Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Editor de texto: tudo sobre a profissão

Aquele que revisa e prepara textos a serem divulgados em diversos meios de comunicação. Mercado de trabalho é amplo para esse tipo de profissional; salário médio fica um pouco acima de R$2.000,00
editor de texto

Sobre a profissão

O editor de texto é o profissional que trabalha com revisão, preparação e edição de textos que são veiculados em vários tipos de veículos comunicativos: jornais, revistas, televisão, podcasts, livros, materiais didáticos, entre outros. Ele é o responsável por manter a qualidade e o padrão editorial das produções textuais da empresa ou organização em que trabalha.

O editor de texto acompanha todo o processo de produção dos materiais escritos em que trabalhará. No caso de um profissional do meio jornalístico, por exemplo, ele é o responsável por editar os textos prontos de jornalistas, sugerindo cortes ou inclusões, ajustes gramaticais, alterações relativas a padronizações prévias, etc. No caso de um editor de livros, por exemplo, esse profissional é responsável por preparar, revisar e sugerir diversos tipos de edições nos originais dos autores contratados.

A depender do local em que o editor de texto trabalhe, os materiais a serem editados variam (bem como suas especificidades), mas a essência do trabalho é a mesma.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o salário médio do editor de texto no Brasil é de R$ 2.268,37.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

O editor de texto pode trabalhar em editoras de livros, empresas jornalísticas, agências de marketing e publicidade, e nos setores relacionados em empresas. O profissional também pode atuar como freelancer, oferecendo serviços de edição para clientes diversos.

Veja também: Tudo sobre a profissão de Revisor de Texto no site da Quero Bolsa.

Por que ser um Editor de texto?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Editor de texto?

    O editor de texto, a princípio, não precisa de formação para desempenhar suas funções, mas precisa de experiência consolidada e de um portfólio sólido. Para conquistar essa experiência, o caminho mais comum é ter uma formação superior nas áreas relacionadas à edição de texto e buscar empregos e trabalhos freelancers nas empresas contratantes. A qualificação em cursos como Letras, Jornalismo ou até mesmo Produção Editorial pode abrir portas para quem deseja seguir carreira como editor de texto.

    Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com bolsa de estudo em Jornalismo, por exemplo, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?