Controller: tudo sobre a profissão

Aquele que faz a gestão financeira e orçamentária de empresas e organizações

Profissional é um dos mais bem pagos no mundo dos negócios, é fundamental dentro de uma corporação e difícil de ser encontrado

controller

Sobre a profissão

O controller tem um cargo de altíssima responsabilidade nas organizações em que trabalha. Ele é responsável por garantir o uso dos recursos da empresa da forma mais rentável possível, defendendo sobretudo os interesses dos acionistas. Sua função principal é maximizar lucros, reduzindo ao máximo as eventuais perdas, o que faz com que, para ele, seja essencial ter conhecimentos sólidos em Administração e Contabilidade, bem como da empresa em que trabalha e do seu ramo de atuação.

O controller coleta e analisa informações de custos, despesas e lucros; desenvolve metas financeiras e contábeis; analisa investimentos; desenvolve relatórios de indicadores e monitoramento; projeta custos, despesas, investimentos; elabora demonstrações contábeis; desenvolve planejamentos de longo prazo. De acordo com dados do portal Vagas.com, o salário médio de um controller no Brasil é de R$ R$ 9.042,00.

O controller pode atuar em qualquer empresa, geralmente na área de planejamento e controladoria.

Por que ser um Controller?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Controller

    Como se tornar um Controller?

    Para se tornar um controller, é necessário buscar emprego na área por meio de aplicação em vagas específicas. Por se tratar de um cargo de alta gestão, é indicado ter experiência sólida e comprovada de alguns anos na área de Controladoria. Alguns requisitos são: conhecimento vasto em legislação contábil nacional e internacional; experiência consolidada na área contábil; conhecimento vasto em compliance e business intelligence.


    Se você gostaria de se profissionalizar como controller e, ainda, fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos, não deixe de clicar aqui e ver os cursos disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.