logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Dia Nacional da Vacinação: 7 questões sobre vacina no Enem

por Isabella Baliana em 17/10/22 2,8 mil visualizações

Nesta segunda-feira, dia 17 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Vacinação no país. A data tem como objetivo reforçar a importância da vacina e da imunização no controle e erradicação de das mais variadas doenças e epidemias.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as vacinas salvam a vida de 3 milhões de pessoas a cada ano. Várias doenças já foram erradicadas ou muito amenizadas por causa da vacinação: varíola, caxumba, gripe, poliomielite, rubéola, sarampo e, mais recentemente, a covid-19, que matou mais de 600 mil pessoas somente no Brasil. 


Veja mais: Teste: o que você sabe sobre as vacinas?
5 cursos para quem quer trabalhar com a produção de vacinas

Atualmente, a rede pública de saúde disponibiliza em todo o país 19 vacinas para combater cerca de 20 doenças, em diversas faixas etárias. Ainda existem outras 10 vacinas exclusivas para grupos em condições clínicas especiais, como os portadores de HIV.

As vacinas e a imunização são temas que já caíram diversas vezes em diversos vestibulares do país, inclusive o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Que tal aproveitar a data para aprender mais sobre as vacinas e conferir as questões sobre o assunto que já estiveram no exame? Confira abaixo!

Como as vacinas foram criadas?

A primeira vacina da história foi formulada por Edward Jenner, em 1798. Ele notou a proteção duradoura que o vírus da varíola bovina, quando inoculada (injetada) em pessoas, criava no organismo humano contra a varíola. 

Em seu experimento, ele inoculou o pus presente em uma lesão de uma ordenhadora de vaca que possuía a doença (cowpox), em um garoto de oito anos de nome James Phipps. o menino adquiriu a doença, mas de forma leve, e após 10 dias se curou. Jenner então criava a primeira vacina que se tem conhecimento.

Confira: Vacina obrigatória: as escolas devem exigir o passaporte vacinal?
Tudo o que você precisa saber sobre vacinação infantil

Em 1881, Louis Pasteur demonstrou a possibilidade de criar imunidade contra o carbúnculo, mediante a injeção de uma cultura do bacilo que causa a doença, mas num cultivo atenuado e inofensivo. Foi a partir dessa demonstração que Pasteur conseguiu, quatro anos mais tarde, produzir a vacina contra a raiva. 

Assim, cada vez mais cientistas passaram a compreender a capacidade do corpo de gerar anticorpos ao receber amostras de patógenos como vírus, bactérias e alguns fungos, em estado inofensivo. Com o tempo, pesquisas e avanços científicos, as vacinas foram se difundindo e sendo utilizadas em todo o mundo para conter doenças.


7 questões sobre vacina que caíram no Enem

Questões sobre vacina e sobre a própria imunização são comuns na área de ciências da natureza do Enem, mas também no exame como um todo. Aproveite para treinar os conhecimentos para a prova e confira abaixo algumas das questões sobre vacina presentes nas edições passadas do Enem. O gabarito está no final!

1) Enem 2011

Os sintomas mais sérios da Gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente é a menor imunidade desses grupos contra o vírus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vírus da gripe A, o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetíveis.

A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque:

A) possui anticorpos contra o agente causador da doença.
B) possui proteínas que eliminam o agente causador da doença.
C) estimula a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea.
D) possui linfócitos B e T que neutralizam o agente causador da doença.
E) estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.

2) Enem 2021

Devido à sua ampla incidência e aos seus efeitos debilitantes, a malária é a doença que mais contribui para o sofrimento da população humana da Região Amazônica. Além de reduzir os esforços das pessoas para desenvolverem seus recursos econômicos, capacidade produtiva e melhorarem suas condições de vida, prejudica a saúde da população e o desenvolvimento socioeconômico da região.

RENAULT, C. S. et al. Epidemiologia da malária no município de Belém – Pará. Revista Paraense de Medicina, n. 3, jul.-set. 2007 (adaptado).

Essa doença constitui um sério problema socioeconômico para a região citada porque provoca

A) Alterações neurológicas, que causam crises epilépticas, tornando o doente incapacitado para o trabalho.

B) Diarreias agudas e explosivas, que fazem com que o doente fique vários dias impossibilitado de trabalhar.

C) Febres constantes e intermitentes associadas à fadiga e dores de cabeça, que afastam o doente de suas atividades.

D) Imunossupressão, que impossibilita o doente de entrar em contato com outras pessoas sem o uso de máscaras e luvas.

