O escritor atua com a finalidade de criar textos para informar, entreter, emocionar ou persuadir. Seu trabalho pode ser voltado a diferentes gêneros, que variam conforme a área de atuação. As possibilidades incluem a redação de romances, contos, crônicas, livros didáticos, biografias, obras de não ficção, roteiros, notícias e conteúdo publicitário.
Seu trabalho começa com a definição do tema e do público-alvo, seguido pela pesquisa. Nessas etapas, o profissional levanta informações que sustentam a narrativa ou argumentação.
Após o rascunho inicial, o escritor revisa o texto, ajustando estilo, coesão, clareza e correção gramatical. O processo envolve revisões múltiplas e colaboração com editores, redatores ou clientes.
Depois de finalizado e revisado, o texto do escritor segue para a etapa de veiculação ou publicação, que varia conforme o tipo de material produzido. Quando o conteúdo é literário, o autor pode submetê-lo a editoras comerciais ou optar pela autopublicação. No caso de textos jornalísticos, publicitários ou institucionais, a veiculação é feita por meio de portais de notícias, blogs, redes corporativas de acordo com o planejamento da empresa contratante.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.