O biomédico é o profissional que estuda o comportamento do corpo humano diante de bactérias, vírus e outros organismos. Esta área transita entre os conhecimentos biológicos e médicos e, com suas análises, o profissional busca soluções científicas para produzir medicamentos e vacinas que combatam enfermidades.
O profissional não realiza cirurgia ou prescreve medicamentos, mas faz pesquisas e testes laboratoriais necessários para encontrar a cura e prevenção de diversas doenças. No site da Quero Bolsa, você encontra mais informações sobre a grade curricular do curso de Biomedicina.
Confira: O que é Biomedicina? Entenda tudo sobre o curso
+ Biomedicina: saiba o papel do biomedico no combate ao câncer
+ Guia completo sobre o curso de Biomedicina
3- Biotecnólogo
De acordo com a página da profissão, o biotecnólogo é o profissional que pesquisa, cria e implementa soluções tecnológicas a partir da manipulação de sistemas biológicos, associando conhecimentos das ciências biológicas e das ciências naturais e exatas.
A atuação deste profissional pode ser vista no agronegócio, na área da saúde ou na indústria. Além disso, vale destacar que este o biotecnólogo poderá se formar em cursos superiores de Biotecnologia, Engenharia Biotecnológica, Engenharia de Bioprocessos ou Ciências Biológicas.
Vem descobrir a profissão que é a sua cara no Guia de Profissões
O engenheiro ambiental está apto ao trabalho com planejamento, coordenação e administração de instituições de tratamento de esgoto, saneamento básico, redes de distribuição de água, coleta e descarte de lixo. Esse profissional preocupa-se em prever o impacto ambiental causado por um empreendimento, para então diminuí-lo ou anulá-lo.
Ecologia e Ecossistemas e Hidrologia Ambiental são algumas das disciplinas que o graduando poderá encontrar durante a formação acadêmica.
Para mais informações sobre possibilidades de disciplinas deste curso, confira a página de grade curricular de Engenharia Ambiental, disponibilizada pela Quero Bolsa.
O engenheiro florestal é o profissional responsável por garantir a exploração adequada e sustentável das florestas. Assegurar a preservação dos ecossistemas, valendo-se de pesquisas e estudos que têm como foco o aprimoramento genético das vegetações, pode ser um dos objetivos deste profissional.
O engenheiro está apto ao trabalho em empresas privadas e públicas que estejam relacionadas à exploração de recursos naturais de florestas. Vale destacar a possibilidade de atuação com a extensão rural, através da orientação de atividades aos produtores nos vários e elaboração de documentação técnica e científica. Outras atuações são a assistência e consultoria técnica da área.
No curso de Engenharia Florestal, as disciplinas de Biologia estão presentes no núcleo básico de conteúdos (nos primeiros períodos), mas também podem ser vistas nos conteúdos mais específicos – já com o estudante mais próximo da conclusão do curso.
O gestor ambiental atua com os três pilares da sustentabilidade – social, ambiental e econômico – buscando sempre o equilíbrio entre esses fatores. Este profissional pode atuar no acompanhamento do tratamento do esgoto, com ações de monitoramento de emissão de poluentes e análise de consumos de energia.
A página da profissão de gestor ambiental lista outras possibilidades de atuação para este profissional:
-
desenvolvimento de programas de responsabilidade socioambiental
-
recuperação de áreas degradadas, educação, regulações e certificados
-
fiscalização do processo produtivo
-
elaboração de políticas públicas
-
extração de recursos naturais e geoprocessamento.
Leia mais: O que é gestão ambiental? Entenda os benefícios para o planeta
+ 10 profissões em alta na área ambiental
7- Professor de Biologia
Este profissional é formado no curso de Ciências Biológicas com titulação em Licenciatura. Em geral, o estudante terá acesso a uma grade curricular parecida ao curso de bacharelado, com adição de conteúdos sobre a formação pedagógica. Consequentemente, este profissional terá possibilidade de atuação com alunos do ensino fundamental e médio.
Para ter mais informações sobre a formação nesta área, confira as páginas do curso de Ciências Biológicas e da profissão de Biólogo. Você terá acesso aos caminhos desta área e os passos após a conclusão do curso, descobrindo ainda o que faz um pessoa formada em Ciências Biológicas.
O oceanógrafo pode atuar em pesquisas, estudos de impacto ambiental em regiões turísticas e no setor do petróleo. O profissional também pode atuar na análise da composição dos ambientes aquáticos e a desenvolver projetos de exploração de recursos dos mares.
Conservação e Gestão Costeira Integrada, Dinâmica dos Oceanos e Ecologia são algumas das disciplinas que o estudante de Oceanografia poderá encontrar durante a formação acadêmica. Para mais informações sobre conteúdos e matérias deste curso, não deixe de conferir a página da grade curricular de Oceanografia na Quero Bolsa.