis é uma das principais formas de gerar confiança e continuar atraindo apoio. Para as ONGs, isso significa a correta administração de doações, subvenções e recursos públicos, além de garantir a conformidade com a legislação vigente.
Enquanto as empresas privadas têm como objetivo o lucro, as organizações do terceiro setor visam o impacto social, o que exige uma gestão financeira orientada pela transparência e pelo acompanhamento contínuo das receitas e despesas.
Os principais aspectos da contabilidade no terceiro setor são:
Organizações sociais devem justificar, de forma detalhada, a aplicação dos recursos recebidos, tanto de doações quanto de incentivos fiscais. Relatórios financeiros são indispensáveis para esse processo.
Embora as ONGs possam ser isentas de alguns impostos, elas precisam cumprir obrigações acessórias. Isso ajuda a evitar problemas com os órgãos fiscais.
A contabilidade também permite identificar áreas de crescimento, administrar riscos financeiros e adaptar-se às mudanças econômicas e políticas, garantindo a continuidade das atividades das organizações sociais.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Ao adotar práticas contábeis transparentes, as ONGs tornam-se mais confiáveis aos olhos dos doadores e financiadores. A contabilidade demonstra a responsabilidade fiscal e ajuda na criação de um planejamento estratégico para captação de recursos.
Além disso, dados precisos permitem a elaboração de propostas e projetos sustentáveis, alinhados às metas da organização.
A pós-graduação é uma forma de se especializar e se destacar no mercado de trabalho, especialmente em áreas como a contabilidade no terceiro setor, que exige profissionais capacitados para gerenciar finanças.
A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo para diversos cursos de pós-graduação, com descontos de até 80% nas mensalidades. Você pode aprimorar seus conhecimentos em áreas estratégicas como a contabilidade para ONGs e entidades sem fins lucrativos, sem comprometer seu orçamento. Confira:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveite as ofertas disponíveis.