E) Infecção viral contagiosa, que faz com que o doente precise de isolamento para evitar transmissão para outras pessoas.


3) Enem 2020 - Digital

Analise o esquema de uma metodologia utilizada na produção de vacinas contra a hepatite B.


Nessa vacina, a resposta imune será induzida por um(a)

A) vírus

B) bactéria

C) proteína

D) levedura

E) ácido nucleico

4) Enem 2011

Do ponto de vista fisiológico, anticorpos são moléculas proteicas produzidas e secretadas por células do sistema imune de mamíferos, conhecidas como linfócitos B. Reconhecem e atacam alvos moleculares específicos, os antígenos, presentes em agentes invasores, como, por exemplo, vírus, bactérias, fungos e células tumorais. Atualmente, algumas empresas brasileiras de biotecnologia vêm desenvolvendo anticorpos em laboratório. Um dos primeiros produtos é utilizado para detecção precoce da ferrugem asiática da soja, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, capaz de dizimar plantações. Há ainda a produção de kits para fins de pesquisa e diagnóstico de antígenos específicos de interesse para a saúde pública, como hepatite A, B e C, leptospirose e febre amarela.

VASCONCELOS,Y In: Anticorpos de valor. Pesquisa FAPESP. N° 170, abr. 2010 (adaptado).

O desenvolvimento de anticorpos específicos por empresas de biotecnologia será benéfico para a saúde pública, porque proporcionará

Alternativas

a vacinação em massa da população.
a cura de doenças por meio da terapia gênica.
a fabricação de um medicamento que seja mutagênico para os vírus.
o tratamento de doenças nos estágios iniciais de seu desenvolvimento.
o desenvolvimento de um único fármaco que combata diversos parasitas.

Veja mais: Profissões na área das Ciências Biológicas que talvez você não conheça
Esquenta Enem: o que esperar da prova de Ciências da Natureza?
Entenda o que é Ciências da Natureza e suas tecnologias

5) Enem 2016

Nem sempre é seguro colocar vírus inteiros numa vacina. Alguns são tão perigosos que os cientistas preferem usar só um de seus genes - aquele que fabrica o antígeno, proteína que é reconhecida pelas células de defesa. Uma dessas vacinas de alta tecnologia é a anti-hepatite B. Um gene do vírus é emendado ao DNA de um fungo inofensivo, que passa, então, a produzir uma substância que é injetada no corpo humano.

Vírus: guerra silenciosa. Superinteressante, n. 143, ago. 1999 (adaptado).

A função dessa substância, produzida pelo fungo, no organismo humano é

Alternativas

neutralizar proteínas virais.
interromper a ação das toxinas.
ligar-se ao patógeno já instalado.
reconhecer substâncias estranhas.
desencadear a produção de anticorpos.

6) Enem 2016

Vários métodos são empregados para prevenção de infecções por microrganismos. Dois desses métodos utilizam microrganismos vivos e são eles: as vacinas atenuadas, constituidas por patógenos avirulentos, e os probióticos que contém bactérias benéficas. Na figura são apresentados cinco diferentes mecanismos de exclusão de patógenos pela ação dos probióticos no intestino de um animal.


Qual mecanismo de ação desses probióticos promove um efeito similar ao da vacina?

A) 5

B) 4

C) 3

D) 2

E) 1

7) Enem 2014


Embora sejam produzidos e utilizados em situações distintas, os imunobiológicos I e II atuam de forma semelhante nos humanos e equinos, pois

A) conferem imunidade passiva.

B) transferem células de defesa.

C) suprimem a resposta imunológica.

D) estimulam a produção de anticorpos.

E) desencadeiam a produção de antígenos.

Gabarito

1)  Letra E

2) Letra A

3) Letra C

4) Letra D

5) Letra E

6) Letra B

7) Letra D

Quer ajuda para organizar seus estudos para o Enem?

Então temos uma boa notícia! Para te dar uma força nessa reta final, Quero Bolsa disponibiliza gratuitamente o plano de estudo Enem Corridão.

O plano visa ajudar os estudantes a se preparem para a prova e facilitar a rotina dos vestibulandos. Para isso, reúne os conteúdos mais cobrados no Enem e traz exercícios com resolução, vídeo-aulas e textos.

Quer saber a melhor parte? É 100% grátis! Isso mesmo, você não precisa pagar nada a mais para obter o plano e começar a estudar com ele. Baixe pelo botão abaixo:

Baixar plano de estudo gratuito

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54