logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Profissões na área das Ciências Biológicas que talvez você não conheça

por João Vitor Marcondes em 21/04/22

A Biologia é uma ampla área de conhecimento e também possibilita diversas atuações profissionais. Na edição desta quinta-feira (21/04), a Revista Quero lista profissões na área das Ciências Biológicas que talvez você não conheça.  

Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto

Pessoa, trajada com equipamento de proteção individual (EPI), manuseia microscópico em atividade profissional.
Além das profissões estritamente ligadas ao curso de Ciências Biológicas, outras profissões apresentam disciplinas pertencentes a área de conhecimento.

Nas profissões mencionadas abaixo, você encontrará atuações que são ligadas diretamente com a formação no curso de Ciências Biológicas ou profissionais que tenham graduações em áreas correlatas - ou com disciplinas - sobre o curso de Biologia. 

Antes de iniciarmos o texto desta semana, te convidamos para a leitura da publicação da semana passada sobre Profissões em Alta na Área de Finanças. Com o convite devidamente realizado, vamos ao texto desta semana. Boa leitura para você! 

1- Analista ambiental

 

O analista ambiental trabalha na gestão de processos relacionados ao ambiente dentro de uma empresa. Ele é o responsável por garantir a minimização ou extinção dos impactos ambientais da empresa ou indústria em que trabalha. 

A sua atuação envolve o cumprimento da legislação em relação às atividades empresariais. Ele também pode atuar em órgãos fiscalizadores - Ibama, por exemplo - e outras entidades públicas que lidem com questões ambientais.

Dentre as possibilidades de cursos para os alunos, as formações em Biologia e Gestão Ambiental podem ser dois caminhos para quem deseja seguir nesta área.

2- Biomédico

O biomédico é o profissional que estuda o comportamento do corpo humano diante de bactérias, vírus e outros organismos. Esta área transita entre os conhecimentos biológicos e médicos e, com suas análises, o profissional busca soluções científicas para produzir medicamentos e vacinas que combatam enfermidades. 

O profissional não realiza cirurgia ou prescreve medicamentos, mas faz pesquisas e testes laboratoriais necessários para encontrar a cura e prevenção de diversas doenças. No site da Quero Bolsa, você encontra mais informações sobre a grade curricular do curso de Biomedicina.

3- Biotecnólogo

De acordo com a página da profissão, o biotecnólogo é o profissional que pesquisa, cria e implementa soluções tecnológicas a partir da manipulação de sistemas biológicos, associando conhecimentos das ciências biológicas e das ciências naturais e exatas. 

A atuação deste profissional pode ser vista no agronegócio, na área da saúde ou na indústria. Além disso, vale destacar que este o biotecnólogo poderá se formar em cursos superiores de Biotecnologia, Engenharia Biotecnológica, Engenharia de Bioprocessos ou Ciências Biológicas.

Vem descobrir a profissão que é a sua cara no Guia de Profissões

4- Engenheiro Ambiental

O engenheiro ambiental está apto ao trabalho com planejamento, coordenação e administração de instituições de tratamento de esgoto, saneamento básico, redes de distribuição de água, coleta e descarte de lixo. Esse profissional preocupa-se em prever o impacto ambiental causado por um empreendimento, para então diminuí-lo ou anulá-lo.

Ecologia e Ecossistemas e Hidrologia Ambiental são algumas das disciplinas que o graduando poderá encontrar durante a formação acadêmica. Para mais informações sobre possibilidades de disciplinas deste curso, confira a página de grade curricular de Engenharia Ambiental, disponibilizada pela Quero Bolsa.

5- Engenheiro Florestal

O engenheiro florestal é o profissional responsável por garantir a exploração adequada e sustentável das florestas.  Assegurar a preservação dos ecossistemas, valendo-se de pesquisas e estudos que têm como foco o aprimoramento genético das vegetações, pode ser um dos objetivos deste profissional. 

O engenheiro está apto ao trabalho em empresas privadas e públicas que estejam relacionadas à exploração de recursos naturais de florestas. Vale destacar a possibilidade de atuação com a extensão rural, através da orientação de atividades aos produtores nos vários e elaboração de documentação técnica e científica. Outras atuações são a assistência e consultoria técnica da área.

No curso de Engenharia Florestal, as disciplinas de Biologia estão presentes no núcleo básico de conteúdos (nos primeiros períodos), mas também podem ser vistas nos conteúdos mais específicos - já com o estudante mais próximo da conclusão do curso.

6- Gestor ambiental

O gestor ambiental atua com os três pilares da sustentabilidade - social, ambiental e econômico - buscando sempre o equilíbrio entre esses fatores. Este profissional pode atuar no acompanhamento do tratamento do esgoto, com ações de monitoramento de emissão de poluentes e análise de consumos de energia.

A página da profissão de gestor ambiental lista outras possibilidades de atuação para este profissional:

  • desenvolvimento de programas de responsabilidade socioambiental

  • recuperação de áreas degradadas, educação, regulações e certificados

  • fiscalização do processo produtivo

  • elaboração de políticas públicas

  • extração de recursos naturais e geoprocessamento.

7- Professor de Biologia

Este profissional é formado no curso de Ciências Biológicas com titulação em Licenciatura. Em geral, o estudante terá acesso a uma grade curricular parecida ao curso de bacharelado, com adição de conteúdos sobre a formação pedagógica. Consequentemente, este profissional terá possibilidade de atuação com alunos do ensino fundamental e médio.

Para ter mais informações sobre a formação nesta área, confira as páginas do curso de Ciências Biológicas e da profissão de Biólogo. Você terá acesso aos caminhos profissionais desta área e os passos após a conclusão do curso. 

8- Oceanógrafo

O oceanógrafo pode atuar em pesquisas, estudos de impacto ambiental em regiões turísticas e no setor do petróleo. O profissional também pode atuar na análise da composição dos ambientes aquáticos e a desenvolver projetos de exploração de recursos dos mares.

Conservação e Gestão Costeira Integrada, Dinâmica dos Oceanos e Ecologia são algumas das disciplinas que o estudante de Oceanografia poderá encontrar durante a formação acadêmica. Para mais informações sobre conteúdos e matérias deste curso, não deixe de conferir a página da grade curricular de Oceanografia na Quero Bolsa.

9- Zootecnista

O profissional está habilitado ao trabalho com a criação de rebanhos de bois, aves, cabras, ovelhas, porcos e cavalos. Além disso, o zootecnista também poderá desempenhar suas funções em setores como gestão, consultoria e planejamento agropecuário para empresas ou outros profissionais. 

O zootecnista possui múltiplas possibilidades de atuação profissional. Por exemplo, o profissional poderá desempenhar funções em órgãos municipais, estaduais e federais que gerenciam ou elaboram projetos ligados à produção animal e o setor da agropecuária. 

Além disso, o profissional está habilitado para trabalhar em instituições de ensino e pesquisa de sua área de atuação ou prestar consultoria para produtores e empresários do mercado agropecuário.

10- Biólogo

Por fim, a profissão mais associada ao curso e as disciplinas de Ciências Biológicas.  O biólogo é o profissional responsável pelo estudo das mais variadas formas de vida existentes. Ele observa origens, desenvolvimentos, funcionamentos, reproduções e relacionamentos dos seres vivos com o meio ambiente em que vivem.

De acordo com a página da profissão, o biólogo pode ser um profissional técnico e pesquisador em instituições ligadas ao meio ambiente e em laboratórios. Pode atuar também como professor, consultor na área biológica ou administrador de parques, reservas e museus.

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54