Leia também: Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
+ Qual a diferença entre mestrado e doutorado?
B) Bolsas no exterior
Doutorado Pleno – GDE
Forma doutores em centros de excelência no exterior, em áreas do conhecimento consideradas de vanguarda científico-tecnológica, nas quais a pós-graduação no Brasil ainda é deficiente ou, ainda, em áreas prioritárias previamente definidas pelo CNPq.
É oferecida uma mensalidade que varia de acordo com o país e o número de dependentes (que se limita a 2) que acompanharão o bolsista
Ainda, está incluso auxílio instalação, seguro saúde, auxílio deslocamento destinado à aquisição de passagem aérea de ida e volta e taxas escolares. A duração do projeto é de até 36 meses, prorrogáveis por até 12 meses.
Veja mais: Qual é a diferença entre doutorado e pós-doutorado?
+ Capes regulamenta polos para mestrado e doutorado EaD
Doutorado Sanduíche – SWE
O programa apóia aluno matriculado em curso de doutorado no Brasil que comprove qualificação para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e tratamento de dados ou de desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese a a ser defendida aqui.
A mensalidade também depende do destino escolhido. É oferecido auxílio instalação, seguro saúde e auxílio deslocamento destinado à aquisição de passagem aérea de ida e volta. A duração da bolsa é de três a 12 meses, condicionado à duração da bolsa de doutorado no país que, somadas, não podem ultrapassar o período máximo de 48 meses.
Mestrado Profissional no Exterior – MPE
Forma profissionais no exterior em nível de mestrado, em instituições voltadas para a qualidade e empreendedorismo nas áreas do conhecimento consideradas de vanguarda científico-tecnológica e naquelas estratégicas definidas pelo CNPq.
É oferecida mensalidade (cujo valor depende do país escolhido), auxílio instalação, seguro saúde e auxílio deslocamento, destinado à aquisição de passagem aérea de ida e volta.
Pós-Doutorado – PDE
Possibilita ao pesquisador a capacitação e atualização de seus conhecimentos por meio de estágio e desenvolvimento de projeto com conteúdo científico ou tecnológico inovador e de vanguarda, em um centro no exterior.
O programa tem duração de seis a 12 meses, com prorrogação até o prazo total de 24 meses. É garantida mensalidade cujo valor depende do país escolhido, auxílio instalação, seguro saúde e auxílio deslocamento para aquisição de passagem aérea de ida e volta.
Leia também: Como fazer uma pós-graduação no exterior
+ Como fazer uma pós-graduação EaD com bolsa de estudos?
C) Bolsas para empresas
Doutorado Sanduíche – SWI
Apoia o aluno que está matriculado em um curso de doutorado no Brasil, mas que necessita complementar a sua formação participando de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação em empresa localizada no país. O programa dura, no mínimo, três e, no máximo, seis meses.
São oferecidas mensalidades de R$ 2.200,00 e passagem de ida e volta, em trecho nacional, quando a distância for superior a 350 km.
Pós-Doutorado Empresarial – PDI
Possibilita ao pesquisador a consolidação e atualização de seus conhecimentos e agrega competência às ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação de empresa no país.
Atualmente o programa oferece mensalidades de R$ 4.100,00 e auxílio-instalação correspondente a esse mesmo valor (quando a empresa estiver em município distinto do da instituição de origem do candidato), além de passagem aérea de ida e volta, em trecho nacional, para trechos maiores que 350 km.
O programa tem duração de seis a 12 meses, prorrogáveis até 12 meses, dependendo de análise do diretor da área.

3. Fies
Além das possibilidades acima, também existe a opção de realizar um Financiamento Estudantil (Fies) voltado para pós-graduação.
É possível financiar cursos de mestrado ou doutorado, com exceção de cursos de especialização lato sensu e de cursos que sejam ministrados a distância, em universidades privadas.
Para ter direito ao financiamento, além dos mesmos requisitos comuns à graduação que são exigidos pelo Fies (ter feito o Enem a partir de 2010, ter atingido no mínimo 450 pontos na média geral do exame, ter nota superior a zero na redação e ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos), é necessário estar matriculado em algum curso de pós-graduação e ter recebido nota positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaies). Os alunos que já contemplados com bolsas da Capes não podem realizar esse financiamento.
Leia também: Quem pode participar do Fies?
O que são as vagas remanescentes do Fies?
Outras maneiras de conseguir uma bolsa para pós-graduação
Além dos programas governamentais, também existem outras opções que podem ser uma boa pedida para quem procura uma bolsa de estudo em pós-graduação (incluindo especialização lato sensu e MBA). Confira abaixo algumas sugestões:
Programas das próprias faculdades
Muitas faculdades oferecem opções de bolsas de estudo em programas de pós-graduação. As bolsas podem variar de valor e dependem de requisitos que dependem do que for pré-estabelecido pela própria instituição de ensino, como uma certa classificação mínima em uma prova ou comprovação de renda familiar.
Quero Bolsa
Você já ouviu falar sobre o Quero-Bolsa? O site oferece bolsas de estudo para graduação, cursos de idiomas e, claro, para pós-graduação. São descontos que chegam a até 75% que podem ser garantidos sem necessidade de fazer prova ou declarar renda.
Para ter a bolsa, basta adquiri-la por meio de uma taxa de pré-matrícula única e depois ter seu desconto em todas as mensalidades até o final do curso.
Bolsas de pós-graduação
Bolsas por WhatsApp
É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! 😉
Leia também: Passo a passo: como conseguir uma bolsa de estudo no Quero Bolsa
+ Por que o Quero Bolsa é melhor do que o Novo Fies?
+ Bolsas de estudo: o Quero Bolsa é confiável? Como funciona?
*Valores consultados em maio de 2019.