Editor de texto: tudo sobre a profissão

Aquele que revisa e prepara textos a serem divulgados em diversos meios de comunicação

Mercado de trabalho é amplo para esse tipo de profissional; salário médio fica um pouco acima de R$2.000,00

editor de texto

Sobre a profissão

O editor de texto é o profissional que trabalha com revisão, preparação e edição de textos que são veiculados em vários tipos de veículos comunicativos: jornais, revistas, televisão, podcasts, livros, materiais didáticos, entre outros. Ele é o responsável por manter a qualidade e o padrão editorial das produções textuais da empresa ou organização em que trabalha.

O editor de texto acompanha todo o processo de produção dos materiais escritos em que trabalhará. No caso de um profissional do meio jornalístico, por exemplo, ele é o responsável por editar os textos prontos de jornalistas, sugerindo cortes ou inclusões, ajustes gramaticais, alterações relativas a padronizações prévias, etc. No caso de um editor de livros, por exemplo, esse profissional é responsável por preparar, revisar e sugerir diversos tipos de edições nos originais dos autores contratados.

A depender do local em que o editor de texto trabalhe, os materiais a serem editados variam (bem como suas especificidades), mas a essência do trabalho é a mesma.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o salário médio do editor de texto no Brasil é de R$ 2.268,37.

O editor de texto pode trabalhar em editoras de livros, empresas jornalísticas, agências de marketing e publicidade, e nos setores relacionados em empresas. O profissional também pode atuar como freelancer, oferecendo serviços de edição para clientes diversos.

Por que ser um Editor de texto?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Editor de texto

    Como se tornar um Editor de texto?

    O editor de texto, a princípio, não precisa de formação para desempenhar suas funções, mas precisa de experiência consolidada e de um portfólio sólido. Para conquistar essa experiência, o caminho mais comum é ter uma formação superior nas áreas relacionadas à edição de texto e buscar empregos e trabalhos freelancers nas empresas contratantes. A qualificação em cursos como Letras, Jornalismo ou até mesmo Produção Editorial pode abrir portas para quem deseja seguir carreira como editor de texto.


    Se você gostaria de se profissionalizar como editor de texto e, ainda, fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos, não deixe de clicar aqui e ver os cursos disponíveis no Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Comunicação e Informação

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.