
O que é contabilidade tributária? Entenda a área e sua função
Isabella Baliana | 13/02/26Entenda o conceito de contabilidade tributária, sua função nas empresas e onde o profissional pode atuar.
Entenda o conceito de contabilidade tributária, sua função nas empresas e onde o profissional pode atuar.
Em resumo:
Entenda mais abaixo!
Empresas brasileiras convivem diariamente com uma das estruturas fiscais mais complexas do mundo.
Entre impostos federais, estaduais e municipais, regimes tributários e constantes atualizações na legislação, a gestão correta dos tributos se tornou estratégica para a sobrevivência dos negócios. É nesse cenário que surge uma área fundamental: a contabilidade tributária.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Responsável por organizar, calcular e garantir o cumprimento das obrigações fiscais, essa especialidade vai muito além do simples pagamento de impostos.
A seguir, confira o que é contabilidade tributária, qual sua função nas empresas e quem pode atuar na área.

Veja: Auditor contábil: o que faz, funções e áreas de atuação
+ O que é auditoria contábil? Conheça área e sua importância
Contabilidade tributária é o ramo da contabilidade responsável pela administração dos impostos e tributos de uma empresa, assegurando que ela cumpra corretamente a legislação fiscal vigente.
Em termos práticos, o conceito de contabilidade tributária envolve:
A área está diretamente ligada ao compliance fiscal, ou seja, à conformidade com as normas estabelecidas por órgãos como a Receita Federal.
A correta gestão tributária evita autuações, multas e riscos jurídicos, além de contribuir para decisões financeiras mais estratégicas.
A função da contabilidade tributária vai muito além de “calcular impostos”. Na prática, ela organiza toda a relação da empresa com a Receita Federal, secretarias da Fazenda e demais órgãos fiscais, assegurando que os tributos sejam apurados corretamente, pagos no prazo e registrados conforme a legislação vigente.
Em um país com dezenas de impostos e diferentes regimes tributários (como Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real) a empresa precisa escolher a forma de tributação mais adequada ao seu porte, faturamento e atividade.
A contabilidade tributária analisa esse cenário e orienta qual regime pode gerar menor carga tributária dentro da legalidade.
Entre as principais funções da área, estão:
A importância da contabilidade tributária está diretamente ligada à saúde financeira da empresa. Um erro na apuração pode gerar multas, juros e até bloqueios fiscais.
Por outro lado, uma gestão eficiente pode evitar pagamentos desnecessários, melhorar o fluxo de caixa e aumentar a competitividade do negócio.
Saiba mais: O que faz um técnico em Contabilidade?
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
A diferença entre contabilidade fiscal e tributária está no foco e na abrangência da atuação.
A contabilidade fiscal tem caráter mais operacional. Ela está voltada para o registro e a escrituração das operações que geram tributos. Isso inclui a emissão e controle de notas fiscais; o registro de entradas e saídas; a escrituração de livros fiscais e a organização de documentos para prestação de contas.
Já a contabilidade tributária possui um papel mais estratégico. Ela utiliza as informações da contabilidade fiscal para:
De forma didática, pode-se entender assim: a contabilidade fiscal registra e organiza as informações tributárias, enquanto a contabilidade tributária analisa, planeja e define estratégias com base nessas informações.

7 passos para organizar o contas a pagar da empresa
+ Ciências Contábeis: especializações voltadas para tributos e auditoria
A atuação na área tributária exige formação específica e atualização constante.
O caminho mais comum é a graduação em Ciências Contábeis, curso que habilita o profissional a atuar como contador, mediante registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Também há espaço para profissionais formados em Direito, especialmente na área tributária, quando o foco envolve interpretação da legislação e planejamento jurídico-fiscal.
Para conquistar boas oportunidades no mercado, é altamente recomendável investir em:
A especialização amplia a empregabilidade e possibilita atuação em cargos estratégicos.
Com a Quero Bolsa, é possível encontrar bolsas de estudo com até 80% de desconto em cursos de especialização, inclusive na área tributária, em instituições de ensino de todo o país.
Os descontos podem durar todo o curso, tornando a qualificação mais acessível, veja:
O mercado para especialistas em contabilidade tributária é amplo e diversificado. O profissional pode atuar em:
Além disso, muitos contadores optam por atuar como consultores autônomos, prestando serviços de planejamento tributário e gestão fiscal para diferentes empresas.
Diante da complexidade do sistema tributário brasileiro e das constantes mudanças na legislação, a demanda por profissionais especializados tende a permanecer elevada.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando um valor mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino de todo o Brasil, pode ajudar você com isso!
Os descontos estão disponíveis em vários tipos de curso:
Ah! E outra coisa boa também é que dá para escolher a melhor modalidade que se adequa à sua realidade, porque ela oferece tanto cursos presenciais quanto cursos EaD.
Clique no botão abaixo e escolha um curso para chamar de seu!
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveite as ofertas disponíveis.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.